DIAADIA

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

Saú­de

O de­pu­ta­do es­ta­du­al Wilson Quin­tei­ro propôs ao go­ver­no do Es­ta­do a ex­ten­são do Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio de Ma­rin­gá (HU) pa­ra o mu­ni­cí­pio de Bar­bo­sa Fer­raz.

Evi­tan­do

Aten­den­do os mo­ra­do­res da­que­la re­gião, evi­ta-se que eles ve­nham pa­ra o HU de Ma­rin­gá, que es­tá su­per­lo­ta­do ---co­mo sem­pre.

Pro­mes­sas

O HU con­ti­nua pe­din­do so­cor­ro. Pro­mes­sas têm aos mon­tes.

Na Amu­sep

O pre­fei­to de Ma­ri­al­va, Ed­gar Silvestre (De­ca), pre­si­den­te da Amu­sep, cum­priu agen­da na se­de da as­so­ci­a­ção, na quin­ta-fei­ra à tar­de. Ele es­tá ani­ma­do com os pro­je­tos pa­ra 2013 e com o no­vo con­sór­cio de ges­tão Pro­a­mu­sep.

Se­le­ção

Os pre­fei­tos e as su­as equi­pes pre­ci­sam se mo­bi­li­zar. O go­ver­no fe­de­ral abriu se­le­ção pa­ra di­ver­sas áre­as.

Es­co­lha

Os mu­ni­cí­pi­os com me­lho­res pro­je­tos, que com­pro­va­rem re­ais ne­ces­si­da­des pa­ra os re­cur­sos, se­rão os es­co­lhi­dos.

PAC Pa­vi­men­ta­ção

O Mi­nis­té­rio das Ci­da­des (MCi­da­des) abriu, por meio da Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal de Trans­por­te e da Mo­bi­li­da­de Ur­ba­na (Se­mob), se­le­ção pa­ra apre­sen­ta­ção de pro­pos­tas pa­ra o Pro­gra­ma de Ace­le­ra­ção do Cres­ci­men­to (PAC 2) - Pa­vi­men­ta­ção e Qua­li­fi­ca­ção de Vi­as Ur­ba­nas.

Bi­lhões

O va­lor de in­ves­ti­men­to to­tal pa­ra a no­va se­le­ção é de R$ 5 bi­lhões.

Ins­cri­ções

No si­te In­for­ma­ções es­tão no si­te do Mi­nis­té­rio das Ci­da­des. Mui­tos mu­ni­cí­pi­os da re­gião po­dem se ins­cre­ver pa­ra es­sa se­le­ção.

Pro­pos­tas

Po­de­rão par­ti­ci­par da se­le­ção mu­ni­cí­pi­os com até 150 mil ha­bi­tan­tes, com a apre­sen­ta­ção de du­as pro­pos­tas, com 150 mil a um mi­lhão de ha­bi­tan­tes, com três pro­pos­tas, e aci­ma de um mi­lhão, com cin­co pro­pos­tas.

Ha­bi­ta­ção

Mu­ni­cí­pi­os com po­pu­la­ção de até 50 mil ha­bi­tan­tes já po­dem se ins­cre­ver em uma no­va se­le­ção do pro­gra­ma Mi­nha Ca­sa Mi­nha Vi­da (MCMV). O pro­ces­so vai até o dia 5 de abril.

Saú­de

O pre­si­den­te da Uni­med Ma­rin­gá, Da­oud Nas­ser, pres­ti­gi­ou na sex­ta­fei­ra a en­tre­ga da pri­mei­ra “Es­ta­ção Saú­de”, ao la­do da ATI no Par­que do In­gá. A Uni­med é par­cei­ra da pre­fei­tu­ra no pro­je­to que vi­sa ofe­re­cer uma op­ção a mais pa­ra que jo­vens pra­ti­quem exer­cí­ci­os re­gu­lar­men­te.

Par­cei­ra

Nas­ser dis­se que a Uni­med é par­cei­ra nes­sa ini­ci­a­ti­va des­de o iní­cio, quan­do fi­nan­ci­ou as pri­mei­ras uni­da­des. “Ho­je, as ATI es­tão es­pa­lha­das por mais de dois mil mu­ni­cí­pi­os bra­si­lei­ros e de paí­ses da Amé­ri­ca do Sul”, ilus­trou.

De­fe­sa

O ve­re­a­dor Ca­pi­tão Ide­val foi no­me­a­do Ad­jun­to da De­fe­sa Ci­vil de Ma­rin­gá, que tem na pre­si­dên­cia do pre­fei­to Car­los Ro­ber­to Pu­pin.

Úl­ti­ma

Por cau­sa da no­ve­la Salve Jorge (Glo­bo) a pre­si­den­te Dil­ma cri­ou a Co­mis­são Tri­par­ti­de da Po­lí­ti­ca Na­ci­o­nal de En­fren­ta­men­to ao Trá­fi­co de Pes­so­as. Exis­tem mu­lhe­res sem no­ção, ga­nan­ci­o­sas tam­bém, que ca­em na lá­bia de tra­fi­can­tes de cor­pos. Acre­di­tam que vão pa­ra a Eu­ro­pa tra­ba­lhar co­mo mo­de­los. Che­gan­do lá, des­co­brem que vi­ra­ram pros­ti­tu­tas, es­cra­vas se­xu­ais. É um gol­pe tão an­ti­go co­mo o Con­to do Bi­lhe­te. E o mu­lhe­rio cai nes­sa ain­da! E daí, o go­ver­no tem que gas­tar pra evi­tar que elas se­jam otá­ri­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.