Den­gue co­lo­ca mo­ra­do­res do Jar­dim Al­vo­ra­da em aler­ta

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Van­da Mu­nhoz

van­da@odi­a­rio.com Ma­rin­gá já tem con­fir­ma­dos 44 ca­sos de den­gue es­te ano, além de 211 no­ti­fi­ca­ções. O nú­me­ro es­tá aci­ma do re­gis­tra­do no mes­mo pe­río­do de 2011, quan­do hou­ve 53 co­mu­ni­ca­ções e du­as con­fir­ma­ções. O pe­río­do chu­vo­so au­men­ta a pre­o­cu­pa­ção das au­to­ri­da­des.

O ge­ren­te de ven­das De­vair Za­ra­mel­la, que re­si­de no Jar­dim Al­vo­ra­da – bair­ro com ín­di­ce de in­fes­ta­ção aci­ma da mé­dia da ci­da­de -, diz que o re­ceio de con­trair den­gue ator­men­ta os mo­ra­do­res. Ele re­cla­ma que não vê o fu­ma­cê (veí­cu­lo que apli­ca ve­ne­no nos bair­ros pa­ra com­ba­ter o mos­qui­to) pas­sar por lá des­de ju­nho de 2012. “Ve­jo uns per­ni­lon­gos ra­ja­dos, que po­dem ser os da den­gue. Quan­do pas­sa­va o fu­ma­cê era um sos­se­go. Tem que pre­ve- nir, e não es­pe­rar acon­te­cer”, su­ge­re.

O se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Saú­de, An­to­nio Car­los Nar­di, ex­pli­ca que o fu­ma­cê é uti­li­za­do ape­nas em lo­ca­li­da­des on­de já se cons­ta­tou pes­so­as com den­gue. “Só é uti­li­za­do quan­do há al­to ín­di­ce de in­fes­ta­ção e ca­sos con­fir­ma­dos, pois tem a fun­ção de matar o mos­qui­to con­ta­mi­na­do. O fu­ma­cê ser­ve pa­ra eli­mi­nar o mos­qui­to, não é pre­ven­ti­vo.” O re­cur­so é usa­do com cri­té­rio, pois o ex­ces­so po­de de­sen­vol­ver a re­sis­tên­cia do mos­qui­to ao ve­ne­no. “Se as pes­so­as vi­rem o fu­ma­cê no bair­ro, sig­ni­fi­ca que ali há fo­cos e pes­so­as com den­gue, e que é pre­ci­so au­men­tar os cui­da­dos”, acon­se­lha o se­cre­tá­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.