Na Ci­re­tran, ex­tin­to­res ven­ci­dos há 6 me­ses

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Renato Oli­vei­ra

re­na­to­o­li­vei­ra@odi­a­rio.com Qua­tro ex­tin­to­res de in­cên­dio da sa­la de aten­di­men­tos e do pá­tio da 13ª Ci­re­tran de Ma­rin­gá es­ta­vam com pra­zo de va­li­da­de ven­ci­dos há mais de 6 me­ses – des­de o dia 23 de agos­to de 2012. A re­por­ta­gem cons­ta­tou a ir­re­gu­la­ri­da­de na ma­nhã de on­tem. O ór­gão re­ce­be di­a­ri­a­men­te, em mé­dia, 200 pes­so­as.

Na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra, re­por­ta­gem de O Diá­rio pre­cor­reu di­ver­sos pré­di­os pú­bli­cos de Ma­rin­gá e mos­trou que um blo­co da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) e a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal es­tão com ex­tin­to­res ven­ci­dos – a UEM in­for­mou que fez a subs­ti­tui­ção dos equi­pa­men­tos. Cons­ta­tou tam­bém que não há ex­tin­to­res no pré­dio da 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al.

A ar­qui­te­ta Claudia Gu­a­po diz que, em­bo­ra o pré­dio da Ci­re­tran te­nha du­as gran­des por­tas de saí­da, ela não se sen­te se­gu­ra sa­ben­do que os ex­tin­to­res es­tão ven­ci­dos. Ela diz que a si­tu­a­ção é, no mí­ni­mo, con­tra­di­tó­ria, con­si­de­ran­do que qua­se foi mul­ta­da nu­ma blit­ze por cau­sa de um ex­tin­tor que es­ta­va qua­se ven­ci­do den­tro do car­ro. “A Ci­re­tran tem a obri­ga­ção de dar o exem­plo a par­tir do mo­men­to que ela nos fis­ca­li­za com re­la­ção à mes­ma coi­sa”, cri­ti- cou. “No Bra­sil é as­sim. Pre­ci­sa acon­te­cer o pi­or pa­ra as pes­so­as se aten­ta­rem”, dis­se a ar­qui­te­ta, fa­zen­do re­fe­rên­cia à tra­gé­dia na Bo­a­te Kiss, em San­ta Maria (RS), em ja­nei­ro.

Em no­ta, o De­par­ta­men­to de Trân­si­to do Pa­ra­ná (De­tran-PR) in­for­mou que to­dos os “ex­tin­to­res da Ci­re­tran fo­ram tro­ca­dos no iní­cio de on­tem”. O ór­gão in- for­mou ain­da que a de­mo­ra na subs­ti­tui­ção dos equi­pa­men­tos ocor­reu por con­ta de exi­gên­ci­as le­gais: “Abrir li­ci­ta­ção e so­li­ci­tar, no mí­ni­mo, três or­ça­men­tos pa­ra re­a­li­zar a com­pra dos ma­te­ri­ais”. Além dis­so, a em­pre­sa que ven­ce a li­ci­ta­ção “pre­ci­sa apre­sen­tar cin­co cer­ti­dões ne­ga­ti­vas e uma sé­rie de do­cu­men­ta­ções an­tes de re­a­li­zar o ser­vi­ço.”

João Cláudio Fra­go­so

Ex­tin­tor com pra­zo de va­li­da­de ven­ci­do na Ci­re­tran em Ma­rin­gá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.