Márcia e seus 30 anos ao vo­lan­te

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

A pro­fes­so­ra Márcia Mel­ces Ma­zon, 53 anos, fez a pri­mei­ra ha­bi­li­ta­ção no co­me­ço da dé­ca­da de 80, quan­do ti­nha 23 anos. Ela ha­via ca­sa­do há pou­co tem­po e tam­bém foi in­cen­ti­va­da pe­lo ma­ri­do a apren­der a di­ri­gir. “Não era co­mum. Pou­cas mu­lhe­res di­ri­gi­am na­que­la épo­ca”, lem­bra. A mãe de Márcia, por exem­plo, nun­ca che­gou a as­su­mir um vo­lan­te, mas as fi­lhas fi­ze­ram o do­cu­men­to lo­go após com­ple­tar os 18 anos.

“Elas ti­ra­ram a ha­bi­li­ta­ção pa­ra car­ro e mo­to. Ava­lio que ho­je di­ri­gir não é mais uma ques­tão de sta­tus, mas uma ne­ces­si­da­de”, con­si­de­ra. Márcia é uma das 10.220 mu­lhe­res ma­rin­ga­en­ses com ida­de en­tre 45 e 54 anos que têm ha­bi­li­ta­ção só pa­ra car­ros. “Pa­ra mo­to não fiz. Não gos­to e não quis fa­zer”, lem­bra. Na mes­ma fai­xa etá­ria que ela, há 2.312 mu­lhe­res com ha­bi­li­ta­ção pa­ra car­ro e mo­to e ape­nas 85 com a CNH ex­clu­si­va pa­ra as mo­to­ci­cle­tas.

Em 30 anos, Márcia con­ta que so­freu um úni­co aci­den­te de trân­si­to. Ela tra­fe­ga­va com a fi­lha na PR-317, no tre­cho da ro­do­via en­tre Cam­po Mourão e Ma­rin­gá. “Que­brou a bar­ra de di­re­ção do veí­cu­lo e não pu­de fa­zer na­da pa­ra evi­tar o aci­den­te. Foi o úni­co in­ci­den­te que me en­vol­vi e foi por fa­lha me­câ­ni­ca”, con­ta. Ape­sar do sus­to, ela e a fi­lha não so­fre­ram fe­ri­men­tos gra­ves. “Só o car­ro que te­ve per­da to­tal”, re­cor­da.

Se­gun­do a pro­fes­so­ra, o se­gre­do pa­ra evi­tar aci­den­tes no trân­si­to é a pru­dên­cia. Ao ser ques­ti­o­na­da se as mu­lhe­res di­ri­gem me­lhor do que os ho­mens, Márcia prefere evi­tar a po­lê­mi­ca. “Não di­ria que nós di­ri­gi­mos me­lhor do que eles. Acre­di­to que di­ri­gi­mos tão bem quan­to os ho­mens”, afir­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.