For­ma­li­da­des e pro­tes­to mar­cam pri­mei­ra ses­são

Exe­cu­ção do Hi­no a Ma­rin­gá e pre­sen­ça de re­pre­sen­tan­tes do Poder Exe­cu­ti­vo ga­ran­ti­ram tra­di­ção; cri­a­do­res de ani­mais pro­tes­ta­ram por in­ves­ti­men­tos

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com A tra­di­ci­o­nal exe­cu­ção do Hi­no a Ma­rin­gá na pri­mei­ra ses­são do ano te­ve a voz da ser­vi­do­ra mu­ni­ci­pal Ma­da­le­na Al­ves e foi tra­du­zi­da por uma in­tér­pre­te da lin­gua­gem de si­nais. De­ta­lhes do tom for­mal do re­tor­no dos ve­re­a­do­res ao tra­ba­lho, que tam­bém foi pres­ti­gi­a­do por vá­ri­os se­cre­tá­ri­os mu­ni­ci­pais e pe­lo vi­ce-pre­fei­to Cláudio Fer­di­nan­di (PMDB). Em vi­a­gem a Cas­ca­vel, Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP) man­dou o re­pre­sen­tan­te, que de­fen­deu a in­de­pen­dên­cia en­tre os po­de­res.

“Es­pe­ra­mos que es­te se­ja um ano mui­to pro­du­ti­vo e que o Le­gis­la­ti­vo e o Exe­cu­ti­vo pos­sam de­sem­pe­nhar pe­los in­te­res­ses dos ma­rin­ga­en­ses de for­ma co­e­sa e cons­tru­ti­va”, afir­mou.

Após o dis­cur­so na tri­bu­na, Fer­di­nan­di vol­tou pa­ra o Pa­ço Mu­ni­ci­pal e o pri­mei­ro se­cre­tá­rio da Câ­ma­ra, Te­nen­te Ed­son Luiz (PMN), co­me­çou a ler os pro­je­tos, re­que­ri­men­tos e in­di­ca­ções apre­sen­ta­das pe­los ve­re­a­do­res até ago­ra.

En­tre as pro­pos­tas, a al­te­ra­ção do Re­gi­men­to In­ter­no pa­ra que as ses­sões, re­a­li­za­das atu­al­men- te às 16h, pas­sem pa­ra as 19h30. O ve­re­a­dor Ma­no­el So­bri­nho (PC do B) foi o úni­co a to­car no as­sun­to e elo­gi­ar a pro­pos­ta. “As pes­so­as po­dem até não vir às ses­sões à noi­te, mas não se­re­mos mais cri­ti­ca­dos por re­a­li­zar as reu­niões às 16h, quan­do mui­tos não po­dem par­ti­ci­par.”

Se­gun­do o pre­si­den­te da Ca­sa, Ulis­ses Maia (PP), vai ser aber­to um pra­zo de 8 di­as pa­ra apre­sen­ta­ção de emen­das à pro­pos­ta da Me­sa Exe­cu­ti­va e o as­sun­to vai ser dis­cu­ti­do e vo­ta­do na ses­são do dia 14 de fe­ve­rei­ro.

Pro­tes­to

Em meio aos pri­mei­ros dis­cur­sos dos ve­re­a­do­res, cri­a­do­res autô­no­mos de ani­mais aban­do­na­dos apro­vei­ta­ram pa­ra exi­bir car­ta­zes e pe­dir mais in­ves­ti­men­tos no se­tor. “Pre­ci­sa­mos so­lu­ci­o­nar es­se pro­ble­ma. Sa­be­mos que há re­cur­sos. A pre­fei­tu­ra pre­ci­sa aju­dar os cri­a­do­res, pagar por mais cas­tra­ções e fa­zer um ca­nil pú­bli­co. Os cri­a­do­res autô­no­mos e as ONGs pre­ci­sam de aju­da”, afir­ma a cri­a­do­ra e fun­ci­o­ná­ria pú­bli­ca, Olga Pires de Lemos da Cu­nha.

Após a ma­ni­fes­ta­ção, os ve­re­a­do­res afir­ma­ram que vão es­tu­dar a pos­si­bi­li­da­de de des­ti­nar par­te dos re­cur­sos eco­no­mi­za­dos pe­la Ca­sa no ano pas­sa­do pa­ra aju­dar a so­lu­ci­o­nar o pro­ble­ma dos ani­mais aban­do­na­dos e lem­bra­ram que já exis­tem leis que tra­tam do as­sun­to. Tam­bém foi mar­ca­da uma reu­nião com as Ongs e os cri­a­do­res autô­no­mos no dia 18 de fe­ve­rei­ro no ple­na­ri­nho da Câ­ma­ra. “Va­mos ou­vir as pes­so­as en­vol­vi­das”, diz Maia.

Du­ran­te a ses­são de on­tem, os ve­re­a­do­res apro­va­ram a cri­a­ção da Co­mis­são Es­pe­ci­al de Se­gu­ran­ça, que ini­ci­al­men­te de­ve acom­pa­nhar o tra­ba­lho de fis­ca­li­za­ção de ba­res e ca­sas no­tur­nas, além de ana­li­sar a le­gis­la­ção mu­ni­ci­pal e pro­por ade­qua­ções.

O gru­po, for­ma­do ini­ci­al­men­te pe­los ve­re­a­do­res Te­nen­te Ed­son Luiz (PMN), Ca­pi­tal Ide­val (PMN) e Lu­ci­a­no Bri­to (PSB) ain­da vai ga­nhar mais dois in­te­gran­tes. Os no­mes de­vem ser de­fi­ni­dos em con­sen­so até quin­ta-fei­ra.

Na pró­xi­ma ses­são, se­gun­do o pre­si­den­te da Ca­sa, tam­bém en­tra em dis­cus­são um pro­je­to as­si­na­do pe­los 15 ve­re­a­do­res pa­ra ade­quar o va­lor do IPTU dos mo­ra­do­res do Jar­dim Ori­en­tal, que re­cen­te­men­te pro­tes­ta­ram con­tra os va­lo­res do im­pos­to. “Por ques­tão de jus­ti­ça tri­bu­tá­ria, va­mos pro­por que pa­guem o mes­mo va­lor dos mo­ra­do­res dos bair­ros vi­zi­nhos”, diz.

Ra­fa­el Sil­va

Ve­re­a­do­res re­to­ma­ram as ses­sões on­tem. No ple­ná­rio, pro­tes­to de cri­a­do­res de ani­mais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.