In­se­ti­ci­da ame­a­ça pro­du­ção de seda

Cri­a­do­res de bi­cho-da-seda per­de­ram até 100% da pro­du­ção de­vi­do a con­ta­mi­na­ção das la­gar­tas por de­fen­si­vos agrí­co­las apli­ca­dos em la­vou­ras da re­gião

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Cri­a­do­res de bi­cho-da-seda de Pa­ra­na­city, Ina­já e Cru­zei­ro do Sul per­de­ram par­te da pro­du­ção de­vi­do à con­ta­mi­na­ção, por de­fen­si­vos agrí­co­las, das la­vou­ras de amora -- úni­co ali­men­to con­su­mi­do pe­la la­gar­ta. Pe­lo me­nos 33 de­les con­fir­mam que per­de­ram 100% da cri­a­ção e al­guns já pen­sam em mu­dar de ati­vi­da­de.

O pro­ble­ma co­me­çou em ja­nei­ro, épo­ca em que ge­ral­men­te o bi­cho-da-seda co­me­ça a pre­pa­ra­ção dos ca­su­los e coin­ci­de com o pe­río­do em que acon­te­cem as pul­ve­ri­za­ções aé­re­as de de­fen­si­vos nas la­vou­ras de so­ja, man­di­o­ca e ca­na-de-açú­car, to­das mui­to pre­sen­tes na re­gião. “Não há dúvida de que foi de­fen­si­vo que ma­tou os bi­chi­nhos”, diz o pre­si­den­te do Con­se­lho de Agri­cul­tu­ra de Cru­zei­ro do Sul, Sal­va­dor Si­to­ni. Se­gun­do ele, fo­lhas de amora con­ta­mi­na­das se­rão le­va­das a aná­li­se pa­ra se sa­ber qual foi o pro­du­to que cau­sou a mor­tan­da­de.

“Nós fa­ze­mos in­ves­ti­men­to em adu­ba­ção, óleo pa­ra o tra­tor, ener­gia, em­pre­ga­mos o tem­po da nos­sa fa­mí­lia e, no fi­nal, fi­ca­mos com o pre­juí­zo e nem te­mos a qu­em re­cla­mar, pois vá­ri­as reu­niões já fo­ram fei­tas, mas nin­guém as­su­me a res­pon­sa­bi­li­da­de”, diz o cri­a­dor Ivan Al­men­dre. Ele per­deu 100% de sua cri­a­ção e diz que te­rá que re­co­me­çar “qua­se do ze­ro”.

José Faus­ti­no, que tem dois bar­ra­cões em um sí­tio a 3 quilô­me­tros de Pa­ra­na­city, tam­bém per­deu tudo e diz não ter dú­vi­das de que o cau­sa­dor foi o de­fen­si­vo usa­do nos ca­na­vi­ais que cer­cam sua pro­pri­e­da­de. “Já são cin­co anos se­gui­dos que per­co to­da a pro­du­ção quan­do eles apli­cam ve­ne­no”, la­men­ta.

O ge­ren­te de Pro­du­ção Agrí­co­la da Usi­na San­ta Te­re­zi­nha, em Pa­ra­na­city, es­te­ve com cri­a­do­res de bi­cho-da-seda sex­ta­fei­ra e dis­se que a usi­na não fez na­que­la re­gião nes­te ano. Já a Usi­na Al­to Alegre, que tam­bém ca­na­vi­ais na área, não en­vi­ou re­pre­sen­tan­te. “São cin­co anos se­gui­dos que per­co a pro­du­ção. O úni­co jei­to é ven­der tudo e ir fa­zer ou­tra coi­sa”

Ar­qui­vo/dnp

Cri­a­do­res de bi­cho-da-seda es­tão per­den­do la­gar­tas por con­ta­mi­na­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.