Câ­me­ras se­rão ins­ta­la­das em mar­ço

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Renato Oli­vei­ra

re­na­to­o­li­vei­ra@odi­a­rio.com O pre­fei­to de Ma­rin­gá, Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP), as­si­nou on­tem, a or­dem de ser­vi­ço pa­ra ins­ta­la­ção das 25 pri­mei­ras câ­me­ras de vi­gi­lân­cia e cen­tral de mo­ni­to­ra­men­to na ci­da­de. A em­pre­sa Nec La­tin Amé­ri­ca S.A., de São Pau­lo, te­rá até o fi­nal de mar­ço pa­ra con­cluir o sis­te­ma.

De acor­do com o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Re­la­ções In­te­rins­ti­tu­ci­o­nais, Wal­ter Gu­er­les, den­tro de 10 di­as, a pre­fei­tu­ra vai ava­li­ar a do­cu­men­ta­ção en­tre­gue pe­la em­pre­sa e, na sequên­cia, a Nec La­tin es­ta­rá au­to­ri­za­da a exe­cu­tar o ser­vi­ço em 45 di­as.

Se­gun­do Gu­er­les, o lo­cal pa­ra ins­ta­la­ção da cen­tral de mo­ni­to­ra­men­to ain­da não foi de­fi­ni­do e de­pen­de de po­si­ci­o­na­men­to do Cen­tro In­te­gra­do de Ope­ra­ções de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (Ci­osp), em Cu­ri­ti­ba. “Es­ta­mos aguar­dan­do o go­ver­no do Es­ta­do nos ce­der um pré­dio. O pre­fei­to so­li­ci­tou ao go­ver­na­dor Be­to Richa (PSDB), mas ca­so não acon­te­ça (até o fi­nal da pri­mei­ra fa­se) te­re­mos que dar uma so­lu­ção ca­sei­ra.”

Con­for­me o se­cre­tá­rio, a “so­lu­ção ca­sei­ra” se­ria um lo­cal que aten­da às po­lí­ci­as Mi­li­tar e Ci­vil, Guar­da Mu­ni­ci­pal, Cor­po de Bom­bei­ros e Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Trân­si­to e Se­gu­ran­ça (Se­trans). Ele co­gi­tou co­mo se­de pro­vi­só­ria a Pra­ça Renato Ce­lidô­nio, o an­ti­go pré­dio da Bi­bli­o­te­ca Pú­bli­ca, na Ave­ni­da XV de No­vem­bro, e a pró­pria Se­trans.

O ob­je­ti­vo da pre­fei­tu­ra é ter 80 câ­me­ras de mo­ni­to­ra­men­to ins­ta­la­das até o fi­nal do ano, ao cus­to de R$ 867 mil. A exe­cu­ção do pro­je­to com­ple­to es­tá or­ça­da em R$ 2,07 mi­lhões e en­vol­ve a com­pra das câ­me­ras, ins­ta­la­ção, ma­te­ri­ais e li­cen­ças de softwa­res e trei­na­men­to de até 16 ope­ra­do­res.

Bo­a­tes

A fis­ca­li­za­ção de itens de se­gu­ran­ça em bo­a­tes e ca­sas no­tur­nas tam­bém foi de­ba­ti­da on­tem, na reu­nião do Ga­bi­ne­te de Ges­tão In­te­gra­da (GGI). Além das ações que de­vem ocor­rer du­ran­te o Car­na­val, o di­re­tor Tri­bu­tá­rio da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Fa­zen­da, Nel­son Pe­rei­ra da Sil­va, su­ge­riu que se­ja fei­to um tra­ba­lho em bu­fês de for­ma­tu­ras, fes­tas de ca­sa­men­to e ani­ver­sá­ri­os in­fan­tis. “É ne­ces­sá­rio proi­bir shows pi­ro­téc­ni­cos em even­tos in­fan­tis e re­a­li­zar um tra­ba­lho de fis­ca­li­za­ção nos bu­fês que de mo­do ge­ral tam­bém re­ce­bem gran­de nú­me­ro de pes­so­as”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.