A me­ni­na

ES­TREIA A Ori­gem”, ter­cei­ro lon­ga-me­tra­gem da fran­quia; fil­me de­ve es­tre­ar no

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ariá­diny Ri­nal­di

ari­a­diny@odi­a­rio.com Pre­sa em um ba­lão des­go­ver­na­do que voa so­bre o co­ra­ção da Flo­res­ta Amazô­ni­ca. É as­sim que Be­a­triz Nos­kos­ki, en­tra em ce­na no fil­me “Tai­ná – A Ori­gem”, que te­ve es­treia na­ci­o­nal na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra. Bia, co­mo to­dos a cha­mam, é de Cas­ca­vel (266 km de Ma­rin­gá), tem ape­nas 10 anos e foi a es­co­lhi­da pa­ra fa­zer par­te do elen­co prin­ci­pal do fil­me, en­tre as mais de 2 mil can­di­da­tas. Nas ci­da­des do Pa­ra­ná, o lon­ga-me- tra­gem es­tá pre­vis­to pa­ra che­gar às sa­las de ci­ne­ma so­men­te no mês que vem.

O pa­pel con­quis­ta­do pe­la atriz mi­rim foi o de Lau­ri­nha, uma tí­pi­ca me­ni­na de ci­da­de gran­de, mais acos­tu­ma­da com o ce­lu­lar e o no­te­bo­ok do que com ani­mais e plan­tas. O avô, um bió­lo­go es­ta­ba­na­do e utó­pi­co, in­ter­pre­ta­do por Nu­no Le­al Maia, de­ci­de le­var a ga­ro­ta pa­ra pas­sar as fé­ri­as em con­ta­to com a na­tu­re­za, a fim de que ela en­ten­da me­lhor a sua cau­sa: de­fen­der a flo­res­ta con­tra a de­vas­ta­ção am­bi­en­tal. Mi­ma­da e tei­mo­sa, Lau­ri­nha aca­ba pre­sa num ba­lão e, quan­do cai no meio da ma­ta, é sal­va por Tai­ná. Em uma das ce­nas mais en­gra­ça­das, Lau­ri­nha per­gun­ta: “In­di­a­zi­nha Po­cahon­tas, on­de tem to­a­le­te?” Tai­ná res­pon­de com um sus­pi­ro in­con­for­ma­do, “ali, ali, ali e ali” - apon­tan­do pa­ra to­das as ár­vo­res.

Alegre, a ga­ro­ta con­ta que fi­cou mui­to emo­ci­o­na­da quan­do as­sis­tiu ao fil­me. “Foi mui­to le­gal. Nun­ca ti­nha me ima­gi­na­do na te­la do ci­ne­ma.” Pa­ra con­se­guir re­pre­sen­tar Lau­ri­nha, an­tes, ela pre­ci­sou pas­sar por três se­le­ti­vas em São Pau­lo. Quan­do o pai Ed­son Nos­kos­ki, 28, co­lo­cou a fi­lha pa­ra fa­zer par­te do cas­ting da agên­cia de ta­len­tos pau­lis­ta­na Tri­bo de Ato­res, não acre­di­ta­va que Bia con­se­gui­ria um tra­ba­lho tão pro­mis­sor. “Es­pe­rá­va­mos uma opor­tu­ni­da­de me­nor, que ela, tal­vez, fos­se cha­ma­da pa­ra fa­zer al­gu­mas fo­tos de pro­pa­gan­da.”

A prin­ci­pal ca­rac­te­rís­ti­ca que con­tri­buiu pa­ra que Bia en­tras­se no elen­co, acre­di­ta o pai, foi a per­so­na­li­da­de ex­tro­ver­ti­da da fi­lha. “Ela é es­pon­tâ­nea, con­ver­sa com to­do mun­do, e é bem fo­to­gê­ni­ca”, diz. Or­gu­lho­so, ele es­pe­ra que o fil­me abra as por­tas pa­ra a car­rei­ra da fi­lha. “Tor­ce­mos pa­ra que es­te tra­ba­lho se­ja o pri­mei­ro de mui­tos. Se ela de­mos­trar in­te­res­se, va­mos con­ti­nu­ar in­ves­tin­do em tudo o que es­ti­ver aao nos­so al­can­ce.”

Co­mo o fil­me foi ro­da­do ao lon­go de três me­ses, a triz mi­rim po­de apro­vei­tar o tem­po pa­ra pas­se­ar e co­nhe­cer as pai­sa­gens das re­giões da Amazô­nia, nos es­ta­dos de Pa­rá e Ama­pá. “Lá é um lu­gar bem bo­ni­to. Gos­tei de co­nhe­cer Al­ter do Chão, o zo­o­ló­gi- co de San­ta­rém, e a Flo­res­ta dos Ta­pa­jós. O ruim foi fi­car lon­ge da mi­nha fa­mí­lia. Ain­da bem que mi­nha avó es­ta­va co­mi­go,” diz.

De­co­rar as fa­las foi fá­cil. O mais di­fí­cil, con­ta, foi ven­cer o me­do de al­tu­ra. “De­mo­rei pa­ra cri­ar co­ra­gem e su­bir no ba­lão, mes­mo sa­ben­do que es­ta­va pre­so por uma cor­da.” Ou­tro de­sa­fio foi re­sis­tir ao frio do rio. “Tem uma ce­na que gra­va­mos den­tro de uma ca­noa. Quan­do a on­da ba­tia, o bar­co vi­ra­va e a água que es­pir­ra­va era mui­to ge­la­da.” Ti­ran­do es­ses des­con­for­tos, Bia diz que uma das ex­pe­ri­ên­ci­as mais di­ver­ti­das foi con­vi­ver com os ani­mais. “Con­tra­ce­nei com vá­ri­os bi­chi­nhos: ma­ca­cos, co­bra, ja­ca­ré, on­ci­nha”, enu­me­ra, ad­mi­ra­da.

Além dos bi­chos, Bia atu­ou tam­bém ao la­do de Igor Ozzy, que in­ter­pre­ta o ín­dio Go­bi e Wi­ra­nu Tem­bé, in­di­a­zi­nha de ape­nas cin­co anos, que mal sa­bia fa­lar por­tu­guês quan­do foi es­co­lhi­da pa­ra vi­ver a per­so­na­gem-tí­tu­lo. O pro­du­tor Cláudio Bar­ros e seu as-

Divulgação

Be­a­triz Nos­kos­ki, con­tra­ce­na com Igor Ozzy; no fil­me, os dois aju­dam Tai­ná a des­co­brir os mistérios da pró­pria ori­gem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.