Pla­no di­re­tor pro­vo­ca ba­te-bo­ca

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com A au­di­ên­cia pú­bli­ca con­vo­ca­da pe­la Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá pa­ra apre­sen­tar mu­dan­ças no Pla­no Di­re­tor do mu­ni­cí­pio pa­ra a ins­ta­la­ção de um par­que in­dus­tri­al na zo­na sul foi mar­ca­da por ba­te-bo­ca. De um la­do, mem­bros da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) ale­ga­vam que as al­te­ra­ções se es­ten­di­am ao câm­pus da ins­ti­tui­ção. Já a pre­fei­tu­ra sus­ten­ta­va que o te­ma não es­ta­va na pau­ta.

A con­fu­são se ins­ta­lou por- que o tex­to da lei com­ple­men­tar que se­rá cri­a­da após a au­di­ên­cia in­for­ma que fi­cam “su­pri­mi­das, al­te­ra­das ou cri­a­das di­re­tri­zes viá­ri­as” mos­tra­das no ma­pa, ane­xo ao do­cu­men­to. “Is­so é ob­je­to de con­fe­rên­cia pú­bli­ca, e não de au­di­ên­cia”, cri­ti­cou a co­or­de­na­do­ra do Ob­ser­va­tó­rio das Me­tró­po­les, Ana Lú­cia Rodrigues. No iní­cio do en­con­tro, a UEM so­li­ci­tou a sus­pen­são da au­di­ên­cia, mas a reu­nião se­guiu nor­mal­men­te. O as­sun­to se­rá le­va­do ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co.

O se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to, Laér­cio Bar­bão, ex­pli­cou que as mu­dan­ças no Pla­no Di­re­tor não su­prem, e sim in­te­gram as ave­ni­das Car­los Borges, Pi­o­nei­ro Mau­rí­cio Ma­ri­a­ni e a Rua das Aza­lei­as à Es­tra­da São José. “É pa­ra dar me­lhor con­di­ção de mo­bi­li­da­de en­tre o Ci­da­de In­dus­tri­al e a ma­lha ur­ba­na de Ma­rin­gá.” Um pro­je­to que se­rá apre­sen­ta­do ao Mi­nis­té­rio das Ci­da­des in­clui um cor­re­dor de ôni­bus li­gan­do o no­vo par­que in­dus­tri­al ao cen­tro. “Hou­ve in­ten­ção de um gru­po da UEM de in­cluir na pau­ta da au­di­ên­cia a su­pres­são viá­ria que trans­põe a UEM, mas o as­sun­to não faz par­te da reu­nião.”

Se­gun­do o Ob­ser­va­tó­rio, no ma­pa que traz as mu­dan­ças pro­pos­tas pe­la pre­fei­tu­ra, o câm­pus apa­re­ce cor­ta­do por três vi­as – du­as são pro­lon­ga­men­tos dos bi­ná­ri­os da Her­val e da Du­que de Ca­xi­as, e a ou­tra, da Rua Es­me­ral­da, que pas­sa atrás do Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio (HU). “A pre­fei­tu­ra cri­ou três di­re­tri­zes que atra­ves­sam o câm­pus à re­ve­lia da co­mu­ni­da­de aca­dê­mi­ca, sem con­sul­ta ou dis­cus­são. O Exe­cu­ti­vo propôs su­bli­mi­nar­men­te a su­pres­são de di­re­tri­zes”, dis­se Ana Lú­cia. As três vi­as, que no fu­tu­ro po­dem ser ru­as ou ave­ni­das, são, no en­ten­di­men­to de re­pre­sen­tan­tes da UEM, o pon­ta­pé ini­ci­al pa­ra a cons­tru­ção de um tú­nel na ins­ti­tui­ção de en­si­no.

A men­sa­gem de lei que pro­põe as al­te­ra­ções no Pla­no Di­re­tor se­rá en­ca­mi­nha­da pa­ra a Câ­ma­ra de Ve­re­a­dor pa­ra vo­ta­ção. “Pre­ci­sa­mos dar de­sen­vol­vi­men­to pa­ra ci­da­de. Não po­de­mos dei­xar que coi­sas pe­que­nas fi­quem atra­pa­lhan­do as coi­sas ma­cros”, de­fen­deu Bar­bão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.