Mo­to­boys pe­dem mais pra­zo pa­ra ade­qua­ções

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Das agên­ci­as

re­da­cao@odi­a­rio.com Mi­lha­res de mo­to­boys pro­tes­ta­ram on­tem, em São Pau­lo, con­tra o iní­cio da fis­ca­li­za­ção das no­vas re­gras pa­ra o exer­cí­cio da pro­fis­são , que co­me­ça ho­je.

Se­gun­do o De­tran, ape­nas 21 mil dos 500 mil pro­fis­si­o­nais do Es­ta­do de São Pau­lo já fi­ze­ram o cur­so obri­ga­tó­rio. Ou­tras exi­gên­ci­as que co­me­çam a va­ler são o uso de co­le­te com fai­xas re­fle­xi­vas e tra­fe­gar com a mo­to­ci­cle­ta com os equi­pa­men­tos de se­gu­ran­ça co­mo an­te­na cor­ta-pi­pa e pro­te­tor de per­nas.

“Fal­ta va­ga pa­ra os cur­sos e re­gu­la­men­ta­ção por par­te do mu­ni­cí­pi­os. Tudo is­so com­pli­cou o trâ­mi­te”, afir­mou o pre­si­den­te do sin­di­ca­to, Gil­ber­to dos Santos. Ele de­cla­rou que, ca­so a si­tu­a­ção não se­ja re­vis­ta, os pro­tes­tos se­rão in­ten­si­fi­ca­dos em to­do o País. “Do jei­to que a ca­te­go­ria es­tá, ca­so a si­tu­a­ção per­sis­ta, não vai ter jei­to. Vai co­me­çar a es­tou­rar ma­ni­fes­ta­ção por to­do o Bra­sil”, ga­ran­tiu. ““Pe­di­mos a fle­xi­bi­li­za­ção da re­gu­la­men­ta­ção. No do­cu­men­to, a gen­te ex­pli­ca que não dá pa­ra co­me­çar a fis­ca­li­za­ção ago­ra, des­se jei­to”, afir­mou.

A Po­lí­cia Mi­li­tar apon­tou que o to­tal de mo­to­boys no pro­tes­to foi de 2.000, já o Sin­di­mo­to (sin­di­ca­to da ca­te­go­ria) apon­ta­va que eram 10 mil. O gru­po pro­vo­cou blo­quei­os em ru­as e ave­ni­das.

Adi­a­men­to

A en­tra­da em vi­gor da nor­ma, edi­ta­da em 2009, já foi adi­a­da por du­as ve­zes, se­gun­do o De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de Trân­si­to (De­na­tran). Além do cur­so, é exi­gi­da do mo­to­ris­ta a ado­ção de equi­pa­men­tos de se­gu­ran­ça co­mo an­te­na cor­ta-pi­pa e pro­te­tor de per­nas.

O mo­to­ci­clis­ta que des­cum­prir as re­gras es­ta­rá su­jei­to às pe­na­li­da­des pre­vis­tas no Có­di­go de Trân­si­to Bra­si­lei­ro, que po­de che­gar a mul­ta de R$ 191,54, apre­en­são da mo­to­ci­cle­ta e até sus­pen­são da car­tei­ra de ha­bi­li­ta­ção, de­pen­den­do da in­fra­ção.

O De­tran-SP in­for­mou tam­bém que a As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal dos De­trans (AND), em no­me dos de­par­ta­men­tos de trân­si­to de to­do o País, en­ca­mi­nhou ofí­cio ao De­na­tran so­li­ci­tan­do que a fis­ca­li­za­ção se­ja fei­ta ini­ci­al­men­te de for­ma edu­ca­ti­va. Se­gun­do o ór­gão pau­lis­ta, até o mo­men­to, não hou­ve re­tor­no do ór­gão fe­de­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.