Bra­sil libera es­te mês en­tra­da de tri­go rus­so

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Ve­nil­son Fer­rei­ra

O Bra­sil vai li­be­rar as im­por­ta­ções de tri­go da Rús­sia. O acor­do fi­tos­sa­ni­tá­rio que abre o mer­ca­do bra­si­lei­ro se­rá as­si­na­do em 19 de fe­ve­rei­ro pe­lo mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra, Men­des Ri­bei­ro Fi­lho, e pe­lo mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra da Fe­de­ra­ção Rus­sa, Ni­ko­lay Fe­do­rov. O en­ten­di­men­to faz par­te da pro­gra­ma­ção da vi­si­ta das au­to­ri­da­des rus­sas ao Bra­sil, de 18 a 20 des­te mês, com a pre­sen­ça do pri­mei­ro-mi­nis­tro Dmi­tri Med­ve­dev.

O di­re­tor do De­par­ta­men­to de Sa­ni­da­de Ve­ge­tal do Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Co­sam Coutinho, ex­pli­cou que a ne­go­ci­a­ção en­tre os dois paí­ses já le­va al­guns anos e a aber­tu­ra das im­por­ta­ções pa­ra o co­mér­cio de tri­go rus­so po­de su­prir uma ca­rên­cia que o Bra­sil tem em re­la­ção ao pro­du­to. O Bra­sil im­por­ta me­ta­de do con­su­mo anu­al de tri­go es­ti­ma­do em 10 mi­lhões de to­ne­la­das e o prin­ci­pal for­ne­ce­dor é a Ar­gen­ti­na, que res­pon­de por cer­ca de 80% do su­pri­men­to.

O di­re­tor de Sa­ni­da­de ob­ser­va que o mo­men­to atu­al é fa­vo­rá­vel à aber­tu­ra do mer­ca­do pa­ra o tri­go rus­so por­que o Bra­sil ze­rou a alí­quo­ta de im­por­ta­ção pa­ra tri­go de qual­quer pro­ce­dên­cia até 30 de agos­to de 2013, em vir­tu­de do ris­co de de­sa­bas­te­ci­men­to do mer­ca­do bra­si­lei­ro. A me­di­da apro­va­da nes­ta se­ma­na pe­la Câ­ma­ra de Co­mér­cio Ex­te­ri­or (Ca­mex) isen­ta da ta­xa­ção de 10% re­la­ti­va à Ta­ri­fa de Ex­por­ta­ção Co­mum (TEC) pa­ra até 1 mi­lhão de to­ne­la­das de tri­go com­pra­do de paí­ses fo­ra do Mer­co­sul, no pe­río­do de abril a ju­lho des­te ano.

Co­sam afir­mou ain­da que du­ran­te o en­con­tro do Co­mi­tê Agrá­rio Rús­sia/Bra­sil, que se­rá re­a­li­za­do no dia 18 de fe­ve­rei­ro, tam­bém se­rá dis­cu­ti­da a pos­si­bi­li­da­de de os dois paí­ses fir­ma­rem o pro­to­co­lo so­bre co­o­pe­ra­ção pa­ra o for­ne­ci­men­to de fa­re­lo de so­ja do Bra­sil pa­ra a Rús­sia. O pro­to­co­lo tam­bém faz par­te das ro­da­das de ne­go­ci­a­ções en­tre os dois paí­ses e as tra­ta­ti­vas téc­ni­cas fi­nais es­tão em dis­cus­são.

Ricardo Lo­pes/ar­qui­vo

TAM e Gol fo­ram mul­ta­das em R$ 3,5 mi­lhões ca­da por ven­da ca­sa­da de pas­sa­gem e se­gu­ro-vi­a­gem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.