Po­lí­cia apos­ta no tra­ba­lho com jo­vens

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

A po­lí­cia apos­ta no tra­ba­lho em lon­go pra­zo pa­ra di­mi­nuir o pro­ble­ma. Uma das fer­ra­men­tas apli­ca­das há 12 anos é o Pro­gra­ma Edu­ca­ci­o­nal de Re­sis­tên­cia as Dro­gas(Pro­erd). So­men­te na re­gião de Ma­rin­gá, qua­se 50 mil alu­nos já pas­sa­ram pe­lo pro­je­to. “O alu­no apren­de a di­zer não as dro­gas e pas­sa a ver o po­li­ci­al co­mo um ali­a­do. É co­mum ou­vir­mos re­la­tos de jo­vens que pas­sa­ram pe­lo pro­gra­ma e evi­ta­ram as dro­gas gra­ças às pa­les­tras dos po­li­ci­ais”, co­men­ta o co­man­dan­te da Pa­tru­lha Es­co­lar do 4º Ba­ta­lhão de Po­lí­cia Mi­li­tar em Ma­rin­gá, ca­pi­tão Luiz Car­losMar­tins.

O pro­gra­ma é de­sen­vol­vi­do com cri­an­ças de 9 anos a 12 anos. Em pe­lo me­nos um se­mes­tre do ano, os alu­nos as­sis­tem uma au­la por se­ma­na. De acor­do com a car­ti­lha do Pro- erd, dis­po­ní­vel in­clu­si­ve no si­te da Po­lí­cia Mi­li­tar do Pa­ra­ná, “as au­las en­si­nam as cri­an­ças a re­for­çar a au­to­es­ti­ma, li­dar com as ten­sões, re­sis­tir às pres­sões dos com­pa­nhei­ros e da mí­dia, além de de­sen­vol­ver a ci­vi­li­da­de”.

Ação

Em re­la­ção à pre­sen­ça do trá­fi­co ao re­dor das es­co­las, o co­man­dan­te ex­pli­cou que o tra­ba­lho é em con­jun­to em con­tí­nuo. Se­gun­do ele, pa­ra au­men­tar a sen­sa­ção de se­gu­ran­ça aos fun­ci­o­ná­ri­os e alu­nos, a po­pu­la­ção po­de co­la­bo­rar por meio de de­nún­ci­as. “Quan­do re­ce­be­mos as de­nún­ci­as va­mos atrás; já fla­gra­mos ca­sos de tra­fi­can­tes que agi­am per­to de es­co­las. O pro­ce­di­men­to é co­mum. En­ca­mi­nha­mos à de­le­ga­cia e o delegado to­mas as pro­vi­dên­ci­as.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.