18 ci­da­des têm pen­dên­ci­as no TCE-PR; 12 es­tão em dia

AMU­SEP Pro­ble­mas im­pe­dem emis­são de cer­ti­dões pa­ra fir­mar con­vê­ni­os com os go­ver­nos fe­de­ral e es­ta­du­al. Na ava­li­a­ção do vi­ce-pre­si­den­te da as­so­ci­a­ção, si­tu­a­ção po­de fi­car se agra­var

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Leonardo Fi­lho

Mu­ni­cí­pi­os

Omis­sos

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com Das 30 ci­da­des da As­so­ci­a­ção dos Mu­ni­cí­pi­os do Se­ten­trião Pa­ra­na­en­se (Amu­sep), 18 pos­su­em al­gum ti­po de ir­re­gu­la­ri­da­de jun­to ao Tri­bu­nal de Contas do Es­ta­do (TCE-PR). O le­van­ta­men­to foi fei­to por meio de con­sul­tas do Ca­das­tro Na­ci­o­nal de Pes­so­as Ju­rí­di­cas (CNPJ).

Um dos prin­ci­pais pro­ble­mas oca­si­o­na­dos pe­la pen­dên­cia é o im­pe­di­men­to dos mu­ni­cí­pi­os em fir­mar no­vos con­vê­ni­os com a União ou o Es­ta­do. É que an­tes de as­si­nar o con­tra­to, pa­ra a li­be­ra­ção de re­cur­sos, as pre­fei­tu­ras de­vem cum­prir uma sé­rie de exi­gên­ci­as. Den­tre elas, a de não es­tar com ne­nhum ti­po de pro­ble­ma jun­to ao TCE-PR.

De acor­do com a pes­qui­sa, os pro­ble­mas são os mais va­ri­a­dos. São pen­dên­ci­as no sis­te­ma in­te­gra­do de trans­fe­rên­ci­as, di­re­to­ria de exe­cu­ção, des­cum­pri­men­to da agen­da de obri­ga­ções e ca­das­tros de­sa­tu­a­li­za­dos. A so­lu­ção não é de­mo­ra­da e re­la­ti­va­men­te sim­ples, se­gun­do o TCE.

A as­ses­so­ria de im­pren­sa do TCE-PR in­for­mou que es­se ti­po de si­tu­a­ção é bas­tan­te co­mum prin­ci­pal­men­te no iní­cio dos man­da­tos em que os pre­fei­tos ain­da es­tão le­van­tan­do as pen­dên­ci­as do mu­ni­cí­pio. Mas o ór­gão res­sal­ta que os pro­ble­mas com o Tri­bu­nal não sig­ni­fi­cam que os mu­ni­cí­pi­os es­te­jam en­di­vi­da­dos. No ca­so de San­ta Inês (a 106 km de Ma­rin­gá), uma dis­pu­ta ju­di­ci­al en­tre os dois can­di­da­tos a pre­fei­to, An­to­nio Car­los Scan­de­lai (PSD) e João Pe­dro Rodrigues da Sil­va (PTB), po­de ser uma das cau­sas da pen­dên­cia jun­to ao Tri­bu­nal.

O mu­ni­cí­pio es­tá com o ca­das­tro de­sa­tu­a­li­za­do. O pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Mar­cel Re­go­vi­ch, as­su­miu o mu­ni­cí­pio que, além da pen­dên­cia no TCE-PR, es­tá en­di­vi­da­do e com par­te da fro­ta su­ca­te­a­da. A pre­fei­tu­ra é uma das que es­tá com o ca­das­tro de­sa­tu­a­li­za­do no ór­gão.

Man­da­gua­çu, por exem­plo, não po­de re­ce­ber Cer­ti­dão Li­be­ra­tó­ria por pen­dên­ci­as jun­to ao sis­te­ma in­te­gra­do de trans­fe­rên­ci­as.

Pro­cu­ra­do pe­la re­por­ta­gem, o pre­fei­to Is­ma­el Fou­a­ni (PTB) dis­se que re­gu­la­ri­zou vá­ri­os pro­ble­mas jun­to ao ór­gão. “Es­ta­mos dan­do bai­xa em to­das os pro­ble­mas e, em bre­ve, es­ta­rá tudo re­gu­la­ri­za­do”, ga­ran­tiu. Um dos pro­ble­mas que acar­re­tam em uma pen­dên­cia jun­to ao TCE-PR é o fa­to do pre­fei­to atu­al não exe­cu­tar dí­vi­das dei­xa­das pe­lo an­te­ces­sor. Dos 30 mu­ni­cí­pi­os da Amu­sep, qua­tro es­tão nes­sa con­di­ção:Man­da­gua­ri, San­ta Inês, Pa­ra­na­city e Uni­flor.

O pro­ce­di­men­to pa­ra re­ver­ter a si­tu­a­ção tam­bém é sim­ples, de acor­do com o TCE-PR. Bas­ta que o pre­fei­to exe­cu­te a dí­vi­da.

Se­gun­do um le­van­ta­men­to fei­to pe­la Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal dos Mu­ni­cí­pi­os (CNM), 3.588 das 5.563 pre­fei­tu­ras bra­si­lei­ras têm al­gum ti­po de pro­ble­ma que ve­ta a con­cre­ti­za­ção de con­vê­ni­os com o go­ver­no fe­de­ral.

Dou­glas Mar­çal

Man­da­gua­çu, uma das ci­da­des com pen­dên­ci­as no Tri­bu­nal de Contas. Pre­fei­to sus­ten­ta que re­gu­la­ri­zou pro­ble­mas apon­ta­dos pe­lo ór­gão

Ricardo Lo­pes

As­tor­ga es­tá na lis­ta das ci­da­des da Amu­sep sem pro­ble­mas no TCE-PR. Pla­no é con­se­guir re­cur­sos pa­ra fa­zer in­ves­ti­men­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.