Au­to­ri­za­da a cap­tu­ra e aba­te de ja­va­lis-eu­ro­peus

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Bra­sil

re­da­cao@odi­a­rio.com Es­tá au­to­ri­za­da, no Bra­sil, a per­se­gui­ção, a cap­tu­ra e o aba­te de ja­va­lis-eu­ro­peus, da es­pé­cie Sus scro­fa. A de­ci­são, pu­bli­ca­da no Diá­rio Ofi­ci­al da União de on­tem pe­lo Instituto Bra­si­lei­ro do Meio Am­bi­en­te e dos Re­cur­sos Na­tu­rais Re­no­vá­veis (Iba­ma), per­mi­ti­rá uma ten­ta­ti­va de con­tro­le des­ses ani­mais que têm for­te pre­sen­ça em al­gu­mas re­giões do País, on­de, em gran­de vo­lu­me, vêm des­truin­do la­vou­ras e dei­xan­do a po­pu­la­ção em aler­ta.

Nos úl­ti­mos di­as, os pro­du­to­res da re­gião de Pon­ta Ser­ra­da, no oes­te ca­ta­ri­nen­se, re­gis­tra­ram per­das até 20% nas plan­ta­ções, que são in­va­di­das pe­los ja­va­lis. Pe­los nú­me­ros do sin­di­ca­to rural lo­cal, qua­se 3 mil ani­mais da es­pé­cie cir­cu­lam pe­la re­gião, pas­san­do de uma la­vou­ra pa­ra ou­tra e dei­xan­do um ras­tro de pre­juí­zos, prin­ci­pal­men­te nas cul­tu­ras de mi­lho e so­ja.

Só se­rá per­mi­ti­do o uso de ar­ma­di­lhas que cap­tu­rem e man­te­nham o ani­mal vi­vo. La­ços e dis­po­si­ti­vos que aci­o­nam armas de fo­go, ca­pa­zes de matar ou fe­rir os ani­mais, es­tão proi­bi­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.