Mú­si­ca de Sam­pa dá

TV Cul­tu­ra de São Pau­lo in­ves­te em te­le­fil­mes de R$ 600 mil ca­da so­bre a mú­si­ca fei­ta na ca­pi­tal pau­lis­ta; sé­rie “A Mú­si­ca na Ci­da­de” es­treia em maio

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - João Fer­nan­do

O cin­za de São Pau­lo vai ga­nhar um to­que de ale­gria com os qua­tro no­vos te­le­fil­mes pro­du­zi­dos pe­la TV Cul­tu­ra, com es­treia pre­vis­ta pa­ra maio. A qu­ar­ta edi­ção do pro­je­to da emis­so­ra tem co­mo te­ma “A Mú­si­ca na Ci­da­de” na le­va des­te ano. Ro­da­dos em ví­deo de al­ta de­fi­ni­ção com uma ver­ba de R$ 600 mil ca­da um, da­da pe­la Se­cre­ta­ria de Cul­tu­ra do Es­ta­do, depois de apro­va­dos em um edi­tal, os fil­mes de 52 mi­nu­tos mos­tram co­mo a mú­si­ca faz a di­fe­ren­ça na vi­da de per­so­na­gens de re­a­li­da­des dis­tin­tas.

Uma de­las é Érica (Da­ni­e­la Pi­epszyk), de “E Além de Tudo, me Dei­xou Mu­do o Vi­o­lão”, di­ri­gi­do An­na Muylaert (de “É Proi­bi­do Fu­mar”) e pro­du­zi­do pe­la Gul­la­ne Fil­mes. A ado­les­cen­te é fi­lha de Ri­ta (Na­o­mi Sil­man), que se tor­na al­coó­la­tra. Pre­o­cu­pa­da com a mãe, a jo­vem co­me­ça a cui­dar de­la, fa­zer as ta­re­fas do­més­ti­cas e tem com vál­vu­la de es­ca­pe as au­las de vi­o­lão, em que pro­fes­sor é in­ter­pre­ta­do por André Abu­jam­ra, um dos res­pon­sá­veis pe­la tri­lha da pro­du­ção.

Pa­ra es­ca­lar a in­tér­pre­te de Ri­ta - homô­ni­ma da can­ção de Chi­co Bu­ar­que, cu­jos ver­sos ins­pi­ra­ram o tí­tu­lo do fil­me -, a di­re­to­ra pe­nou, pois que­ria uma atriz in­gle­sa. “Co­me­cei pro­cu- ran­do em Lon­dres, pre­o­cu­pa­da, pois o or­ça­men­to era ba­ra­to. Não encontrei. Eu e a Pa­trí­cia Fa­ria, di­re­to­ra de cas­ting, pro­cu­ra­mos por mu­lhe­res de ou­tras na­ci­o­na­li­da­des. No fim de tudo, achei uma em um gru­po de te­a­tro de Cam­pi­nas. Ela es­ta­va des­ti­na­da a fa­zer o fil­me, não ia vi­a­jar e era ma­gra co­mo a Amy Wi­nehou­se”, re­lem­bra

Pa­ra sor­te da ci­ne­as­ta, Na­o­mi não pre­ci­sa­va apren­der por­tu­guês e já ha­via en­car­na­do uma per­so­na­gem de­pen­den­te de ál­co­ol. A in­gle­sa foi co­le­ga de gru­po de te­a­tro de Sa­cha Baron Cohen, co­me­di­an­te bri­tâ­ni­co cri­a­dor e in­tér­pre­te dos per­so­na­gem Bo­rat e Brü­no, que de­ram no­me aos lon­gas homô­ni­mos. Já Da­ni­e­la Pi­epszyk ha­via tra­ba­lha­do com An­na Muylaert em “O Ano em que Meus Pais Saí­ram de Fé­ri­as” (2006), de Cao Ham­bur­ger, es­cri­to pe­la ci­ne­as­ta.

A tra­ma é ba­se­a­da na his­tó­ria da pro­fes­so­ra de io­ga da di­re­to­ra, que pas­sou por si­tu­a­ção se­me­lhan­te a de Érica. “Quan­do fiz o ro­tei­ro, fi­quei as­sus­ta­da. Es­ta­va bar­ra pe­sa­da de­mais. Tor­ci pa­ra não ga­nhar (o edi­tal). Não era um pro­je­to que eu es­ta­va to­tal­men­te aman­do an­tes”, con­fes­sa An­na, que es­te ano es­ta­rá na di­re­ção da sé­rie “Ca­na­lhas”, do GNT, ins­pi­ra­da em tex­tos de Martha Me­dei­ros.

