Pai­çan­du ten­ta re­to­mar obras do PAC em bair­ro

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com A ten­ta­ti­va da Pre­fei­tu­ra de Pai­çan­du de re­to­mar as obras de in­fra­es­tru­tu­ra no Jar­dim Ca­na­dá, pa­ra­li­sa­das des­de o ano pas­sa­do, es­tá es­bar­ran­do em di­fi­cul­da­des bu­ro­crá­ti­cas e na ne­ces­si­da­de de se re­a­li­zar a de­sa­pro­pri­a­ção de ter­re­nos por on­de pas­sa­rá um emis­sá­rio de águas plu­vi­ais.

Pa­ra os mo­ra­do­res do bair­ro, co­mo o lí­der co­mu­ni­tá­rio Pau­lo Rodrigues, pen­sou-se que os pro­ble­mas de fal­ta de es­tru­tu­ra na co­mu­ni­da­de te­ri­am fim quan­do, há 3 anos, a pre­fei­tu­ra anun­ci­ou que o go­ver­no fe­de­ral ha­via apro­va­do a in­clu­são da lo­ca­li­da­de no Pro­gra­ma de Ace­le­ra­ção do Cres­ci­men­to (PAC). O jar­dim re­ce­be­ria, além de ga­le­ri­as e as­fal­ta­men­to, 34 ca­sas do pro­gra­ma Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da.

“O pro­ble­ma é que des­de que o PAC foi anun­ci­a­do, nun­ca mais a pre­fei­tu­ra re­a­li­zou qual­quer tra­ba­lho de con­ser­va­ção das ru­as”, diz a mo­ra­do­ra Dul­ci­le­ne de Oli­vei­ra.

Em 2012 a pre­fei­tu­ra anun- ci­ou ter con­se­gui­do a li­be­ra­ção de R$ 7,6 mi­lhões do Mi­nis­té­rio das Ci­da­des e, depois de um pro­ces­so li­ci­ta­tó­rio, con­tra­tou uma em­prei­tei­ra pa­ra a re­a­li­za­ção das obras, mas na­da foi fei­to.

O pre­fei­to Tar­cí­sio Marques dos Reis (PT) dis­se es­ta se­ma­na que vai se reu­nir com re­pre­sen­tan­tes da cons­tru­to­ra pa­ra tra­tar do rei­ní­cio dos tra­ba­lhos. Se­gun­do ele, is­to es­tá sen­do pos­sí­vel depois que a ad­mi­nis­tra­ção ini­ci­ou um le­van­ta­men­to de to­das as obras pa­ra­li­sa­das no mu­ni­cí­pio pa­ra de­tec­tar as ra­zões pe­las quais não fo­ram le­va­das adi­an­te. “No ca­so do Jar­dim Ca­na­dá, des­co­bri­mos que par­te da bu­ro­cra- “O pro­ble­ma é que des­de que o PAC foi anun­ci­a­do, nun­ca mais a pre­fei­tu­ra re­a­li­zou tra­ba­lhos de con­ser­va­ção das ru­as” cia com a Cai­xa Econô­mi­ca Fe­de­ral não foi cum­pri­da, co­mo a en­tre­ga de cer­tos do­cu­men­tos”, dis­se o se­cre­tá­rio de Tu­ris­mo, Val­dir da Fon­se­ca. “Che­ga­mos a ini­ci­ar as obras, mas des­co­bri­mos que a ad­mi­nis­tra­ção an­te­ri­or dei­xou de fa­zer a de­sa­pro­pri­a­ção de par­te de uma chá­ca­ra por on­de pas­sa­rá o emis­sá­rio.”

A pre­fei­tu­ra já en­ca­mi­nhou à Câ­ma­ra, em ca­rá­ter de ur­gên­cia ur­gen­tís­si­ma, um pro­je­to de de­sa­pro­pri­a­ção e já pre­pa­rou to­dos os do­cu­men­tos exi­gi­dos pe­la Cai­xa pa­ra a li­be­ra­ção dos re­cur­sos.

O ex-pre­fei­to Val­di­mir da Sil­va, o Vla­dão (PMDB), es­cla­re­ceu que to­mou to­das as pro­vi­dên­ci­as pa­ra que a exe­cu­ção do pro­je­to não fos­se pre­ju­di­ca­da, in­clu­si­ve dei­xan­do re­ser­va­do o di­nhei­ro pa­ra a de­sa­pro­pri­a­ção ne­ces­sá­ria. Se­gun­do ele, es­ta par­te do pro­je­to se­rá, em te­se, exe­cu­ta­da com re­cur­sos da pre­fei­tu­ra, es­tra­té­gia en­con­tra­da pa­ra agi­li­zar o pro­ces­so, de mo­do que se evi­tas­se que, com a de­mo­ra, o mu­ni­cí­pio per­des­se os re­pas­ses do PAC.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.