Câ­ma­ra dis­cu­te vol­ta de ses­sões no­tur­nas

Pre­si­dên­cia da Ca­sa ava­lia que mu­dan­ça de ho­rá­rio vai pos­si­bi­li­tar a pre­sen­ça da po­pu­la­ção du­ran­te as vo­ta­ções e de­ba­tes so­bre pro­je­tos; al­te­ra­ção de­ve ser vo­ta­da na quin­ta

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com A mu­dan­ça de ho­rá­rio das ses­sões or­di­ná­ri­as da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá, das 16 ho­ras pa­ra às 19h30, vai ser a pri­mei­ra pro­pos­ta da no­va Me­sa Exe­cu­ti­va da Ca­sa a ser dis­cu­ti­da em ple­ná­rio a par­tir de ter­ça-fei­ra (5), quan­do acon­te­ce a pri­mei­ra ses­são do ano. Pa­ra o pre­si­den­te Ulis­ses Maia (PP), a mu­dan­ça no re­gi­men­to in­ter­no faz par­te de uma sé­rie de ações que vão ser de­sen­ca­de­a­das pa­ra apro­xi­mar os ve­re­a­do­res dos ci­da­dãos.

“É fa­to que uma ses­são às 16 ho­ras im­pe­de o tra­ba­lha­dor de as­sis­tir a uma reu­nião na Câ­ma­ra. Por is­so, va­mos al­te­rar o ho­rá­rio pa­ra as 19h30”, diz. Maia dá co­mo cer­ta a apro­va­ção da mu­dan­ça, já que os seis mem­bros da Me­sa Exe­cu­ti­va as­si­na­ram a pro­pos­ta e ou­tros dois ve­re­a­do­res já te­ri­am si­na­li­za­do que vão vo­tar a fa­vor da al­te­ra­ção. Pa­ra apro­va­ção são ne­ces­sá­ri­os oi­to vo­tos. “O úni­co ar­gu­men­to con­trá­rio até ago­ra é que as pes­so­as não vão à Câ­ma­ra in­de­pen­den­te do ho­rá­rio. Mas te­mos de fa­zer a nos­sa par­te e dar a opor­tu­ni­da­de”, diz.

Com pres­sa pa­ra fa­zer a al­te­ra­ção, Maia afir­ma que a pro­pos­ta en­tra em vo­ta­ção na quin­ta­fei­ra (7). “Pen­so que o ple­ná­rio vai ape­nas ofi­ci­a­li­zar e na ses­são do dia 19 de fe­ve­rei­ro já te­re­mos con­di­ções de ini­ci­ar as reu­niões à noi­te”, diz.

A ou­tra pro­po­si­ção da Me­sa pa­ra se apro­xi­mar da po­pu­la­ção vai ser a re­a­li­za­ção de reu­niões iti­ne­ran­tes nos bair­ros e em en­ti­da­des de clas­se, o que de­ve ocor­rer ao lon­go do ano.

Na pri­mei­ra se­ma­na de tra­ba­lho no Le­gis­la­ti­vo tam­bém se­rá cri­a­da a Co­mis­são de Se­gu­ran­ça do Poder Le­gis­la­ti­vo. “Es­ta co­mis­são vai acom­pa­nhar as ações de fis­ca­li­za­ção do mu­ni­cí­pio e dos bom­bei­ros e vai fa­zer um es­tu­do da le­gis­la­ção mu­ni­ci­pal pa­ra pro­por as mu­dan­ças que fo­rem ne­ces­sá­ri­as. Nes­te pri­mei­ro mo­men­to o fo­co vai ser as ca­sas no­tur­nas e ou­tros lo­cais on­de são re­a­li­za­dos even­tos pú­bli­cos.”

Sem po­lê­mi­cas

So­bre a pau­ta de vo­ta­ções da pri­mei­ra ses­são, Maia re­la­ta que vão ser dis­cu­ti­dos ape­nas pro­je­tos apre­sen­ta­dos pe­los ve­re­a­do­res re­e­lei­tos na le­gis­la­tu­ra pas­sa­da e que ain­da não en­tra­ram em dis­cus­são. Se­gun­do ele, não haverá ne­nhu­ma pro­pos­ta po­lê­mi­ca em dis­cus­são na pri­mei­ra se­ma­na, já que a úni­co pro­je­to que po­de tra­zer di­ver­gên­ci­as en­tre os ve­re­a­do­res é a pro­pos- ta de Fi­cha Lim­pa pa­ra no­me­a­ção dos car­gos co­mis­si­o­na­dos no Mu­ni­cí­pio, apre­sen­ta­da pe­la ve­re­a­do­ra Márcia So­crep­pa (PSDB). Mas pa­ra en­trar na pau­ta de vo­ta­ções do ple­ná­rio, o pro­je­to ain­da te­rá de pas­sar pe­las co­mis­sões per­ma­nen­tes da Ca­sa.

O mes­mo pro­je­to che­gou a ser apre­sen­ta­do pe­lo ex-ve­re­a­dor Car­los Sa­boia (PMN), mas a pro­pos­ta foi ar­qui­va­da. “Aca­bou ar­qui­va­do pe­la pre­si­dên­cia em maio de 2012 por con­ta de um pa­re­cer ju­rí­di­co da Câ­ma­ra que o re­co­nhe­ceu co­mo ile­gal. Ago­ra, a pro­pos­ta vai tra­mi­tar nor­mal­men­te e, as­sim que as co­mis­sões de­rem os pa­re­ce­res, o pro­je­to vai pa­ra a pau­ta”, afir­ma Maia.

Ain­da es­te mês, se­gun­do o pre­si­den­te, o ho­rá­rio de ex­pe­di­en­te da Câ­ma­ra tam­bém vai mu­dar. Atu­al­men­te, o fun­ci­o­na­men­to da Ca­sa é das 12 ho­ras às 18 ho­ras. Com a al­te­ra­ção, a se­de do Poder Le­gis­la­ti­vo vai fi­car aber­ta ao pú­bli­co das 8 ho­ras às 18 ho­ras. “Não va­mos pagar ho­ras ex­tras e nem con­tra­tar mais fun­ci­o­ná­ri­os. Va­mos di­vi­dir os ser­vi­do­res em dois tur­nos com uma equi­pe tra­ba­lhan­do das 8 ho­ras às 14 ho­ras e ou­tra das 12 ho­ras às 18 ho­ras. Nos ga­bi­ne­tes, os ve­re­a­do­res vão se or­ga­ni­zar e dis­tri­buir os as­ses­so­res da ma­nei­ra que en­ten­de­rem me­lhor”.

Divulgação

Pre­vi­são é que as ses­sões, atu­al­men­te re­a­li­za­das às 16 ho­ras, pas­sem pa­ra as 19h30

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.