Ape­sar da ver­ba aper­ta­da pa­ra uma pro­du­ção gran­de, a ci­ne­as­ta con­se­guiu tra­zer pa­ra sua equi­pe a di­re­to­ra de fo­to­gra­fia uru­guaia Bar­ba­ra Al­va­rez, de fil­mes co­mo “Whisky” (2004), de Ju­an Pa­blo Re­bel­la e Pa­blo Stoll, e “A Vi­da dos Pei­xes” (2010), de Ma­tías Bi­ze.

Dos qua­tro fil­mes, ape­nas um ain­da se­rá ro­da­do: “A Ópe­ra de Ce­mi­té­rio”, de Ju­li­a­na Ro­jas (de “Tra­ba­lhar Can­sa”), con­ta a his­tó­ria de De­o­da­to (Edu­ar­do Go­mes), um aprendiz de co­vei­ro que es­tá com o emprego na cor­da bam­ba, pois prefere to­car ór­gão es­con­di­do na igre­ja do ce­mi­té­rio. O tra­ba­lho é pos­to em xe­que quan­do ele des­maia no lo­cal e é cha­ma­do por seu su­pe­ri­o­res. Na sequên­cia, acon­te­ce um re­ca­das­tra­men­to de se­pul­tu­ras, em que o fun­ci­o­ná­rio pre­ci­sa mos­trar ser­vi­ço. Ele, po­rém, ga­nha tran­qui­li­da­de ao co­nhe­cer Ja­que­li­ne (Lu­ci­a­na Pa­es), uma no­va con­tra­ta­da, com um es­tra­nho gos­to fú­ne­bre por cai­xões, cha­ma­da pa­ra aju­dá-lo e por qu­em ele se apai­xo­na en­quan­to apren­de os no­vos afa­ze­res.

En­tre os lon­gas es­tá ain­da “Vitrola”, de Charly Braun (“Além da Es­tra­da”), so­bre o dra­ma de El­pí­dio (Ge­né­sio de Bar­ros), o en­di­vi­da­do do­no de um se­bo na mi­ra de uma cons­tru­to­ra, que pre­ten­de trans­for­mar o es­pa­ço da lo­ja em mais edi­fí­cio com fa­cha­da ne­o­clás­si­ca. De­ci­di­do a re­sis­tir à ofer­ta, mes­mo sen­do res­pon­sá­vel por sus­ten­tar a fi­lha e o ne­to, o co­mer­ci­an­te par­ti­ci­pa de um pro­gra­ma de au­di­tó­rio em que seus co­nhe­ci­men­tos mu­si­cais são tes­ta­dos na ten­ta­ti­va de le­var um prê­mio.

Com­ple­ta o ti­me de te­le­fil­mes “In­va­so­res”, de Mar­ce­lo To­le­do e Pa­o­lo Gre­go­ri. A pro­du­ção mos­tra a his­tó­ria de Cláu­dia (Ema­nu­e­la Fon­tes), uma jo­vem mo­ra­do­ra da pe­ri­fe­ria que des­co­bre a pai­xão pe­lo pi­a­no por meio de um pro­gra­ma de mú­si­ca pa­ra ado­les­cen­tes de bair­ros po­bres da ca­pi­tal. Ela, en­tão, fi­ca de­ci­di­da a en­trar pa­ra a uni­ver­si­da­de pa­ra se tor­nar pi­a­nis­ta mes­mo sob re­pre­sá­lia da fa­mí­lia. Sem ter on­de pra­ti­car an­tes de pres­tar ves­ti­bu­lar, a mo­ça in­va­de es­co­las de mú­si­ca e cen­tros cul­tu­rais com a aju­da do na­mo­ra­do, in­te­gran­te de uma gan­gue de pi­cha­ção, cu­jos mar­gi­nais re­pro­vam as ações do ca­sal.

Sob res­pon­sa­bi­li­da­de das pro­du­to­ras in­de­pen­den­tes, par­te das atra­ções te­ve ce­nas ro­da­das em es­tú­di­os da emis­so­ra, que ce­deu equi­pa­men­tos. Além de exi­bir os lon­gas, a TV Cul­tu­ra pre­ten­de lan­çar os fil­mes em ou­tras mí­di­as. “Es­tá em es- tudo a trans­for­ma­ção pa­ra DVD e tam­bém em ou­tras pla­ta­for­mas di­gi­tais. Não só os te­le­fil­mes, mas to­das as pro­du­ções”, adi­an­ta Edu­ar­do Bran­di­ni, vi­ce­pre­si­den­te de con­teú­do da emis­so­ra. Por en­quan­to, o ma­te­ri­al pro­du­zi­do pe­lo ca­nal co­mer­ci­a­li­za­do di­gi­tal­men­te se res­trin­ge às mú­si­cas do in­fan­til “Co­co­ri­có”, à ven­da na lo­ja vi­tu­al iTu­nes des­de o fim do ano pas­sa­do.

Divulgação

O edi­fí­cio Co­pam, no cen­tro de São Pau­lo: ci­da­de é te­ma e ce­ná­rio de te­le­fil­mes da TV Cul­tu­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.