Ta­xis­tas co­bram mais se­gu­ran­ça

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com Ta­xis­tas fi­ze­ram on­tem uma car­re­a­ta em ru­as da Zo­na 7 e do cen­tro de Ma­rin­gá, em pro­tes­to por mais se­gu­ran­ça. A ca­te­go­ria ale­ga que en­tre de­zem­bro e ja­nei­ro fo­ram re­gis­tra­dos 20 as­sal­tos a pro­fis­si­o­nais na ci­da­de. “Qu­e­re­mos mais ação de po­li­ci­ais nos bair­ros afas­ta­dos e que eles abor­dem os tá­xis pa­ra ver qu­em são os pas­sa­gei­ros”, afir­ma Wagner Pas­sos, ta­xis­ta há 5 anos, in­te­gran­te da co­mis­são que or­ga­ni­zou o pro­tes­to.

Pas­sos já foi ví­ti­ma da ação de ban­di­dos. No iní­cio de ja­nei­ro, um ca­sal se dis­far­çou de cli­en­te, pe­diu uma cor­ri­da e, no meio do tra­je­to, anun­ci­ou o as­sal­to. A es­tra­té­gia de se pas­sar por pas­sa­gei­ros tem si­do a mais uti­li­za­da pe­los ban­di­dos.

Por cau­sa da in­se­gu­ran­ça, mui­tos aban­do­na­ram o ofí­cio. É o que pen­sa em fa­zer Jé­fer­son Sou­za Ra­mos, ta­xis­ta há um 1 e meio. Há 3 se­ma­nas ele foi ví­ti­ma de rou­bo no cru­za­men­to da XV de No­vem­bro com a Pi­ra­ti­nin­ga. Às 4h35 um ho­mem sal­tou de um car­ro pra­ta, apa­re­ceu na ja­ne­la do mo­to­ris­ta e apon­tou uma pis­to­la 9 mm na di­re­ção de Ra­mos. “Eu es­ta­va de­vol­ven­do o car­tão de cré­di­to pa­ra o pas­sa­gei­ro quan­do o ca­ra che­gou”, re­la­tou. Ele exi­giu di­nhei­ro e o ce­lu­lar. “Eu não re­a­gi e o ban­di­do man­dou que eu olhas­se o tem­po to­do pa­ra o vo­lan­te.” Fo­ram rou­ba­dos R$ 280. “Meu pai não quer mais que eu se­ja ta­xis­ta. A pro­fis­são é boa, mas de­sa­ni­ma ver uma pis­to­la apon­ta- da pa­ra a sua ca­be­ça.” Depois do rou­bo, Ra­mos pas­sou 4 di­as lon­ge do tra­ba­lho.

O delegado-che­fe da Po­lí­cia Ci­vil de Ma­rin­gá, Os­nil­do Car­nei­ro Le­mes, dis­se que de­ve pro­por em bre­ve du­as al­ter­na­ti­vas pa­ra au­men­to da se­gu­ran­ça dos ta­xis­tas: a ins­ta­la­ção de ca­bi­nes blindadas e câ­me­ras de se­gu­ran­ça nos tá­xis. A ideia é su­ge­rir um pro­je­to de lei à Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal.

Pon­tos li­vres

Os ta­xis­tas tam­bém pe­dem a ins­ta­la­ção de pon­tos de em­bar­que e de­sem­bar­que de pas­sa­gei­ros em fren­te a ca­sas no­tur­nas. Ho­je es­ses es­pa­ços são ocu­pa­dos por ser­vi­ços de es­ta­ci­o­na­men­to e fre­quen­ta­do­res. Se­gun­do a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Trân­si­to e Se­gu­ran­ça, um pon­to li­vre foi ins­ta­la­do em fren­te a uma bo­a­te na Ave­ni­da Jus­ce­li­no Ku­bits­chek e já há or­dens de ser­vi­ço pa­ra de­mar­car áre­as em ou­tros lo­cais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.