Dil­ma lança pro­gra­ma de apoio a as­sen­ta­dos

As­si­na­tu­ra do Pla­no Na­ci­o­nal de Agroin­dús­tri­as na Re­for­ma Agrá­ria foi re­a­li­za­da em Ara­pon­gas, di­an­te de mul­ti­dão; pre­si­den­ta elo­gi­ou as­sen­ta­men­to Dor­ce­li­na Fo­la­dor

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Acom­pa­nha­da do go­ver­na­dor Be­to Richa (PSDB) e de vá­ri­as ou­tras au­to­ri­da­des, a pre­si­den­te Dil­ma Rousseff pas­sou a tar­de de on­tem no as­sen­ta­men­to Dor­ce­li­na Fo­la­dor, em Ara­pon­gas (66 km de Ma­rin­gá), on­de co­nhe­ceu o cen­tro de me­lho­ra­men­to ge­né­ti­co e um la­ti­cí­nio que es­tá pro­du­zin­do lei­te em­pa­co­ta­do, quei­jos e io­gur­tes. Se­gun­do ela, o tra­ba­lho que vem sen­do re­a­li­za­do pe­los as­sen­ta­dos de Ara­pon­gas é um exem­plo a ser co­pi­a­do.

“Es­ta é a me­lhor das prá­ti­cas de tra­ba­lho em con­jun­to de­sen­vol­vi­do pe­los tra­ba­lha­do­res que vi em to­da a mi­nha vi­da”, dis­se a pre­si­den­ta, ao inau­gu­rar a es­tru­tu­ra da agroin­dús­tria da Co­o­pe­ra­ti­va de Co­mer­ci­a­li­za­ção e Re­for­ma Agrá­ria União Cam­po­ne­sa (Co­pran). Com os equi­pa­men­tos, cer­ca de 4 mil fa­mí­li­as de um raio de 150 km es­tão sen­do be­ne­fi­ci­a­das na pro­du­ção e co­mer­ci­a­li­za­ção de lei­te e de­ri­va­dos.

Di­an­te de uma mul­ti­dão, Dil­ma as­si­nou a cri­a­ção do Pla­no Na­ci­o­nal de Agroin­dús­tri­as na Re­for­ma Agrá­ria, que ob­je­ti­va re­a­li­zar tra­ba­lho se­me­lhan­te ao do as­sen­ta­men­to de Ara­pon­gas.

A pre­si­den­ta ou­viu do co­or­de- na­dor na­ci­o­nal do Mo­vi­men­to dos Tra­ba­lha­do­res Ru­rais Sem­Ter­ra (MST), Ro­ber­to Bag­gio, a in­for­ma­ção de que aque­le as­sen­ta­men­to é re­sul­ta­do de uma an­ti­ga ba­ta­lha. Se­gun­do ele, ali era uma fa­zen­da 700 hec­ta­res de uma em­pre­sa que fa­liu e foi in­va­di­da pe­los sem-ter­ra. Ao lon­go do pro­ces­so de ocu­pa­ção, 20 mi­li­tan­tes fo­ram mor­tos. “Ho­je, te­mos 92 fa­mí­li­as as­sen­ta­das, to­ta­li­zan­do mais de 560 pes­so­as. Mas com a cri­a­ção da co­o­pe­ra­ti­va or­ga­ni­zan­do as li­nhas de pro­du­ção, e ago­ra do la­ti­cí­nio, re­ce­be­rá lei­te de to­da a re­gião.”

A pre­si­den­te da Co­pran e in­te­gran­te do as­sen­ta­men­to Dor­ce­li­na Fo­la­dor, Dir­le­te Del­la­ze­ri, dis­se à pre­si­den­ta que “a in­dús­tria de la­ti­cí­ni­os é uma con- quis­ta gran­de, fru­to de vá­ri­os anos de lu­ta do MST no Pa­ra­ná, que co­me­çou des­de o acam­pa­men­to, na ob­ten­ção da ter­ra, e ago­ra com a im­plan­ta­ção da agroin­dús­tria.” Se­gun­do Dir­le­te, com a in­dús­tria “dei­xa­mos de ser me­ros pro­du­to­res, ex­plo­ra­dos pe­las gran­des in­dús­tri­as, pa­ra agre­gar va­lor à nos­sa pro­du­ção, ob­ter uma ren­da jus­ta e ain­da es­ten­der os be­ne­fí­ci­os a mais pes­so­as.”

Com a agroin­dús­tria, eli­mi­nou-se a fi­gu­ra do atra­ves­sa­dor, e as fa­mí­li­as têm am­pli­a­ção da ren­da, au­men­tan­do em R$ 0,12 o pre­ço do li­tro de lei­te, que sem a co­o­pe­ra­ti­va nun­ca pas­sa­va dos R$ 0,70. De acor­do com Dir­le­te, o mer­ca­do lo­cal tem cer­ca de 1,5 mi­lhão de ha­bi­tan­tes, em uma área de Ara­pon­gas a Ma­rin­gá.

O go­ver­na­dor Be­to Richa tam­bém elo­gi­ou o pro­je­to, de­sen­vol­vi­do pe­lo as­sen­ta­men­to com apoio do Ban­co Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co e So­ci­al (BNDES) e do Ban­co do Bra­sil, e dis­se que o Es­ta­do é par­cei­ro tan­to na cons­tru­ção de ca­sas nos as­sen­ta­men­tos quan­to ofe­re­cen­do apoio por meio do Instituto Pa­ra­na­en­se de As­sis­tên­cia Téc­ni­ca e Ex­ten­são Rural (Ema­ter). “O Pa­ra­ná é o pri­mei­ro Es­ta­do a cum­prir a exi­gên­cia do Fun­def [Fun­do de Ma­nu­ten­ção e De­sen­vol­vi­men­to do En­si­no Fun­da­men­tal e de Va­lo­ri­za­ção do Ma­gis­té­rio], no que se re­fe­re a pe­lo me­nos 30% dos pro­du­tos usa­dos na me­ren­da es­co­lar se­rem pro­ce­den­tes da agri­cul­tu­ra fa­mi­li­ar”.

Ra­fa­el Sil­va

A pre­si­den­ta Dil­ma Rousseff em meio à mul­ti­dão em Ara­pon­gas; as­sen­ta­men­to é “exem­plo a ser se­gui­do”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.