PM es­ta­rá nas ru­as con­tra ex­ces­sos

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Renato Oli­vei­ra

re­na­to­o­li­vei­ra@odi­a­rio.com A Po­lí­cia Mi­li­tar (PM) vai au­men­tar o efe­ti­vo pa­ra coi­bir ex­ces­sos no car­na­val em Ma­rin­gá. De acor­do com o che­fe de Comunicação So­ci­al do 4º Ba­ta­lhão da PM, te­nen­te Cláudio Ro­cha, haverá blit­ze con­tra em­bri­a­guez ao vo­lan­te, per­tur­ba­ção do sos­se­go e trá­fi­co.

“Va­mos re­a­li­zar tes­tes de bafômetro pa­ra evi­tar que pes­so­as tran­si­tem sob efei­to de be­bi­da al­coó­li­ca, co­lo­can­do a vi­da de ter­cei­ros em ris­co”, aler­tou Ro­cha.

Se­gun­do o te­nen­te, os lo­cais on­de a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Cul­tu­ra pro­mo­ve fes­tas te­rão aten­ção es­pe­ci­al. Os even­tos ocor­rem das 20 às 23 ho­ras, em dois bair­ros por noi­te.

De acor­do com o de­le­ga­do­che­fe da 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al (SDP) de Ma­rin­gá, Os­nil­do Car­nei­ro Le­mes, o efe­ti­vo se­rá re­for­ça­do ape­nas no plan­tão de re­gis­tro de bo­le­tins de ocor­rên­cia, pa­ra dar res­pal­do às pri­sões por em­bri­a­guez ao vo­lan­te e uso de dro­gas.

Se­gun­do Le­mes, a Ope­ra­ção Nha­pe­ca­ni 2, de­sen­ca­de­a­da an­te­on­tem e que en­vol­veu mais de 5 mil po­li­ci­ais ci­vis e mi­li­ta­res no Es­ta­do, te­ve tam­bém o ob­je­ti­vo de fa­zer po­li­ci­a­men­to os­ten­si­vo an­tes do Car­na­val. “Va­mos ten­tar es­ten­der pa­ra a sex­ta e o sá­ba­do, mas o fo­co é re­for­çar o plan­tão”. De acor­do com o Sin­di­ca­to dos Lo­jis­tas do Co­mér­cio Va­re­jis­ta de Ma­rin­gá e Re­gião (Si­va­mar), o co­mér­cio e os su­per­mer­ca­dos fun­ci­o­na­rão nor­mal­men­te na se­gun­da e fi­ca­rão fe­cha­dos na ter­ça-fei­ra. Na Qu­ar­ta-fei­ra de Cin­zas, as lo­jas e su­per­mer­ca­dos abri­rão a par­tir do meio-dia. Não haverá aten­di­men­to nas agên­ci­as ban­cá­ri­as na se­gun­da e ter­ça-fei­ra. Na Qu­ar­ta-fei­ra de Cin­zas, as agên­ci­as abrem a par­tir do meio-dia. Contas de con­su­mo (água, ener­gia, te­le­fo­ne e etc.) e car­nês que ven­ce­rem nes­tas da­tas po­dem ser pa­gos na qu­ar­ta-fei­ra. Mei­os ele­trô­ni­cos de pa­ga­men­to fun­ci­o­nam nor­mal­men­te. Fun­ci­o­na­men­to nor­mal na se­gun­da-fei­ra. Na ter­ça, so­men­te as pra­ças de ali­men­ta­ção e os se­to­res de di­ver­são aten­dem, em ho­rá­ri­os es­pe­cí­fi­cos. As lo­jas vol­tam a abir so­men­te na qu­ar­ta, das 14h às 22h.

pra­ça de ali­men­ta­ção e di­ver­são das 11h às 23h

pra­ça de ali­men­ta­ção e di­ver­são a par­tir das 12h

pra­ça de ali­men­ta­ção e di­ver­são das 11h às 22h

pra­ça de ali­men­ta­ção e

di­ver­são das 11h às 22h

pra­ça de ali­men­ta­ção das 12h às 22h e di­ver­são a par­tir das 14h, de acor­do com pro­gra­ma­ção pró­pria

pra­ça de ali­men­ta­ção das 12h às 23h e di­ver­são das 14h em di­an­te.

pra­ça de ali­men­ta­ção das 12h às 22h

pra­ça de ali­men­ta­ção das 12h às 22h

pra­ça de ali­men­ta­ção das 12h às 22h30

pra­ça de ali­men­ta­ção das 12h às 22h30 O Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal, o Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio (HU) e as Uni­da­des de Pron­to Aten­di­men­to (UPAs) 24 ho­ras Zo­na Nor­te e Zo­na Sul es­ta­rão de plan­tão. As Uni­da­des Bá­si­cas de Saú­de (UBSs), Far­má­cia Po­pu­lar e a se­de da se­cre­ta­ria acom­pa­nham o fun­ci­o­na­men­to do Pa­ço. Sa­mu fun­ci­o­na nor­mal­men­te, pe­lo fo­ne 192. nor­mal­men­te ama­nhã e re­to­ma as ati­vi­da­des na qu­ar­ta-fei­ra, após as 13h. As li­nhas fun­ci­o­na­rão con­for­me ta­be­la nor­mal ama­nhã. No do­min­go e se­gun­da, sem o flu­xo es­co­lar. Na ter­ça, as li­nhas se­guem a ta­be­la de ho­rá­ri­os dos fi­nais de se­ma­na e fe­ri­a­dos, vol­tan­do a aten­der nor­mal­men­te na qu­ar­ta, tam­bém sem o flu­xo das es­co­las. Tra­ba­lham em sis­te­ma de plan­tão o Cen­tro de Re­fe­rên­cia Es­pe­ci­al da As­sis­tên­cia So­ci­al (Cre­as), o Cen­tro de Re­fe­rên­cia da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te (CRCA) – 0800-643-5115, o Ser­vi­ço de Aten­di­men­to aos Mo­ra­do­res de Rua (9103-5661), o Al­ber­gue San­ta Lui­za de Ma­ril­lac (32241673), o Abri­go Pro­vi­só­rio pa­ra Cri­an­ças e Ado­les­cen­tes (39011908) e os Con­se­lhos Tu­te­la­res (9973-0323 / 3901-1966). aber­tos à co­mu­ni­da­de no sá­ba­do e do­min­go, re­to­man­do o aten­di­men­to nor­mal na qu­ar­ta. As qua­dras de areia da Vi­la Olím­pi­ca es­ta­rão aber­tas, aten­den­do equi­pes que já ha­vi­am agen­da­do a uti­li­za­ção do lo­cal. A equi­pe da tra­ba­lha nor­mal­men­te, com vin­te gu­ar­das por dia, to­dos os di­as. Os plan­tões se­rão re­a­li­za­dos nos bair­ros on­de há car­na­vais de rua: Con­jun­to Borba Ga­to, Jar­dim Ma­drid; con­jun­tos Ney Bra­ga, Cham­pag­nat e Her­mann Mo­ra­es de Bar­ros, além dos dis­tri­tos de Flo­ri­a­no e Igua­te­mi. A se­de da guar­da fi­ca­rá aber­ta pa­ra aten­di­men­to ao pú­bli­co, in­clu­si­ve pe­los fo­nes 3901-2222 e 153.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.