2012 te­ve 7 mil CNHS sus­pen­sas

Nú­me­ros do De­tran-pr mos­tram que ta­xa de per­da do di­rei­to de di­ri­gir em Ma­rin­gá é du­as ve­zes mai­or do que a mé­dia es­ta­du­al; se­cre­tá­rio de Trân­si­to ga­ran­te que ri­gor na fis­ca­li­za­ção con­ti­nu­a­rá

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Fábio Lin­jar­di

lin­jar­di@odi­a­rio.com O trân­si­to de Ma­rin­gá fe­chou o ano pas­sa­do com 20 con­du­to­res sus­pen­sos por dia. A ta­xa des­se ti­po de pu­ni­ção na ci­da­de é du­as ve­zes mai­or do que a mé­dia es­ta­du­al, apon­tam nú­me­ros do De­par­ta­men­to de Trân­si­to do Pa­ra­ná (De­tran-PR).

No to­tal, 3,8% das car­tei­ras na­ci­o­nais de ha­bi­li­ta­ção (CNHs) de ma­rin­ga­en­ses fo­ram sus­pen­sas ou cas­sa­das em 2012. Em Lon­dri­na, mai­or ci­da­de do in­te­ri­or em po­pu­la­ção, con­du­to­res e fro­ta, a sus­pen­são atin­giu 1,9% das ha­bi­li­ta­ções em igual pe­río­do – mes­mo ín­di­ce do Pa­ra­ná.

Ter­cei­ra mai­or fro­ta do Es­ta­do, com 271 mil veí­cu­los, Ma­rin­gá é cam­peã do in­te­ri­or na apli­ca­ção de mul­tas. A Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Trân­si­to e Se­gu­ran­ça re­gis­trou 143 mil in­fra­ções em 2012, con­tra 121 mil emi­ti­das pe­la Com­pa­nhia Mu­ni­ci­pal de Trân­si­to e Ur­ba­ni­za­ção (CMTU) de Lon­dri­na, ci­da­de com 325 mil veí­cu­los.

Uma dúvida é: Ma­rin­gá mul­ta mais por­que o mo­to­ris­ta tem um com­por­ta­men­to pi­or, ou os con­du­to­res ma­rin­ga­en­ses são es­ta­tis­ti­ca­men­te pi­o­res por­que são mais fis­ca­li­za­dos? Na opi­nião do se­cre­tá­rio de Trân­si­to e Se­gu­ran­ça, Ade­mar Schi­a­vo­ne, a jus­ti­fi­ca­ti­va pa­ra o al­to ín­di­ce de CNHs sus­pen­sas se­ria um pos­sí­vel com­por­ta­men­to pi­or que a mé­dia por par­te dos mo­to­ris­tas lo­cais. “Não sei co­mo é a fis­ca­li­za­ção em Lon­dri­na, mas acho que os nos­sos mo­to­ris­tas não são lá aque­las coi­sas.”

Re­gis­tros do Cor­po de Bom­bei­ros co­la­bo­ram com a te­se de Schi­a­vo­ne, mos­tran­do que Ma­rin­gá fe­chou 2012 com o trân­si­to mais vi­o­len­to en­tre as prin­ci­pais ci­da­des pa­ra­na­en­ses. O Si­a­te aten­deu 6.403 ví­ti­mas de aci­den­tes na ci­da­de em 2012 - ta­xa de 1,7 mil pa­ra ca­da gru­po de 100 mil ha­bi­tan­tes. Em Cu­ri­ti­ba, por exem­plo, a mé­dia fi­cou em 610 fe­ri­dos por gru­po de 100 mil mo­ra­do­res. Em Lon­dri­na, a proporção foi de 1,4 mil por 100 mil.

Os nú­me­ros mos­tram tam­bém que Ma­rin­gá tem uma co­ber­tu­ra su­pe­ri­or à de Lon­dri­na na fis­ca­li­za­ção ele­trô­ni­ca. O mu­ni­cí­pio pos­sui 20 ra­da­res fi­xos de ve­lo­ci­da­de, três ra­da­res mó­veis e 19 cru­za­men­tos com câ­me­ras de avan­ço de si­nal. Re­sul­ta­do: 96 mil mul­tas re­gis­tra­das por equi­pa­men­tos ele­trô­ni­cos no ano pas­sa­do. A CMTU con­ta com câ­me­ras de avan­ço de si­nal em 25 cru­za­men­tos, além de qua­tro ra­da­res mó­veis pa­ra con­tro­le de ve­lo­ci­da­de. O re­sul­ta­do des­ses dois ti­pos de equi­pa­men­tos foi a apli­ca­ção de 60 mil mul­tas no ano pas­sa­do – as de­mais fo­ram re­gis­tra­das por agen­tes de fis­ca­li­za­ção.

Se­gun­do Schi­a­vo­ne, a se­cre­ta­ria não pre­ten­de ame­ni­zar a fis­ca­li­za­ção. “Es­ta­mos fa­zen­do a nos­sa par­te, que acho que vem sen­do um bom ser­vi­ço. Va­mos con­ti­nu­ar aten­tos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.