Pa­ró­qui­as tro­cam vi­nho por su­co de uva

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - La­ris­sa Ayu­mi Sa­to

odi­a­rio.com Du­as pa­ró­qui­as de Ma­rin­gá e qua­tro de ci­da­des da re­gião já uti­li­zam su­co de uva em vez de vi­nho nas ce­le­bra­ções de mis­sas, se­gun­do o ar­ce­bis­po dom Anu­ar Bat­tis­ti. As 56 pa­ró­qui­as dos 26 mu­ni­cí­pi­os que com­põem a Ar­qui­di­o­ce­se de Ma­rin­gá já es­tão au­to­ri­za­das a efe­tu­ar a subs­ti­tui­ção pa­ra evi­tar as im­pli­ca­ções da no­va Lei Se­ca.

Se­gun­do dom Anu­ar, a proi­bi­ção de be­bi­das al­coó­li­cas em fes­tas das pa­ró­qui­as já foi apro­va­da. “No ca­so da tro­ca do vi­nho por su­co de uva ou vi­nho sem ál­co­ol, as pa­ró­qui­as Me­ni­no Je­sus de Pra­ga e São Francisco Xa­vi­er (Ma­rin­gá) e de Flo­raí, No­va Es­pe­ran­ça, Pa­ra­na­city e Pre­si­den­te Cas­te­lo Bran­co já têm usa­do. A au­to­ri­za­ção ofi­ci­al ain­da de­pen­de de um de­cre­to de nos­sa par­te e o as­sun­to vai ser dis­cu­ti­do em nos­sa pri­mei­ra as­sem­bleia do ano, no dia 14 de mar­ço.”

Quan­to a di­ri­gir depois das ce­le­bra­ções, o ar­ce­bis­po co­men­ta que nem sem­pre os pa­dres vi­a­jam pa­ra ou­tros mu­ni­cí­pi­os. “Na mai­o­ria das pa­ró­qui­as há um pa­dre. Os sa­cer­do­tes vão, por exem­plo, quan­do são cha­ma­dos pa­ra vir do in­te­ri­or pa­ra fa­zer um ca­sa­men­to em Ma­rin­gá. Mas o ma­trimô­nio é ce­le­bra­do sem mis­sa, o que já fa­ci­li­ta”, ex­pli­ca.

A Lei Se­ca (12.760/2012) impôs ao Con­tran de­ter­mi­nar a no­va mar­gem de to­le­rân­cia, de­fi­ni­da ago­ra pe­la Re­so­lu­ção 432. A pe­na­li­da­de após au­tu­a­ção fi­xa mul­ta de R$ 1.915,30, re­co­lhi­men­to da ha­bi­li­ta­ção, sus­pen­são do di­rei­to de di­ri­gir por 12 me­ses, além da re­ten­ção do veí­cu­lo, até a apre­sen­ta­ção de con­du­tor ha­bi­li­ta­do.

Ra­fa­el Sil­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.