Ven­da ca­sa­da aca­ba em mul­ta

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA -

O Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça mul­tou on­tem as em­pre­sas Gol Trans­por­tes Aé­re­os e TAM Li­nhas Aé­re­as em R$ 3,5 mi­lhões ca­da. A pu­ni­ção se de­ve à prá­ti­ca da cha­ma­da ven­da ca­sa­da de pas­sa­gens aé­re­as em con­jun­to com se­gu­ro de vi­a­gem. De acor­do com o De­par­ta­men­to de Pro­te­ção e De­fe­sa do Con­su­mi­dor (DPDC), que faz par­te da Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal do Con­su­mi­dor (Se­na­con), “du­ran­te o pro­ces­so de in­ves­ti­ga­ção, fi­cou com­pro­va­do que a con­tra­ta­ção do se­gu­ro ‘as­sis­tên­cia vi­a­gem’ era um ser­vi­ço pré-se­le­ci­o­na­do pe­lo si­te das em­pre­sas e vin- cu­la­do à com­pra da pas­sa­gem”. Ca­bia ao con­su­mi­dor, ca­so não qui­ses­se ad­qui­rir o pro­du­to, des­mar­car o item se­le­ci­o­na­do an­tes de efe­ti­var o pa­ga­men­to.

O di­re­tor do DPDC, Amaury Oli­va, ex­pli­ca que o pro­ce­di­men­to le­va­va o con­su­mi­dor ao er­ro. “Ao ad­qui­rir pas­sa­gens aé­re­as e pagar as ta­xas, con­su­mi­do­res eram in­du­zi­dos a com­prar o se­gu­ro de vi­a­gem. A prá­ti­ca de ven­da ca­sa­da, além de ofen­der o prin­cí­pio da boa-fé ob­je­ti­va, vi­o­la os di­rei­tos e ga­ran­ti­as pre­vis­tos no Có­di­go de De­fe­sa do Con­su­mi­dor”, dis­se Oli­va.

Se­gun­do a Se­na­con, “a apli­ca­ção da mul­ta le­vou em con­si­de­ra­ção os cri­té­ri­os do Có­di­go de De­fe­sa do Con­su­mi­dor, a per­pe­tu­a­ção do tem­po da prá­ti­ca abu­si­va e a co­le­ti­vi­da­de atin­gi­da”. Os va­lo­res de­vem ser de­po­si­ta­dos em fa­vor do Fun­do de De­fe­sa de Di­rei­tos Di­fu­sos (FDD) do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e se­rão apli­ca­dos em ações vol­ta­das à pro­te­ção do meio am­bi­en­te, do pa­trimô­nio pú­bli­co e da de­fe­sa dos con­su­mi­do­res, diz a no­ta. As em­pre­sas não se ma­ni­fes­ta­ram so­bre a au­tu­a­ção fei­ta pe­lo mi­nis­té­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.