In­fla­ção de ja­nei­ro ba­te re­cor­de do mês

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com O Ín­di­ce de Pre­ços ao Con­su­mi­dor Am­plo (IPCA), ín­di­ce ofi­ci­al de in­fla­ção do País, fe­chou o mês de ja­nei­ro com al­ta de 0,86%, de acor­do com o Instituto Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IBGE). Tra­ta-se do mai­or ní­vel pa­ra o mês des­de 2003 e o mais al­to ín­di­ce men­sal des­de abril de 2005.

No pe­río­do acu­mu­la­do de 12 me­ses até ja­nei­ro, o IPCA re­gis­tra avan­ço de 6,15% e se apro­xi­ma do te­to da me­ta ofi­ci­al de in­fla­ção, de 4,5%, com mar­gem de dois pon­tos de variação.

A ta­xa só não fi­cou mais pres­si­o­na­da gra­ças à de­fla­ção de 0,20% do gru­po ha­bi­ta­ção de­vi­do ao re­cuo da ta­ri­fa de ener­gia elé­tri­ca, que caiu 3,1%.

Den­tre os itens do gru­po ali­men­ta­ção, as mai­o­res pres­sões vi­e­ram do to­ma­te, com al­ta de 26,15% ape­nas no mês de ja­nei­ro. O ex­ces­so de chu­vas afe­tou ain­da ou­tros pro­du­tos in na­tu­ra, que tam­bém su­bi­ram com for­ça, co­mo ba­ta­ta (20,58%), ce­bo­la (14,25%) e hor­ta­li­ças (10,86%). Tam­bém cres­ce­ram os pre­ços do fran­go (4,75%) e das car­nes (1,16%), im­por­tan­tes itens na ces­ta de con­su­mo das fa­mí­li­as.

Di­an­te des­ses au­men­tos, o gru­po ali­men­ta­ção re­gis­trou tam­bém a mai­or al­ta des­de 2003 pa­ra os me­ses de ja­nei­ro.

O IPCA só não fi­cou mais pres­si­o­na­do em ja­nei­ro e su­pe­rou a “bar­rei­ra psi­co­ló­gi­ca” de 1% em ra­zão da ação do go­ver­no fe­de­ral no Rio de Ja­nei­ro e São Pau­lo pa­ra que as pre­fei­tu­ras não re­a­jus­tas­sem as ta­ri­fas de ôni­bus.

O re­ceio do Pla­nal­to era ali­men­tar ex­pec­ta­ti­vas de al­tas fu­tu­ras, o que le­va em­pre­sá­ri­os a an­te­ci­par re­a­jus­tes e tur­bi­nar a in­fla­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.