Ba­lan­ço po­si­ti­vo no Pro­vo­par

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Van­da Mu­nhoz

van­da@odi­a­rio.com Depois de qua­tro anos a fren­te do Pro­gra­ma do Vo­lun­ta­ri­a­do Pa­ra­na­en­se (Pro­vo­par), a ex-pri­mei­ra da­ma de Ma­rin­gá, Ber­na­de­te Bar­ros, con­si­de­ra que cum­priu uma mis­são e en­tre­ga a en­ti­da­de depois de im­plan­tar pro­je­tos im­por­tan­tes.

Em qua­tro anos, a en­ti­da­de ar­re­ca­dou mais de 400 mil uni­da­des de rou­pas e co­ber­to­res por meio da Cam­pa­nha do Aga­sa­lho, mais de 300 mil qui­los de ali­men­tos e fez cen­te­nas de en­ca­mi­nha­men­tos de mó­veis e ou­tras uti­li- da­des. Os pro­du­tos são dis­tri­buí­dos en­tre en­ti­da­des ca­das­tra­das que os re­pas­sam à po­pu­la­ção ca­ren­te. Uma das par­ce­ri­as im­por­tan­tes do Pro­vo­par é com a Ex­poin­gá, fei­ra agro­pe­cuá­ria pro­mo­vi­da pe­la So­ci­e­da­de Rural de Ma­rin­gá, on­de a en­ti­da­de ar­re­ca­da ali­men­tos.

Além dis­so, há a Vi­la do Pa­pai No­el que, no pe­río­do de 2009 a 2012, ar­re­ca­dou re­cur­sos na or­dem de R$ 148 mil re­pas­san­do-os às en­ti­da­des be­ne­fi­cen­tes da ci­da­de. “Ma­rin­gá é uma ci­da­de pri­vi­le­gi­a­da, nos­sa co­mu­ni­da­de é so­li­dá­ria e a ca­pa­ci­da­de de mo­bi­li­za­ção é al­ta. Nes­ses qua- tro anos, per­ce­be­mos que, ape­sar da de­man­da, as en­ti­da­des fa­zem um tra­ba­lho be­lís­si­mo”, ava­lia Ber­na­de­te. Em re­la­ção ao Tro­féu Em­pre­sa So­li­dá­ria, im­plan­ta­do pe­lo Pro­vo­par, ela des­ta­ca o em­pe­nho de em­pre­sá­ri­os ma­rin­ga­en­ses em apoi­ar ações hu­ma­ni­tá­ri­as e pro­je­tos so­ci­ais. “É a cau­sa que con­quis­ta o apoio de ca­da um de­les”, diz.

No dia 31 de ja­nei­ro, Ber­na­de­te fez uma pres­ta­ção de contas em as­sem­bleia ge­ral de to­das ações da en­ti­da­de. Ela dei­xou o car­go com a ex­pec­ta­ti­va de que se­ja im­plan­ta­do o Ban­co de Ali­men­tos, um pro­je- to que dei­xou pron­to. “O Ban­co de Ali­men­tos é man­ti­do pe­la Ce­a­sa. Os ali­men­tos são do­a­dos pa­ra o Ban­co on­de as en­ti­da­des ca­das­tra­das fa­zem a tri­a­gem”, ex­pli­ca. Nes­te pro­je­to, a par­ti­ci­pa­ção do Pro­vo­par pre­vê, en­tre ou­tras coi­sas, a pre­pa­ra­ção de so­pas, pol­pas e sor­ve­tes ti­po pi­co­lé com as fru­tas. “O pro­je­to es­tá pron­to, ago­ra é só co­lo­cá-lo em prá­ti­ca. Te­nho cer­te­za que, em bre­ve uma no­va di­re­to­ria as­su­me o Pro­vo­par e as ações em prol de uma co­mu­ni­da­de ca­da vez mais uni­da, jus­ta e so­li­dá­ria vol­tem a to­do va­por, co­mo tem que ser.” “Ma­rin­gá é uma ci­da­de pri­vi­le­gi­a­da, nos­sa co­mu­ni­da­de é so­li­dá­ria e a ca­pa­ci­da­de de mo­bi­li­za­ção é al­ta”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.