Ro­man­ce mis­tu­ra hu­mor, mis­té­rio e fu­te­bol

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Mar­co Ro­dri­go Al­mei­da

Du­plas ex­cên­tri­cas sem­pre po­vo­a­ram a li­te­ra­tu­ra po­li­ci­al – vi­de Sher­lock Hol­mes e Wat­son, Her­cu­le Poi­rot e Has­tings, Ne­ro Wol­fe e Ar­chie Go­odwin, en­tre tan­tas ou­tras. Mas pou­cas são tão ex­cên­tri­cas quan­to Zé Ca­ba­la e Gul­li­ver, os pro­ta­go­nis­tas de “No­ve Con­tra o 9”, lan­ça­men­to de José Ro­ber­to To­re­ro e Mar­cus Au­re­lius Pi­men­ta.

Zé Ca­ba­la, al­to e ma­gro, é uma es­pé­cie de gu­ru do fu­te­bol – adi­vi­nha re­sul­ta­do de par­ti­das, ben­ze atle­tas, re­ce­be es­pí­ri­tos de cra­ques. Gul­li­ver, seu aju­dan­te anão, leu qua­se a me­ta­de da apos- ti­la de um cur­so de de­te­ti­ve por cor­res­pon­dên­cia. Fu­gin­do de cli­en­tes fu­ri­o­sos com seus ser­vi­ços, os dois vão pa­rar na mi­nús­cu­la Ba­nâ­nia jus­ta­men­te no dia em que o prin­ci­pal jo­ga­dor de fu­te­bol da ci­da­de é as­sas­si­na­do em ple­no jo­go.

Os in­tré­pi­dos in­ves­ti­ga­do­res são cri­a­ção de uma du­pla de es­cri­to­res que tam­bém tem lá su­as ex­cen­tri­ci­da­des. José Ro­ber­to To­re­ro, 49, e Mar­cus Au­re­lius Pi­men­ta, 51, são ami­gos e co­le­gas de tra­ba­lho des­de 1986. Na épo­ca re­cém-for­ma­dos em jor­na­lis­mo, se co­nhe­ce­ram na re­da­ção da re­vis­ta “Quí­mi­ca e De­ri­va­dos”, on­de, en­tre um jo­go de fu­te­bol de bo­tão e ou­tro, tra­ba- lha­vam co­mo re­vi­so­res. “Des­co­bri­mos ali que a gen­te ti­nha um hu­mor pa­re­ci­do, os mes­mos gos­tos – Ma­cha­do de As­sis, qua­dri­nhos, mú­si­ca”, re­lem­bra To­re­ro. O pri­mei­ro li­vro da du­pla, “Ter­ra Pa­pa­gal­li”, é de 1997. Já es­cre­ve­ram tan­tos, en­tre adul­tos e in­fan­tis, que já nem sa­bem o nú­me­ro ao cer­to.

Os lon­gos anos de par­ce­ria tam­bém tor­na­ram di­fí­cil lem­brar qu­em cri­ou o quê em ca­da tra­ba­lho. “Não te­mos mui­tos im­pas­ses. A gen­te pen­sa mui­to pa­re­ci­do”, diz Pi­men­ta. Pa­ra o no­vo li­vro, es­co­lhe­ram co­mo te­ma uma pai­xão de am­bos: o fu­te­bol. Zé Ca­ba­la e Gul­li­ver sur­gi­ram na co­lu­na so­bre o es­por­te que To­re- ro te­ve na Fo­lha de S.Pau­lo até o ano pas­sa­do.

Trans­por­ta­dos pa­ra o li­vro, eles ten­tam des­ven­dar a mor­te de Be­le­za, o ca­mi­sa 9 do Ba­nâ­nia Es­por­te Clube que cai du­ro após mar­car um gol con­tra o ar­qui-ini­mi­go Grê­mio Re­cre­a­ti­vo La­ran­jal. Não fal­tam sus­pei­tos de co­me­ter o cri­me, des­de a viú­va, o pre­si­den­te do clube e um tor­ce­dor apai­xo­na­do. No de­sen­ro­lar da in­ves­ti­ga­ção, o mun­do do fu­te­bol ga­nha um re­tra­to na­da ofi­ci­al. “Nos­sos per­so­na­gens são os arqué­ti­pos do meio. O re­ser­va en­ciu­ma­do, o jo­ga­dor gay. O Be­le­za mis­tu­ra o per­fil de vá­ri­os ata­can­tes. Não por aca­so é tão ca­fa­jes­te”, con­ta To­re­ro. “No­ve Con­tra o 9” Au­to­res: José Ro­ber­to To­re­ro e Mar­cus Au­re­lius Pi­men­ta Edi­to­ra: Ob­je­ti­va Nú­me­ro de pá­gi­nas: 120 Quan­to: R$ 29,90

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.