Pro­con ve­ri­fi­ca pos­sí­vel abu­so em re­a­jus­tes

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com O Pro­con de Ma­rin­gá co­me­çou a fis­ca­li­zar o au­men­to dos pre­ços da ga­so­li­na e do di­e­sel nos pos­tos de com­bus­tí­veis. O ob­je­ti­vo é ve­ri­fi­car se hou­ve abu­so nos re­a­jus­tes pra­ti­ca­dos após o go­ver­no fe­de­ral au­to­ri­zar a al­ta dos va­lo­res nas re­fi­na­ri­as. On­tem à tar­de, os fis­cais do Pro­con vis­to­ri­a­ram qua­tro pos­tos e ho­je é pre­vis­ta a ve­ri­fi­ca­ção de pre­ços em mais 11 es­ta­be­le­ci­men­tos.

“De­ci­dir­mos fa­zer uma ave­ri­gua­ção por amos­tra­gem em quin­ze pos­tos”, re­la­ta o co­or­de­na­dor do Pro­con, João Luiz Re­gi­a­ni. Ele ex­pli­ca que os fis­cais es­tão no­ti­fi­can­do as em­pre­sas a apre­sen­tar as no­tas fis­cais de com­pra da ga­so­li­na e do di­e­sel an­tes e depois da au­to­ri­za­ção do re­a­jus­te

“E so­li­ci­ta­mos cu­pons de ven­da, de an­tes e depois, pa­ra fa- zer­mos o com­pa­ra­ti­vo dos pre­ços”, diz. Os pos­tos têm dez di­as pa­ra apre­sen­tar os do­cu­men­tos ao Pro­con. “É um pro­ce­di­men­to in­ves­ti­ga­ti­vo, den­tro das atri­bui­ções do Pro­con”, res­sal­ta .

Se for de­tec­ta­do abu­so de pre­ços o Pro­con vai abrir um pro­ce­di­men­to ad­mi­nis­tra­ti­vo que po­de re­sul­tar em mul­ta. Além dis­so, as in­for­ma­ções co­le­ta­das vão ser en­ca­mi­nha­das à Pro­mo­to­ria de De­fe­sa do Con­su­mi­dor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.