Reu­nião na UEM dis­cu­te al­te­ra­ções no Pla­no Di­re­tor

Re­pre­sen­tan­tes da co­mu­ni­da­de aca­dê­mi­ca te­mem que au­di­ên­cia pú­bli­ca de ho­je dis­cu­ta trans­po­si­ção do câm­pus; pre­fei­tu­ra ga­ran­te que as­sun­to não es­tá em pau­ta

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Fábio Lin­jar­di

lin­jar­di@odi­a­rio.com Uma au­di­ên­cia pú­bli­ca mar­ca­da pa­ra a ma­nhã de ho­je di­vi­de opi­niões e pro­me­te ser ba­ru­lhen­ta. O fo­co da reu­nião, se­gun­do a Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá, é a dis­cus­são de mu­dan­ças no Pla­no Di­re­tor do Mu­ni­cí­pio pa­ra a ins­ta­la­ção de um par­que in­dus­tri­al na zo­na sul. Mem­bros da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) acre­di­tam que as al­te­ra­ções se es­ten­dem até o nor­te da ci­da­de, che­gan­do ao câm­pus e a um ta­bu: a cons­tru­ção de um tú­nel sob a ins­ti­tui­ção de en­si­no.

“Não exis­te dis­cus­são al­gu­ma so­bre tú­nel. O que va­mos tra­tar é ape­nas so­bre o par­que in­dus­tri­al”, ga­ran­te o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to, Laér­cio Bar­bão.

O epi­cen­tro da po­lê­mi­ca cons­ta do ar­ti­go 1º, na pro­pos­ta de lei com­ple­men­tar que se­rá cri­a­da após a reu­nião – uma có­pia do pro­je­to faz par­te da do­cu­men­ta­ção que acom­pa­nha a con­vo­ca­ção pa­ra o even­to. “O ar­ti­go 1º diz que fi­cam su­pri­mi- “Não exis­te dis­cus­são al­gu­ma so­bre tú­nel. O que va­mos tra­tar é ape­nas so­bre o par­que in­dus­tri­al” das, al­te­ra­das ou cri­a­das di­re­tri­zes viá­ri­as mos­tra­das no ma­pa ane­xo. Mas o ma­pa ane­xo é da ci­da­de to­da”, cri­ti­ca a so­ció­lo­ga Ana Lú­cia Rodrigues, co­or­de­na­do­ra do nú­cleo de es­tu­dos Ob­ser­va­tó­rio das Me­tró­po­les.

Ana Lú­cia foi uma das or­ga­ni­za­do­ras, on­tem, de um en­con­tro que reu­niu cer­ca de 20 pes­so­as no an­fi­te­a­tro do blo­co H12 da UEM, de Ci­ên­ci­as So­ci­ais. Aos pre­sen­tes, ela mos­trou ma­pas da ci­da­de, o tex­to que se­rá te­ma da au­di­ên­cia pú­bli­ca e de­se­nhos de co­mo se­ria o tra­ça­do do tú­nel cru­zan­do o câm­pus. O ob­je­ti- vo do en­con­tro foi pe­dir, prin­ci­pal­men­te ao Di­re­tó­rio Cen­tral dos Es­tu­dan­tes (DCE), apoio pa­ra le­var, na au­di­ên­cia des­ta ma­nhã, vo­zes con­trá­ri­as à pos­sí­vel trans­po­si­ção da UEM.

“Eles (pre­fei­tu­ra) vão di­zer que só es­tão tra­tan­do das di­re­tri­zes viá­ri­as do Par­que In­dus­tri­al. Mas nós fi­ze­mos um le­van­ta­men­to e vi­mos que eles tam­bém es­tão su­pri­min­do vi­as”, diz Ana Lú­cia. “Nós pre­ci­sa­mos reu­nir ao me­nos cem pes­so­as (pa­ra a au­di­ên­cia)”, cal­cu­la.

A au­di­ên­cia es­tá mar­ca­da pa­ra as 8h30, no Au­di­tó­rio Hé­lio Moreira, ane­xo à pre­fei­tu­ra, com as­sen­tos pa­ra 120 pes­so­as.

Es­ta é a se­gun­da reu­nião na se­ma­na pa­ra tra­tar de mu­dan­ças no Pla­no Di­re­tor. Uma con­fe­rên­cia pú­bli­ca re­a­li­za­da na ma­nhã de ter­ça-fei­ra am­pli­ou a pos­si­bi­li­da­de de des­ti­na­ção pa­ra os re­cur­sos ob­ti­dos pe­lo mu­ni­cí­pio com o me­ca­nis­mo da ou­tor­ga one­ro­sa – pa­ga por cons­tru­to­res em ca­sos de gran­des obras, co­mo edi­fí­ci­os que che­gam à al­tu­ra má­xi­ma per­mi­ti­da pe­lo mu­ni­cí­pio, por exem­plo. A mi­nu­ta do pro­je­to de lei apro­va­da se­gue ago­ra pa­ra dis­cus­são na Câ­ma­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.