Sa­ran­di es­tá no Go­o­gle Stre­et Vi­ew

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Pra­ti­ca­men­te to­da a área ur­ba­na de Sa­ran­di já po­de ser vi­su­a­li­za­da por meio do Go­o­gle Stre­et Vi­ew, o fer­ra­men­ta do Go­o­gle Maps que per­mi­te a ex­plo­ra­ção vi­su­al de lu­ga­res e ci­da­des por meio de ima­gens em 360 graus no ní­vel da rua. Com is­to, Sa­ran­di pas­sa a fa­zer par­te de uma ga­le­ria que in­clui ci­da­des dos se­te con­ti­nen­tes.

O pró­prio Go­o­gle ain­da não di­vul­gou a in­clu­são de Sa­ran­di no sis­te­ma, mas as ima­gens já po­dem ser vis­tas em qual­quer com­pu­ta­dor co­nec­ta­do à internet. Pa­ra tan­to, bas­ta que a pes­soa co­lo­que no bus­ca­dor a pa­la­vra “Sa­ran­di” e depois, com o cur­sor, aperte em “Ma­pas”. No íco­ne que per­mi­te apro­xi­mar ou afas­tar a ima­gem do ma­pa há um de­se­nho de um ho­mem, em ama­re­lo, que po­de ser ar­ras­ta­do com o cur­sor pa­ra o ma­pa e a par­tir daí sur­gem as ima­gens da ci­da­de. A pes­soa po­de pro­cu­rar a rua que lhe in­te­res­sar, pas­se­ar vir­tu­al­men­te pe­la ci­da­de e vê-la em to­dos os de­ta­lhes, tan­to da pis­ta quan­to das ca­sas e es­ta­be­le­ci­men­tos e até pes­so­as.

Lan­ça­do em 2007 e aper­fei­ço­a­do con­ti­nu­a­men­te, o Go­o­gle Stre­et Vi­ew é uma fer­ra­men­ta que per­mi­te a qu­em na­ve­ga na internet “an­dar” em ci­da­des de to­do o mun­do co­mo se es­ti­ves­se no lo­cal. As ima­gens de Sa­ran­di fo­ram cap­ta­das em se­tem­bro do ano pas­sa­do. Ou­tras ci­da­des do Pa­ra­ná que po­dem ser vas­cu­lha­das por meio da fer­ra­men­ta são Cu­ri­ti­ba, Ma­rin­gá, Lon­dri­na, Cam­po Mourão, Castro, Cam­bé, Cas­ca­vel, As­sis Cha­te­au­bri­and, To­le­do, Ara­pon­gas, Pa­ra­na­vaí, Umu­a­ra­ma e Vi­la Ve­lha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.