Den­gue obri­ga Pe­a­bi­ru a can­ce­lar fes­tas de rua

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com O car­na­val de rua de Pe­a­bi­ru (76 km de Ma­rin­gá), con­si­de­ra­do a fes­ta mais tra­di­ci­o­nal da ci­da­de e que reú­ne cer­ca de 5 mil pes­so­as, não se­rá re­a­li­za­do es­te ano, de­vi­do à epi­de­mia de den­gue que as­so­la o mu­ni­cí­pio.

A me­di­da foi ado­ta­da pe­lo pre­fei­to Clau­di­nei An­to­nio Mi­cho (PT) por ori­en­ta­ção da 11ª Re­gi­o­nal de Saú­de. “Nos­so car­na­val atrai mui­tas pes­so­as de ou­tros mu­ni­cí­pi­os e não é con­ve­ni­en­te que aca­bem se con­ta­mi­nan­do aqui e le­van­do a do­en­ça pa­ra ou­tras re­giões”, ex­pli­cou o pre­fei­to.

Min­cho diz en­ten­der que tra­ta-se de uma me­di­da ex­tre­ma, mas ne­ces­sá­ria di­an­te das pro­por­ções a que che­gou a epi­de­mia - já são 751 ca­sos, se­gun­do re­la­tó­rio de se­gun­da-fei­ra da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Saú­de. “A si­tu­a­ção fu­giu do nos­so con­tro­le e es­ta­mos de­sa­con­se­lhan­do to­dos os ti­pos de aglo­me­ra­ções que pos­sam re­sul­tar no au­men­to de con­ta­mi­na­dos.”

A de­ci­são de­sa­gra­dou fo­liões. É o ca­so do pro­mo­tor de even­tos An­der­son Ricardo Al­ves de Bri­to, pre­si­den­te do Grê­mio Re­cre­a­ti­vo Cul­tu­ral Car­na­va­les­co Blo­co do Es­que­ma, que ale­ga que a sus­pen­são do car­na­val, além de “aca­bar com uma di­ver­são tão es­pe­ra­da, ain­da cau­sou pre­juí­zo.” Se­gun­do ele, o blo­co gas­tou di­nhei­ro na com­pra de fan­ta­si­as e ade­re­ços, e des­de o ano pas­sa­do um gru­po já vi­nha en­sai­an­do, “pa­ra na­da”. Na ci­da­de já fo­ram ado­ta­das me­di­das se­ve­ras, co­mo arrastões de lim­pe­za, apli­ca­ção de fu­ma­cê e vi­si­ta dos agen­tes em to­dos os bair­ros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.