De Cas­ca­vel pa­ra a te­la gran­de

Be­a­triz Nos­kos­ki, de Cas­ca­vel, faz par­te do elen­co prin­ci­pal de “Tai­ná – Pa­ra­ná em mar­ço

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

sis­ten­te Mil­ton Bou­lho­sa, pas­sa­ram mais de dois anos re­a­li­zan­do tes­tes em vá­ri­os Es­ta­dos do País pa­ra en­con­trar a me­ni­na que subs­ti­tui­ria Eu­ni­ce Baía, a “pri­mei­ra Tai­ná”, que ho­je tem 22 anos. Des­co­bri­ram Wi­ra­nu du­ran­te os Jo­gos In­dí­ge­nas de 2009 e fi­ca­ram “en­can­ta­dos” com a sua na­tu­ra­li­da­de. Con­vi­ven­do com a in­di­a­zi­nha, Bia apren­deu a res­pei­tar as di­fe­ren­ças. “Fiz mui­tos ami­gos, mas de qu­em mais gos­tei foi da Tai­ná. Não co­nhe­cia um ín­dio de per­to e de ver­da­de, só pe­la te­le­vi­são. Eu acha­va que eles vi­vi­am ca­çan­do e pes­can­do, mas não. Tam­bém brin­cam e, na al­deia, ela até aju­da a mãe a co­zi­nhar”, con­ta a pa­ra­na­en­se.

O fil­me é a pri­mei­ra fran­quia do ci­ne­ma bra­si­lei­ro a che­gar ao ter­cei­ro epi­só­dio. A sa­ga co­me­çou em 2000, quan­do foi lan­ça­do “Tai­ná – Uma aven­tu­ra na Amazô­nia”, di­ri­gi­do por Tâ­nia La­mar­ca e Sér­gio Blo­ch. O se­gun­do lon­ga, “Tai­ná – A Aven­tu­ra Con­ti­nua”, veio qua­tro anos de- pois, sob a di­re­ção de Mau­ro Lima. Foi vis­to por 788 mil es­pec­ta­do­res e re­ca­dou mais de R$ 4,5 mi­lhões. Ao to­do, con­quis­ta­ram, 22 prê­mi­os em even­tos in­ter­na­ci­o­nais de­di­ca­dosà­pro­du­çãoin­fan­til.

A no­va pro­du­ção, di­ri­gi­da por Ro­sa­ne Svart­man, ro­tei­ris­ta do se­ri­a­do “Ma­lha­ção”, re­la­ta a fa­se de Tai­ná ain­da be­bê. A me­ni­na é en­con­tra­ra pe­lo ín­dio Vô Ti­gê, (Gra­cin­do Jú­ni­or), que a cria pre­pa­ran­do-a pa­ra ser uma guer­rei­ra. Po­rém, quan­do cres­ce um pou­co, pre­ci­sa en­fren­tar uma gan­gue, li­de­ra­da por Ví­tor, (Gui­lher­me Be­ren­guer), que in­clui uma mo­ça (Lai­la Zaid) e um ca­pan­ga (Le­on Go­es), um su­jei­to es­tra­nho, que as­sus­ta e se­ques­tra cri­an­ças. A ca­pri­cha­da tri­lha so­no­ra é de au­to­ria do ma­es­tro Luiz Avellar e exe­cu­ta­da pe­la Or­ques­tra de Pra­ga. O mú­si­co Car­li­nhos Brown can­ta o te­ma prin­ci­pal, a can­ção “To­que Pa­to­que”, que tem tudo pa­ra en­can­tar as cri­an­ças, as­sim co­mo a atu­a­ção da loi­ri­nha de Cas­ca­vel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.