Em­pre­sá­ria e fi­lha mor­rem em que­da de bi­mo­tor

TRA­GÉ­DIA Eli­ze­te e Letícia se­rão se­pul­ta­das ho­je, em Ma­rin­gá. No aci­den­te com ja­ti­nho fre­ta­do, que caiu no in­te­ri­or de São Pau­lo, tam­bém mor­re­ram o noi­vo da jo­vem e dois tri­pu­lan­tes

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Fábio Lin­jar­di e Leonardo Fi­lho

re­da­cao@odi­a­rio.com Ami­gos, pa­ren­tes e au­to­ri­da­des mu­ni­ci­pais lo­ta­ram on­tem a Pri­mei­ra Igre­ja Pres­bi­te­ri­a­na In­de­pen­den­te de Ma­rin­gá, no Cen­tro. O cli­ma de cons­ter­na­ção mar­cou o velório de Letícia Pi­ve­ta As­sun­ção, 25 anos, e a mãe de­la, Eli­ze­te Pi­ve­ta, 44,ví­ti­mas de um aci­den­te aé­reo ain­da de cau­sas des­co­nhe­ci­das. O se­pul­ta­men­to se­rá às 10h de ho­je, no Ce­mi­té­rio Mu­ni­ci­pal.

Po­lí­cia Ci­vil, Agên­cia Na­ci­o­nal de Avi­a­ção Ci­vil (Anac) e Ae­ro­náu­ti­ca in­ves­ti­gam o aci­den­te que re­sul­tou em cin­co mor­tes na noi­te do úl­ti­mo do­min­go, no in­te­ri­or de São Pau­lo. Ou­tra ví­ti­ma é José Edu­ar­do Er­mí­rio de Mo­ra­es, 29, fi­lho de José Er­mí­rio de Mo­ra­es Ne­to, mem­bro do con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da Vo­to­ran­tim e mo­ra­dor de São Pau­lo.

Ele era noi­vo de Letícia, com ca­sa­men­to mar­ca­do pa­ra ju­nho des­te ano. Tam­bém mor­re­ram o pi­lo­to do ja­ti­nho, Luiz Rodrigues Mar­con­des, 58, e Lu­ci­a­na Agui­ar da Cos­ta e Sou­za, 34. Se­gun­do in­for­ma­ções do IML, Lu­ci­a­na se­ria mu­lher de Mar­con­des e co­pi­lo­to do apa­re­lho – os dois se­ri­am mo­ra­do­res de São Pau­lo.

José Edu­ar­do veio a Ma­rin­gá na se­ma­na pas­sa­da, pa­ra par­ti­ci­par da fes­ta de ani­ver­sá­rio de 25 anos da noi­va – o ca­sal se co­nhe­cia há cer­ca de um ano e meio. O avião que ocu­pa­vam na vol­ta pa­ra São Pau­lo de­co­lou às 19h37 do Ae­ro­por­to Re­gi­o­nal Sil­vio Na­me Jú­ni­or, com des­ti­no ao ae­ro­por­to de Con­go­nhas, em São Pau­lo. “A de­co­la­gem foi nor­mal, com tem­po es­tá­vel”, diz o su­pe­rin­ten­den­te do ae­ro­por­to, Mar­cos Va­lên­cio.

Por vol­ta das 20h30, a ae­ro­na­ve apre­sen­tou pro­ble­mas e caiu em uma plan­ta­ção de so­ja na zo­na rural de Cân­di­do Mo­ta, a cer­ca de 430 quilô­me­tros de São Pau­lo. In­ves­ti­ga­do­res mi­li­ta­res de São Pau­lo es­ti­ve­ram on­tem no lo­cal do aci­den­te pa­ra ten­tar apu­rar o que cau­sou a que­da da ae­ro­na­ve, um bi­mo­tor tur­bo-hé­li­ce King Air C90A, pre­fi­xo PP–AJV. De acor­do com a as­ses­so­ria de im­pren­sa da Ae­ro­náu­ti­ca, ne­nhu­ma hi­pó­te­se é des­car­ta­da.

