Pra­zos pa­ra IPVA com des­con­to vão até dia 22

Ven­ci­men­to va­ria de acor­do com a pla­ca do veí­cu­lo; se­gun­do o go­ver­no es­ta­du­al, to­dos os mo­de­los de veí­cu­los so­fre­ram re­du­ção no va­lor do tri­bu­to, che­gan­do a até 11,4% Re­du­ção

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Agên­cia Es­ta­du­al

re­da­cao@odi­a­rio.com O con­tri­buin­te que qui­tar o va­lor do Im­pos­to So­bre Pro­pri­e­da­de de Veí­cu­los Au­to­mo­to­res (IPVA) 2013 de 6 a 22 de fe­ve­rei­ro, de acor­do com o fi­nal da pla­ca do veí­cu­lo, te­rá des­con­to de 5%. Por exem­plo, pa­ra ter o be­ne­fí­cio, o pro­pri­e­tá­rio de veí­cu­los com pla­ca fi­nal 1 tem até o pró­xi­mo dia 6 pa­ra pagar o im­pos­to.

O úl­ti­mo pra­zo se­rá no dia 22 pa­ra os veí­cu­los com pla­cas ter­mi­na­das em 0. Pa­ra o se­cre­tá­rio da Fa­zen­da do Pa­ra­ná, Luiz Car­los Hauly, é van­ta­jo­so ao pro­pri­e­tá­rio do veí­cu­lo pagar o im­pos­to de uma só vez pa­ra ob­ter o des­con­to de 5%. “So­man­do-se a re­du­ção do va­lor do IPVA no Es­ta­do, que em al­guns ca­sos pas­sou de 11%, ao des­con­to, o pa­ga­men­to à vis­ta é in­te­res­san­te ao con­tri­buin­te”, acres­cen­ta.

Ju­lio Su­zu­ki, di­re­tor do Cen­tro de Pes­qui­sas do Instituto Pa­ra­na­en­se de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co e So­ci­al (Ipar­des), tam­bém re­co­men­da o pa­ga­men­to à vis­ta. Pa­ra ele, a ta­xa de in­fla­ção em cin­co me­ses, ca­so o pro­pri­e­tá­rio re­sol­va pagar o IPVA par­ce­la­do, fi­ca­rá bem abai­xo de 5% e o ren­di­men­to de in­ves­ti­men­tos em ren­da fi­xa não atin­gi­rá es­se pa­ta­mar. “Por is­so, o con­tri­buin­te te­rá van­ta­gens se qui­tar o im­pos­to em sua to­ta­li­da­de”. Se­gun­do o go­ver­no, nes­te ano hou­ve que­da nos va­lo­res do IPVA em com­pa­ra­ção com o im­pos­to lan­ça­do em 2012. To­dos os mo­de­los de veí­cu­los so­fre­ram re­du­ção no va­lor do tri­bu­to, che­gan­do a até 11,4% no ca­so dos au­to­mó­veis.

Pe­la ta­be­la de va­lo­res ve­nais usa­da pa­ra cal­cu­lar o IPVA no Es­ta­do, que é ela­bo­ra­da pe­la Fun­da­ção Instituto de Pes­qui­sas Econô­mi­cas (Fi­pe), por meio de pes­qui­sa no mer­ca­do de veí­cu­los re­a­li­za­da no mês de se­tem­bro de 2012, hou­ve que­da de 8,4% no va­lor do tri­bu­to de ca­mi­nho­ne­tes e uti­li­tá­ri­os, de ca­mi­nhões (9%), ôni­bus (8,6%), en­quan­to pa­ra mo­to­ci­cle­tas a re­du­ção foi de 0,9%. A alí­quo­ta do IPVA no Es­ta­do é de 1% pa­ra ôni­bus, mi­cro-ôni­bus, ca­mi­nhões e car­ros mo­vi­dos a gás na­tu­ral, e de 2,5% pa­ra mo­to­ci­cle­tas e si­mi­la­res, au­to­mó­veis e ca­mi­nho­ne­tes.

Au­men­to

Da­dos da Re­cei­ta Es­ta­du­al mos­tram que 3.963.476 veí­cu­los irão pagar IPVA nes­te ano, o que re­pre­sen­ta au­men­to de 7,1% fren­te aos 3.699.930 de uni­da­des tri­bu­ta­das em 2012. Com is­so, pre­vê-se ar­re­ca­da­ção de R$ 1,75 bi­lhão, su­pe­ran­do em 6,2% o R$ 1,64 bi­lhão do ano pas­sa­do. Do to­tal ar­re­ca­da­do, 50% são des­ti­na­dos aos mu­ni­cí­pi­os.

De acor­do com in­for­ma­ções do Se­tor de IPVA da Re­cei­ta, a fro­ta es­ta­du­al au­men­tou 5,9% pas­san­do dos 5.443.281 veí­cu­los em 2012 pa­ra 5.763.829 nes­te ano. No Es­ta­do, 1,8 mi­lhão de veí­cu­los não pa­ga­rão IPVA. Es­tão in­cluí­dos aí os veí­cu­los com mais de 20 anos de fa­bri- ca­ção, tá­xis e os usa­dos no trans­por­te es­co­lar, re­gis­tra­dos em no­me de par­ti­cu­lar, en­tre ou­tros.

Pa­ga­men­to

Co­mo a fi­cha de com­pen­sa­ção, jun­to com o In­for­ma­ti­vo - IPVA/2013, já foi en­tre­gue aos con­tri­buin­tes, por meio dos Cor­rei­os, o pa­ga­men­to po­de­rá ser fei­to em qual­quer ins­ti­tui­ção ban­cá­ria e seus au­to­ri­za- dos.

Pa­ra ter os 5% de des­con­to na qui­ta­ção à vis­ta, é pre­ci­so fi­car aten­to pa­ra o ven­ci­men­to do pra­zo que cons­ta do ca­len­dá­rio por fi­nal de pla­ca, en­tre os di­as 6 e 22 de fe­ve­rei­ro. A Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da es­cla­re­ce ain­da que o pa­ga­men­to tam­bém po­de ser fei­to nas ins­ti­tui­ções au­to­ri­za­das: Ban­co do Bra­sil, Bra­des­co, Itaú e Si­cre­di.

João Cláudio Fra­go­so

Fro­ta pa­ra­na­en­se cres­ceu 5,9% no ano pas­sa­do, che­gan­do a 5,7 mi­lhões de veí­cu­los

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.