Au­di­ên­cia de­ba­te Pla­no Di­re­tor

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com A Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá re­a­li­za es­ta se­ma­na uma Con­fe­rên­cia Pú­bli­ca e uma Au­di­ên­cia Pú­bli­ca pa­ra bus­car a apro­va­ção de mu­dan­ças no Pla­no Di­re­tor, no zo­ne­a­men­to ur­ba­no, nas di­re­tri­zes viá­ri­as e na lei de uso e ocu­pa­ção do so­lo. Na Con­fe­rên­cia, mar­ca­da pa­ra ter­ça-fei­ra 5 de fe­ve­rei­ro, vão ser co­lo­ca­das du­as pro­pos­tas em de­ba­te. A mais po­lê­mi­ca pre­vê a am­pli­a­ção no uso dos re­cur­sos ob­ti­dos com a ou­tor­ga one­ro­sa, que é pa­ga, por exem­plo, por cons­tru­to­ras que de­se­jam au­men­tar o nú­me­ro de an­da­res em um edi­fí­cio.

Atu­al­men­te, a lei mu­ni­ci­pal pre­vê que o di­nhei­ro da ou­tor­ga one­ro­sa se­ja usa­do so­men­te em pro­je­tos ha­bi­ta­ci­o­nais de in­te­res­se so­ci­al. Se apro­va­da a mu­dan­ça, os re­cur­sos po­de­rão ser usa­dos na cri­a­ção de es­pa­ços pú­bli­cos de la­zer e áre­as ver­des, na cri­a­ção de uni­da­des de con­ser­va­ção, na pro­te­ção de áre­as de in­te­res­se his­tó­ri­co, cul­tu­ral ou pai­sa­gís­ti­co e na im­plan­ta­ção de equi­pa­men­tos ur­ba­nos e co- mu­ni­tá­ri­os co­mo ga­le­ri­as plu­vi­ais, ilu­mi­na­ção pú­bli­ca e pa­vi­men­ta­ção de ru­as.

“São al­ter­na­ti­vas pa­ra que te­nha­mos mais fle­xi­bi­li­da­de no uso des­tes re­cur­sos. En­ten­de­mos que o se­tor ha­bi­ta­ci­o­nal es­tá bas­tan­te aten­di­do por pro­gra­mas co­mo o Mi­nha Ca­sa Mi­nha Vi­da, en­tão qu­e­re­mos que es­tes re­cur­sos se­jam des­ti­na­dos a ou­tros be­ne­fí­ci­os, tam­bém pre­vis­tos no Es­ta­tu­to das Ci­da­des”, con­si­de­ra o se­cre­tá­rio de Pla­ne­ja­men­to, Laér­cio Bar­bão.

Ex­pec­ta­ti­va

O se­cre­tá­rio ava­lia que es­te te­ma que che­gou a ser dis­cu­ti­do em Con­fe­rên­cia Pú­bli­ca re- “Vai ser mais tran­qui­lo por­que não tem ne­nhu­ma si­tu­a­ção de dúvida e nem que pai­ra so­bre con­fli­tos de in­te­res­ses” ali­za­da no mês de de­zem­bro não de­ve pro­vo­car ma­ni­fes­ta­ções con­trá­ri­as, co­mo acon­te­ceu na úl­ti­ma dis­cus­são so­bre o as­sun­to com a co­mu­ni­da­de. “Acre­di­to que vai ser mais tran­qui­lo por­que não tem ne­nhu­ma si­tu­a­ção de dúvida e nem que pai­ra so­bre con­fli­tos de in­te­res­ses. Sim­ples­men­te se dá con­di­ções e cria no­vas op­ções de apro­vei­tar um re­cur­so ar­re­ca­da­do”, diz.

Além des­ta al­te­ra­ção, a Con­fe­rên­cia tam­bém vi­sa à apro­va­ção do ma­cro­zo­ne­a­men­to da Zo­na In­dus­tri­al 3, on­de vai ser im­plan­ta­do o Par­que Ci­da­de In­dus­tri­al de Ma­rin­gá.

Ci­da­de In­dus­tri­al

Pa­ra a Au­di­ên­cia Pú­bli­ca, mar­ca­da pa­ra quin­ta-fei­ra 7 de fe­ve­rei­ro, a pau­ta de dis­cus­sões tam­bém vi­sa à re­gu­la­men­ta­ção da Ci­da­de In­dus­tri­al, com de­fi­ni­ções do uso e da ocu­pa­ção in­ter­na do par­que in­dus­tri­al, que vai ter uma fai­xa des­ti­na­da a co­mér­ci­os, ser­vi­ços e re­si­den­ci­as mul­ti­fa­mi­li­a­res, e das di­re­tri­zes viá­ri­as de li­ga­ção da ci­da­de com o par­que in­dus- tri­al e da área in­ter­na do em­pre­en­di­men­to.

Em de­zem­bro, quan­do pre­ten­dia dis­cu­tir a im­plan­ta­ção des­tas di­re­tri­zes viá­ri­as, o mu­ni­cí­pio de­ci­diu re­ti­rar a pro­pos­ta de dis­cus­são por­que o de­cre­to de cha­ma­men­to pa­ra a dis­cus­são ti­nha aber­to a pos­si­bi­li­da­de de mu­dan­ças de to­das as di­re­tri­zes viá­ri­as do mu­ni­cí­pio, o que le­vou re­pre­sen­tan­tes da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) a so­li­ci­tar a re­ti­ra­da de três di­re­tri­zes viá­ri­as que cor­tam o cam­pus da ins­ti­tui­ção.

Com a sus­pen­são da dis­cus­são, a pro­pos­ta vol­ta a ser de­ba­ti­da ago­ra com o fo­co ape­nas na área in­ter­na da Ci­da­de In­dus­tri­al e das vi­as que vão fa­zer a li­ga­ção da área ur­ba­na com o par­que in­dus­tri­al. En­tre as no­vas di­re­tri­zes viá­ri­as pro­pos­tas es­tá o pro­lon­ga­men­to da Ave­ni­da Car­los Cor­reia Borges, da Rua das Aza­lei­as e da Ave­ni­da Mau­rí­cio Ma­ri­a­ni. “A Es­tra­da São José tam­bém pas­sa a ser uma via con­tem­pla­da nas di­re­tri­zes viá­ri­as do mu­ni­cí­pio”, ex­pli­ca Bar­bão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.