Pre­fei­tu­ra pre­vê cri­a­ção de la­go na zo­na sul

Ob­je­ti­vo é cri­ar uma no­va área de la­zer na re­gião, que de­ve pas­sar por cres­ci­men­to ace­le­ra­do após im­plan­ta­ção da Ci­da­de In­dus­tri­al; lo­cal po­de­rá re­ce­ber pe­que­nos bar­cos

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Fábio Lin­jar­di

lin­jar­di@odi­a­rio.com A Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá pla­ne­ja cons­truir um la­go na zo­na sul, en­tre os fu­tu­ros pro­lon­ga­men­tos da Es­tra­da São José e Ave­ni­da Car­los Borges, em uma área vi­zi­nha ao an­ti­go ater­ro sa­ni­tá­rio. Se­gun­do a ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal, o ob­je­ti­vo é cri­ar uma no­va área de la­zer, com ca­pa­ci­da­de pa­ra re­ce­ber pe­que­nos bar­cos e mo­tos náu­ti­cas.

“Ain­da não po­de­mos fa­lar em ta­ma­nho do es­pe­lho d’água ou pro­fun­di­da­de, por­que tudo ain­da de­pen­de da al­tu­ra em que vai pas­sar a Car­los Borges”, diz o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to, Laér­cio Bar­bão. O pro­je­to da pre­fei­tu­ra pre­vê a Ave­ni­da Car­los Borges pas­san­do pe­la mar­gem les­te do la­go, pa­ra­le­la à pe­drei­ra e ao an­ti­go ater­ro. Ren­te à mar­gem oes­te de­ve­rá pas­sar a con­ti­nu­a­ção da Es­tra­da São José. A dis­tân­cia en­tre as du­as mar­gens se­rá de cer­ca de 1,5 mil me­tros, cer­ca de três ve­zes o com­pri­men­to do la­go do Par­que do In­gá. Um es­bo­ço do pro­je­to, ba­ti­za­do de “La­go Sul” cons­ta do ma­te­ri­al apre­sen­ta­do na au­di­ên­cia pú­bli­ca re­a­li­za­da na quin­ta-fei­ra, pa­ra dis­cus­são das di­re­tri­zes viá­ri­as que en­vol­vem a cri­a­ção do Ci­da­de In­dus­tri­al. Um ma­pa mais de­ta­lha­do so­bre co­mo de­ve­rá fi­car o la­go es­tá so­bre a me­sa de Bar­bão, que não per­mi­te fo­to­gra­fi­as. “Ain­da es­ta­mos es­tu­dan­do co­mo exe­cu­tá-lo”, jus­ti­fi­ca. O pro­je­to do la­go es­tá si­tu­a­do em ci­ma do Cór­re­go Itai­tu­ba, que de­sá­gua no Ri­bei­rão Pin­guim.

Uma das pre­vi­sões da ad­mi­nis­tra­ção é que a ci­da­de so­fra um cres­ci­men­to ace­le­ra­do pa­ra o sul, após a im­plan­ta­ção do Ci­da­de In­dus­tri­al – que te­rá ca­pa­ci­da­de pa­re re­ce­ber cer­ca de 400 em­pre­sas. As­sim, a re­gião do la­go se­ria cer­ca­da por áre­as re­si­den­ci­ais e co­mer­ci­ais, na re­gião en­tre o Anel Viá­rio Pre­fei­to Sin­cler Sam­bat­ti - o Con­tor­no Sul - e o no­vo par­que in­dus­tri­al. A ex­tre­mi­da­de do la­go que fi­ca mais pró­xi­ma do Con­tor­no Sul es­tá a cer­ca de 1 km do anel viá­rio, em li­nha re­ta. Já o Ci­da­de In­dus­tri­al fi­ca a 5 km do Con­tor­no Sul.