Ma­te­ri­ais da ae­ro­na­ve, co­mo a cai­xa pre­ta, pe­ças da fu­se­la­gem, fo­to­gra­fi­as do lo­cal, além de pe­ças do mo­tor, pas­sa­rão por uma pe­rí­cia. Não há pra­zo pa­ra a con­clu­são do lau­do, mas, si­tu­a­ções co­mo es­sa de­man­dam, em mé­dia, um pra­zo de 18 me­ses. O ob­je­ti­vo da in­ves­ti­ga­ção, além de des­co­brir o que mo­ti­vou a que­da, é pre­ve­nir no­vos aci­den­tes se­me­lhan­tes.

O Cen­tro de In­ves­ti­ga­ção e Pre­ven­ção de Aci­den­tes Ae­ro­náu­ti­cos (Ce­ni­pa) não adi­an­tou mais de­ta­lhes da in­ves­ti­ga­ção do aci­den­te. A re­por­ta­gem tentou con­ta­to com a Agên­cia Na­ci­o­nal de Avi­a­ção Ci­vil (Anac), mas até o fe­cha­men­to des­ta edi­ção o ór­gão não re­tor­nou as li­ga­ções.

Pai de Letícia, o em­pre­sá­rio e pe­cu­a­ris­ta Ben­ja­min Pi­ve­ta, ain­da ten­ta­va en­ten­der, on­tem, as cau­sas do aci­den­te. “Tam­bém sou pi­lo­to e co­nhe­ço es­se ti­po de ae­ro­na­ve. É uma das mais se­gu­ras do mun­do; não dá pa­ra en­ten­der ain­da co­mo is­so acon­te­ceu”, dis­se.

Em no­ta emi­ti­da on­tem, o Gru­po Vo­to­ran­tim la­men­tou o aci­den­te aé­reo com cin­co mor­tes: “O Gru­po Vo­to­ran­tim con- fir­ma, com pro­fun­do pe­sar, que uma das ví­ti­mas do aci­den­te aé­reo ocor­ri­do na noi­te de do­min­go, em Cân­di­do Mo­ta, é José Edu­ar­do Er­mí­rio de Mo­ra­es, fi­lho de José Er­mí­rio de Mo­ra­es Ne­to, mem­bro do con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção da Vo­to­ran­tim. A com­pa­nhia la­men­ta o aci­den­te e es­ten­de seus sen­ti­men­tos aos fa­mi­li­a­res das de­mais ví­ti­mas”.

Au­to­ri­da­des

Por meio das re­des so­ci­ais, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Ma­rin­gá, Ulis­ses Maia (PP), e o pre­fei­to Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP), tam­bém la­men­ta­ram o aci­den­te.

“Nos­sa vi­zi­nhan­ça es­tá cho­ca­da com a que­da do avião, on­de se en­con­tra­vam nos­sas vi­zi­nhas e ami­gas Eli­ze­te Pi­ve­ta, sua fi­lha Letícia Pi­ve­ta e o noi­vo. Es­ta­mos cons­ter­na­dos e pe­di­mos a Deus, que na sua in­fi­ni­ta bon­da­de, pos­sa dar o con­for­to aos fa­mi­li­a­res. Es­ta­mos re­al­men­te mui­to cho­ca­dos”, es­cre­veu o pre­fei­to, em seu per­fil no Fa­ce­bo­ok.

Até o fi­nal da tar­de de on­tem, fa­mi­li­a­res ten­ta­vam li­be­rar os cor­pos do pi­lo­to e da co­pi­lo­to do IML de As­sis. Um avião fre­ta­do pe­la fa­mí­lia de José Edu­ar­do de­co­lou às 11h30, do ae­ro­por­to de As­sis (SP), le­van­do o cor­po do em­pre­sá­rio pa­ra São Pau­lo, on­de se­rá re­a­li­za­do o se­pul­ta­men­to.

O no­me do do­no do avião não foi di­vul­ga­do até o fe­cha­men­to des­ta edi­ção -- as in­for­ma­ções são de que a ae­ro­na­ve te­ria si­do lo­ca­da de uma em­pre­sa de São Pau­lo.

fi­ca no sul do Es­ta­do de São Pau­lo, qua­se na di­vi­sa com o Pa­ra­ná, a cer­ca de 430 quilô­me­tros de São Pau­lo.

Bruna Fer­nan­des/as­sis­city.com

Ae­ro­na­ve King Air C90A caiu na zo­na rural do mu­ni­cí­pio de Cân­di­do Mo­ta depois de de­co­lar do ae­ro­por­to de Ma­rin­gá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.