Di­vul­ga­da a ta­be­la da Co­pa do Bra­sil

Com­pe­ti­ção inau­gu­ra um no­vo for­ma­to. Depois do sor­teio ini­ci­al, haverá ou­tro pa­ra de­fi­nir os jo­gos das oi­ta­vas de fi­nais. Aber­tu­ra se­rá em abril. A fi­nal, em no­vem­bro

O Diario do Norte do Parana - - ESPORTES - Agên­cia Es­ta­do

re­da­cao@odi­a­rio.com A Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Fu­te­bol (CBF) di­vul­gou, on­tem, o cha­ve­a­men­to das três pri­mei­ras fa­ses da Co­pa do Bra­sil. São qua­ren­ta cha­ves, sem a par­ti­ci­pa­ção do Vas­co da Ga­ma e dos ti­mes que dis­pu­tam a Co­pa Li­ber­ta­do­res. Depois, no se­gun­do se­mes­tre, quan­do es­ses ti­mes (ex­ce­to o São Pau­lo) en­tra­rem na com­pe­ti­ção na­ci­o­nal, haverá ou­tro sor­teio, pa­ra de­fi­nir os con­fron­tos.

Is­so por­que a Co­pa do Bra­sil es­treia no­vo for­ma­to nes­te ano. A com­pe­ti­ção co­me­ça, pro­va­vel­men­te, em três de abril e vai até a úl­ti­ma se­ma­na de no­vem­bro. Os dez ti­mes que se clas­si­fi­ca­rem à qu­ar­ta fa­se se jun­tam a Co­rinthi­ans, Pal­mei­ras, Grê­mio, Atlé­ti­co Mi­nei­ro e Flu­mi­nen­se ao fim da Li­ber­ta­do­res. Co­mo o São Pau­lo tem que de­fen­der o tí­tu­lo da Co­pa Sul-Ame­ri­ca­na, se­rá o úni­co au­sen­te da Co­pa do Bra­sil. O Vas­co, que ter­mi­nou o Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro lo­go abai­xo da zo­na de clas­si­fi­ca­ção à Li­ber­ta­do­res, se­rá o sex­to fa­vo­re­ci­do a en­trar so­men­te no meio da com­pe­ti­ção.

Pe­lo que mos­tra a ta­be­la da Co­pa do Bra­sil, o sor­teio foi di­ri­gi­do, a par­tir do ran­king da CBF. Os dez mais bem co­lo­ca­dos ti­ve­ram o pri­vi­lé­gio e se­rão ca­be­ças: Bo­ta­fo­go, Fla­men­go, In­ter­na­ci­o­nal, Cru­zei­ro, Atlé­ti­co Pa­ra­na­en­se, Co­ri­ti­ba, Santos, Bahia, Vi­tó­ria e Goiás.

Dos fa­vo­ri­tos, qu­em tem a es­treia mais di­fí­cil é o Fla­men­go, que en­fren­ta o Re­mo (PA), na aber­tu­ra da com­pe­ti­ção. De res­to, to­dos os ca­be­ças de cha­ve pe­gam ti­mes de pou­ca tra­di­ção no tor­neio. O In­ter­na­ci­o­nal en­fren­ta o Rio Bran­co (AC), o Bo­ta­fo­go pe­ga o So­bra­di­nho (DF), o Santos en­ca­ra o Fla­men­go (PI), en- quan­to que o Cru­zei­ro tem pe­la fren­te o CSA (AL). Va­le lem­brar que, nas du­as pri­mei­ras fa­ses, se­gue o cri­té­rio de que vi­tó­ria por dois ou mais gols fo­ra de ca­sa eli­mi­na a vol­ta.

Em se­gui­da, hou­ve mais dois es­ca­lo­na­men­tos. Os ti­mes que apa­re­cem en­tre o 18º e o 27º lu­ga­res no ran­king da CBF só po­dem pe­gar os ca­be­ças de cha­ve na ter­cei­ra fa­se. São eles o Ce­a­rá (que caiu na cha­ve do Fla­men­go), Avaí (do In­ter­na­ci­o­nal), Sport (Goiás), Pa­ra­ná (Vi­tó­ria), Pon­te Pre­ta (Co­ri­ti­ba), Fi­guei­ren­se (Bo­ta­fo­go), Atlé­ti­co Goi­a­ni­en­se (Cru­zei­ro), Por­tu­gue­sa (Atlé­ti­co Pa­ra­na­en­se), Náu­ti­co (Santos) e Gu­a­ra­ni (Bahia).

Um ter­cei­ro gru­po, dos vin­te ran­que­a­dos sub­se­quen­tes, caiu em cha­ves nas quais po­dem en­fren­tar os ca­be­ças de cha­ve ou os ti­mes do se­gun­do gru­po já na se­gun­da fa­se. Eles tam­bém têm o pri­vi­lé­gio de fa­zer o se­gun­do jo­go fo­ra de ca­sa ape­nas na pri­mei­ra eta­pa. Es­tão nes­ta lis­ta, clu­bes co­mo For­ta­le­za, Pay­san­du, São Ca­e­ta­no, Cri­ciú­ma, Boa e Bragantino.

Ar­qui­vo/dnp

Pal­mei­ras, que, es­te ano, de­fen­de o tí­tu­lo, só vai en­trar em cam­po na qu­ar­ta fa­se do cam­pe­o­na­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.