Pro­du­ção cai 2,35% em 2012

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com A pro­du­ção de pe­tró­leo em de­zem­bro de 2012 caiu 4,9% em re­la­ção ao mes­mo mês do ano an­te­ri­or, com­for­me apon­tam da­dos di­vul­ga­dos on­tem pe­la Agên­cia Na­ci­o­nal do Pe­tró­leo, Gás Na­tu­ral e Bi­o­com­bus­tí­veis (ANP).

A pro­du­ção da Petrobras di­mi­nuiu 2,35% em 2012, pa­ra 1,974 mi­lhão de bar­ris por dia (b/d), con­tra 2,022 mi­lhões b/d no ano an­te­ri­or.

O re­cuo, su­pe­ri­or a 2%, fi­cou aci­ma do que se es­pe­ra­va. A atu­al di­re­to­ria da com­pa­nhia ha­via ad­mi­ti­do que a pro­du­ção flu­tu­a­ria na mar­gem de er­ro de 2% pa­ra ci­ma ou pa­ra bai­xo. No en­tan­to, o di­re­tor de Ex­plo­ra­ção e Pro­du­ção (E&P) da Petrobras, José Mi­ran­da For­mi­gli, ha­via ga­ran­ti­do que o re­sul­ta­do fi­ca­ria den­tro de uma re­tra­ção má­xi­ma de 2%.

Ao anun­ci­ar o ba­lan­ço da pro­du­ção pe­tro­lí­fe­ra na­ci­o­nal no ano pas­sa­do, a agên­cia re­gu­la­do­ra in­for­mou tam­bém que em de­zem­bro fo­ram pro­du­zi­dos 2,105 mi­lhões bar­ris diá­ri­os de óleo, o que re­pre­sen­ta au­men­to de 2,9% so­bre no­vem­bro.

Em to­do o ano de 2012, a pro­du­ção atin­giu a 754 mi­lhões de bar­ris diá­ri­os de pe­tró­leo e 26 bi­lhões de me­tros cú­bi­cos de gás na­tu­ral, mos­tra o ba­lan­ço da ANP. A mé­dia de pro­du­ção diá­ria foi de 2,067 mi­lhões bar­ris de pe­tró­leo e 71,7 mi­lhões de me­tros cú­bi­cos de gás.

Em de­zem­bro, a pro­du­ção da Petrobras fi­cou em 1,958 mi­lhão b/d.

Se­gun­do a ANP, o cam­po de Mar­lim Sul, na Ba­cia de Cam­pos, foi o que mais pro­du­ziu pe­tró­leo e o se­gun­do com mai­or pro­du­ção de gás, apre­sen­tan­do mé­dia de 346,3 mil bar­ris de óleo equi­va­len­te por dia. A pro­du­ção do pré-sal au­men­tou 7,5% em re­la­ção a no­vem­bro de 2012, mar­ca de 292,5 mil bar­ris de óleo equi­va­len­te por dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.