Pro­cu­ra­dor en­vi­a­rá a MG de­poi­men­to de Va­lé­rio

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com O pro­cu­ra­dor-ge­ral da República, Ro­ber­to Gur­gel, dis­se que en­vi­a­ria ain­da on­tem pa­ra aná­li­se do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral em Mi­nas Ge­rais o de­poi­men­to em que o em­pre­sá­rio Mar­cos Va­lé­rio faz uma sé­rie de acu­sa­ções en­vol­ven­do o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va no es­que­ma do men­sa­lão.

Con­si­de­ra­do ope­ra­dor do es­que­ma, Va­lé­rio foi con­de­na­do a mais de 40 anos de pri­são no jul­ga­men­to do men­sa­lão e, em meio à aná­li­se do ca­so, pres­tou um de­poi­men­to afir­man­do que o ex-pre­si­den­te sa­bia da exis­tên­cia do es­que­ma e que re­cur­sos mo­vi­men­ta­dos te­ri­am cus­te­a­do des­pe­sas pes­so­ais do pe­tis­ta.

Ago­ra, se­gun­do Gur­gel, ca- be­rá ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de pri­mei­ra ins­tân­cia ana­li­sar o ma­te­ri­al. Lu­la não tem mais fo­ro pri­vi­le­gi­a­do.

“Es­tá sen­do en­ca­mi­nha­do pa­ra a Pro­cu­ra­do­ria da República em Mi­nas Ge­rais. Pro­va­vel­men­te de­ve ser en­vi­a­do ho­je (on­tem)”, dis­se.

Gur­gel afir­mou que, “depois de uma ve­ri­fi­ca­ção cui­da­do­sa”, foi cons­ta­ta­do que a pro­cu­ra­do­ria em Mi­nas já tra­ba­lha em um “des­mem­bra­men­to de­ter­mi­na­do pe­lo mi­nis­tro Jo­a­quim Bar­bo­sa (pre­si­den­te do Su­pre- mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) que tra­ta de as­sun­to re­la­ci­o­na­do ao es­que­ma do men­sa­lão e não com­pre­en­di­do na ação pe­nal 470 [jul­ga­do pe­lo STF]”.

A dúvida es­ta­va en­tre Mi­nas, São Pau­lo ou Brasília. Ini­ci­al­men­te, ele ha­via pro­me­ti­do des­pa­char o de­poi­men­to até se­gun­da-fei­ra pas­sa­da pa­ra pro­cu­ra­do­res em São Pau­lo, lo­cal on­de o pe­tis­ta mo­ra.

Gur­gel que­ria evi­tar que o pro­cu­ra­dor que re­ce­bes­se o ma­te­ri­al o re­jei­tas­se, ale­gan­do que não é com­pe­tên­cia de­le.

O pro­cu­ra­dor dis­se tam­bém que não acre­di­ta que a Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos des­cum­pri­rá a de­ci­são do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral de cas­sar o man­da­to de de­pu­ta­dos con­de­na­dos no men­sa­lão. “Es­sa é uma ques­tão que po­de­mos con­si­de­rar su­pe­ra­da”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.