De acor­do com Bar­bão, a cri­a­ção do La­go Sul faz par­te de um “pa­co­te eco­ló­gi­co”. Na re­gião les­te do la­go, des­cen­do ao sul, no li­mi­te com Ma­ri­al­va, há re­ser­vas que a pre­fei­tu­ra pre­ten­de “jun­tar” por meio de re­flo­res­ta­men­to, com área ver­de su­pe­ri­or à so­ma do Par­que do In­gá, Bos­que 2 e Hor­to Flo­res­tal.

Mer­ca­do

Uma opor­tu­ni­da­de. É as­sim que o pro­je­to do La­go Sul é vis­to pe­lo mer­ca­do imo­bi­liá­rio. Pa­ra o em­pre­sá­rio Sil­vio Iwa­ta, re­pre­sen­tan­te do se­tor no Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to, o de­sen­vol­vi­men­to da re­gião se­rá se­me­lhan­te ao do Par­que Itai­pu, que pas­sa por uma trans­for­ma­ção des­de a cons­tru­ção do Par­que do Ja­pão. “A re­gião va­lo­ri­zou.”

A pre­vi­são é que o es­pe­lho d’água, de 1,4 km de ex­ten­são, se trans­for­me em uma área de la­zer e im­pul­si­o­ne o apro­vei­ta­men­to do lo­cal. “Já atin­gi­mos li­mi­tes mui­to gran­des na zo­na nor­te e sa­be­mos que a zo­na sul é mui­to in­te­res­san­te”, diz.

Pa­ra Iwa­ta, a cons­tru­ção do La­go Sul e das li­ga­ções cen­troCi­da­de In­dus­tri­al da­rão à re­gião uma ocu­pa­ção ur­ba­na or­ga­ni­za­da, a exem­plo do que foi pla­ne­ja­do pa­ra Ma­rin­gá pe­la Com­pa­nhia Me­lho­ra­men­tos Nor­te do Pa­ra­ná, com ave­ni­das lar­gas e ar­bo­ri­za­das e can­tei­ros que va­lo­ri­zam o pai­sa­gis­mo. “Is­so é re­al­men­te pla­ne­jar a ci­da­de.”

Se­gun­do Teo Gra­na­do, pre­si­den­te da Re­gi­o­nal No­ro­es­te do Sin­di­ca­to da Ha­bi­ta­ção e Con- “Por en­quan­to, o que te­mos em vis­ta é o la­go na zo­na sul. Não po­de­mos fa­lar na­da so­bre o nor­te ain­da” do­mí­ni­os do Pa­ra­ná (Se­co­vi-PR), an­tes de re­ce­ber a apro­va­ção, é pre­ci­so sa­ber se a área é ade­qua­da. “Tem uma pe­drei­ra ali per­to, mas tudo o que mo­di­fi­ca aju­da mui­to. Os em­pre­en­di­men­tos com la­gos são bem vis­tos por­que har­mo­ni­zam os am­bi­en­tes.”

Zo­na nor­te

A pre­fei­tu­ra não co­men­ta, mas o pro­je­to com as no­vas di­re­tri­zes viá­ri­as do mu­ni­cí­pio, dis­cu­ti­das es­ta se­ma­na, tam­bém “en­tre­ga” a pre­vi­são de um “La­go Nor­te”, ali­men­ta­do pe­lo Ri­bei­rão Ma­rin­gá – pa­ra aces­sá-lo, se­ria ne­ces­sá­rio per­cor­rer a Ave­ni­da Ka­ko­gawa por 3 km após o Con­tor­no Nor­te. Pro­je­ta­do em es­ca­la re­al, o La­go Nor­te apre­sen­ta­do no ane­xo da pre­fei­tu­ra te­ria um es­pe­lho d’água mai­or que o da re­gião sul, che­gan­do a cer­ca de 4 mil me­tros de ex­ten­são e com 800 me­tros no pon­to mais lar­go. “Por en­quan­to, o que te­mos em vis­ta é o la­go na zo­na sul. Não po­de­mos fa­lar na­da so­bre o nor­te ain­da”, des­con­ver­sa Bar­bão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.