Jo­a­quim Ra­mos as­su­me o Con­seg

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com “É ne­ces­sá­rio ofe­re­cer mei­os pa­ra que as cri­an­ças cres­çam com uma boa for­ma­ção e, no fu­tu­ro, evi­tem des­vi­ar-se pa­ra o la­do er­ra­do, en­vol­vam-se com as dro­gas ou ve­nham a fa­zer par­te de qua­dri­lhas”.

As pa­la­vras são do contabilista e co­mer­ci­an­te Jo­a­quim de Sou­za Ra­mos, que nes­ta qu­ar­ta-fei­ra à noi­te foi em­pos­sa­do no car­go de pre­si­den­te do Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Se­gu­ran­ça (Con­seg) de Sa­ran­di. Ele en­ca­be­çou a úni­ca cha­pa ins­cri­ta pa­ra a elei­ção da ins­ti­tui­ção e che­ga à Pre­si­dên­cia le­van­do a ex­pe­ri­ên­cia de já ter si­do vi­ce-pre­si­den­te do ór­gão e in­te­grar a for­ma­ção do Con­se­lho há vá­ri­os anos.

Ou­tro fa­to que Ra­mos con­si­de­ra im­por­tan­te é que te­rá ao la­do de­le, na di­re­to­ria, pes­so­as que já par­ti­ci­pa­vam do Con­seg, en­tre eles o ex-pre­si­den­te Nél­son Ba­zot­ti.

“Dis­cu­ti­mos mui­to e che­ga­mos à con­clu­são de que o Con­se­lho não tem que es­tar en­vol­vi­do com o tra­ba­lho que ca­be à po­lí­cia - até por­que is­so não tem da­do re­sul­ta­do po­si­ti­vo em Sa­ran­di -, mas tra­ba­lhar na pre­ven­ção e is­to de­ve co­me­çar com as cri­an­ças, es­pe­ci­al­men­te, aque­las que es­tão em si­tu­a­ção de ris­co e, con­se­quen­te­men­te, mais vul­ne­rá­veis a se en­vol­ve­rem com a cri­mi­na­li­da­de”, diz.

Ra­mos afir­ma que nes­ta no­va men­ta­li­da­de que nor­teia o tra­ba­lho do Con­seg há a ne­ces­si­da­de do en­vol­vi­men­to de ins­ti­tui­ções, co­mo es­co­las, igre­jas, Ju­di­ciá­rio, po­lí­ci­as Mi­li­tar e Ci­vil e o Con­se­lho Tu­te­lar. “É um tra­ba­lho que te­rá que ser per­ma­nen­te e o re­sul­ta­do vi­rá a lon­go pra­zo”, ava­lia.

Se­gun­do o pre­si­den­te, depois que o jo­vem se en­vol­ve com as dro­gas ou o cri­me é mais di­fí­cil de­mo­vê-lo, “mas se ofe­re­cer­mos a ele uma for­ma­ção se­gu­ra, tra­ba­lhan­do a cons­ci­en­ti­za­ção, es­ta­re­mos dan­do a ele os ins­tru­men­tos cer­tos pa­ra que fa­ça a me­lhor es­co­lha”.

Jo­a­quim de Sou­za Ra­mos tem 75 anos. É bai­a­no de Tan­qui­nho, mas, des­de cri­an­ça, vi­ve no Pa­ra­ná. Mo­rou em Ma­rin­gá e há 26 anos es­tá em Sa­ran­di, on­de foi um dos fun­da­do­res e pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e ou­tras en­ti­da­des.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.