Bra­sil foi o 5º país que mais con­tra­tou em 2012

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Folhapress

re­ca­dao@odi­a­rio.com O Bra­sil foi o quin­to país que mais con­tra­tou no­vos pro­fis­si­o­nais no ano pas­sa­do, se­gun­do pes­qui­sa da em­pre­sa de con­sul­to­ria bri­tâ­ni­ca Grant Thorn­ton. O es­tu­do apon­ta que 42% das em­pre­sas bra­si­lei­ras abri­ram no­vas va­gas em 2012, o me­lhor re­sul­ta­do em 4 anos. Em 2011, o ín­di­ce de con­tra­ta­ção ha­via fi­ca­do em 40%. No ran­king glo­bal, que ava­li­ou 12,5 mil com­pa­nhi­as pri­va­das de 44 paí­ses - cer­ca de 280 em­pre­sas de ca­da na­ção -, o Bra­sil fi­cou com o quin­to mai­or ní­vel de con­tra­ta­ção do pe­río­do, atrás ape­nas de Ín­dia (62%), Tur­quia (60%), Pe­ru (57%) e Chi­le (43%).

“A des­pei­to da la­ten­te fal­ta de qua­li­fi­ca­ção da mão de obra lo­cal, nos­sas em­pre­sas es­tão con­tra­tan­do co­mo nun­ca”, afir­mou o só­cio da Grant Thorn­ton do Bra­sil, Pau­lo Sér­gio Dor­tas.

Na ou­tra pon­ta da ta­be­la, os paí­ses com me­nor ín­di­ce de con­tra­ta­ção fo­ram Gré­cia, Es­pa­nha e Ir­lan­da - eco­no­mi­as que so­frem com os efei­tos da crise na Zo­na do Eu­ro.

Os gru­pos que mais con­tra­ta­ram fo­ram os paí­ses da Amé­ri­ca La­ti­na, com mé­dia de 35%, e os do Bric (si­gla for­ma­da por Bra­sil, Rús­sia, Chi­na e Ín­dia), com 31%.

Na mé­dia, qu­em me­nos re­cru­tou fo­ram as em­pre­sas da zo­na do eu­ro, com 14%. A ex­ce­ção fi­cou com a Ale­ma­nha, on­de 36% das com­pa­nhi­as re­la­ta­ram ter con­tra­ta­do fun­ci­o­ná­ri­os nos úl­ti­mos 12 me­ses.

Sa­lá­ri­os

A pes­qui­sa tam­bém apon­ta que 24% dos em­pre­sá­ri­os bra­si­lei­ros pre­ten­dem dar um au­men­to re­al - aci­ma da in­fla­ção - aos em­pre­ga­dos es­te ano. O nú­me­ro so­be pa­ra 88% se le­va­do em con­si­de­ra­ção tam­bém os re­a­jus­tes equi­va­len­tes à in­fla­ção.

Sué­cia (42%), Chi­le (33%), Tai­lân­dia (27%) e Ín­dia e Pe­ru (am­bos com 26%) são os paí­ses que fi­cam à fren­te do Bra­sil nes­se que­si­to.

Ar­qui­vo/dnp

In­dús­tria me­ta­lúr­gi­ca bra­si­lei­ra; fun­ci­o­ná­ri­os tam­bém de­vem ter au­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.