Pre­sos te­rão ser­vi­ços es­pe­ci­a­li­za­dos

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ivy Val­sec­chi

ivy­val­sec­chi@odi­a­rio.com Os 370 pre­sos que cum­prem pe­na em re­gi­me fe­cha­do na Pe­ni­ten­ciá­ria Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (PEM) re­ce­be­rão aten­di­men­to mé­di­co es­pe­ci­a­li­za­do, gra­ças a um con­vê­nio en­tre a uni­da­de pri­si­o­nal e a Fa­cul­da­de In­gá (Unin­gá). Em fe­ve­rei­ro se­rão de­fi­ni­das as di­re­tri­zes de aten­di­men­to, e a pre­vi­são é que as con­sul­tas co­me­cem em mar­ço. Uma área na PEM foi re­for­ma­da pa­ra o ser­vi­ço.

Se­gun­do o di­re­tor da pe­ni­ten­ciá­ria, Vai­ne Go­mes, haverá aten­di­men­to em dez es­pe­ci­a­li­da­des, que in­clu­em con­tro­le de tu­ber­cu­lo­se, hi­per­ten­são e di­a­be­tes, der­ma­to­lo­gia sa­ni­tá­ria e saú­de bu­cal. “O pro­je­to vai du­rar até o fi­nal de 2014 e po­de ser pror­ro­ga­do. A pre­vi­são é es­ten­der o con­vê­nio à ou­tras uni­da­des pri­si­o­nais ain­da den­tro des­se pe­río­do, além de am­pli­ar o nú­me­ro de es­pe­ci­a­li­da­des.” Go­mes diz que a re­cep­ti­vi­da­de dos pre­sos é po­si­ti­va. “Não há mui­tos de­ten­tos que tem pro­ble­mas, mas qu­e­re­mos agir pre­ven­ti­va­men­te e man­tê-los em con­di­ção sau­dá­vel. As fa­mí­li­as tam­bém vão fi­car mais tran­qui­las.”

O agen­te pe­ni­ten­ciá­rio Eder­son Al­ves Fon­tes, au­tor da ini­ci­a­ti­va, ex­pli­ca que os pre­sos são aten­di­dos por um clí­ni­co ge­ral du­as ve­zes por se­ma­na, e es­te au­xí­lio se­rá man­ti­do. “Mas quan­do pre­ci­sam de aten­di­men­to es­pe­ci­a­li­za­do, os pre­sos sa­em da pe­ni­ten­ciá­ria, o que exi­ge es­col­ta po­li­ci­al. Com a par­ce­ria, não haverá mais es­sa ne­ces­si­da­de.”

O con­vê­nio tam­bém vai be­ne­fi­ci­ar os 160 ser­vi­do­res da pe­ni­ten­ciá­ria, que a prin­cí­pio re­ce­be­rão aten­di­men­to nas áre­as de odon­to­lo­gia, fo­no­au­di­o­lo­gia, fi­si­o­te­ra­pia, nu­tri­ção e psi­co­lo­gia.

Dou­glas Mar­çal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.