Bu­ra­cos no Al­va­mar ge­ram quei­xas

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com A chu­va de do­min­go pas­sa­do au­men­tou a quan­ti­da­de e a pro­fun­di­da­de dos bu­ra­cos na pa­vi­men­ta­ção do Par­que Al­va­mar, em Sa­ran­di. A pre­fei­tu­ra pro­gra­mou uma ope­ra­ção ta­pa-bu­ra­cos no bair­ro, mas a exe­cu­ção de­pen­de da com­pra de mas­sa as­fál­ti­ca.

O pro­ble­ma é mais gra­ve en­tre o li­mi­te com Ma­rin­gá e a Ave­ni­da João Go­mes Re­don­do, on­de a des­ci­da da en­xur­ra- da da­ni­fi­ca o as­fal­to. Na Ave­ni­da An­na Sad­di Bar­ros da Cu­nha, pró­xi­mo à Pra­ça José Reg­gi­a­no, sur­giu uma cra­te­ra com mais de 1 metro de di­â­me­tro. Mo­ra­do­res das pro­xi­mi­da­des co­lo­ca­ram ga­lhos de ár­vo­res co­mo for­ma de avi­sar mo­to­ris­tas e mo­to­ci­clis­tas do pro­ble­ma.

Na Ave­ni­da João Go­mes Re­don­do, pró­xi­mo à es­qui­na com a Ave­ni­da João Ma­ran­go­ni, um bu­ra­co com mais de 1 metro de pro­fun­di­da­de sur­giu na cal­ça­da e ame­a­ça “en­go­lir” um pon­to de ôni­bus. O pro­ble­ma co­me­çou com um rom­bo na tu­bu­la­ção da re­de de abas­te­ci­men­to de água e pi­o­rou com a chu­va.

“To­dos sa­be­mos que o as­fal­to en­ve­lhe­ce, que as chu­vas pre­ju­di­cam e os bu­ra­cos sur­gem mes­mo, mas o que re­vol­ta é a fal­ta de aten­ção às nos­sas rei­vin­di­ca­ções”, dis­se Os­mar de Oli­vei­ra, mo­ra­dor na Rua Francisco Fer­nan­des Ca­ra. Ele já te­ve a ca­sa in­va­di­da por en­xur­ra­das e te­me que o pro­ble­ma vol­te a acon­te­cer.

Oli­vei­ra lem­bra tam­bém de uma cai­xa de con­ten­ção cons­truí­da pe­la pre­fei­tu­ra en­tre dois ter­re­nos va­zi­os, que se­gun­do ele acu­mu­la su­jei­ra. “O que pre­ci­sa­mos é que se fa­ça a ma­nu­ten­ção re­gu­lar da cai­xa de con­ten­ção.”

A Se­cre­ta­ria de Ser­vi­ços Ur­ba­nos de Sa­ran­di in­for­mou que a ma­nu­ten­ção da cai­xa de con­ten­ção tem si­do fei­ta e que tem pro­gra­ma­ção pa­ra ar­ru­mar as ru­as. “O as­fal­to da­que­la par­te da ci­da­de já vi­nha apre­sen­tan­do al­guns pro­ble­mas, mas os bu­ra­cos au­men­tam mui­to du­ran­te as tem­po­ra­das chu­vo­sas”, dis­se o di­re­tor de Ser­vi­ços Pú­bli­cos, Evandro Mon­tel­lo de Al­mei­da. Se­gun­do ele, uma equi­pe vai re­a­li­zar um tra­ba­lho pa­ra di­mi­nuir o pro­ble­ma e, nos pró­xi­mos di­as, de­ve ser re­a­li­za­da uma ope­ra­ção ta­pa-bu­ra­cos no bair­ro. De acor­do com Al­mei­da, a ope­ra­ção só não tem uma da­ta de­fi­ni­da por­que a pre­fei­tu­ra es­tá abrin­do li­ci­ta­ção pa­ra a com­pra de mas­sa as­fál­ti­ca. “Tão lo­go te­nha­mos a mas­sa, o pro­ble­ma se­rá eli­mi­na­do”.

do jor­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.