Mais um mor­re ví­ti­ma de tra­gé­dia em San­ta Maria

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com Um pa­ci­en­te que es­ta­va in­ter­na­do no Hos­pi­tal Cris­to Re­den­tor, em Porto Alegre (RS), após o in­cên­dio na bo­a­te Kiss, na ma­dru­ga­da do dia 27 de ja­nei­ro, em San­ta Maria, morreu na noi­te de do­min­go. Com mais es­se ca­so, o nú­me­ro de ví­ti­mas che­ga a 239.

A in­for­ma­ção foi con­fir­ma­da pe­la Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Saú­de do Rio Gran­de do Sul, que não di­vul­gou a iden­ti­da­de da ví­ti­ma por­que até o fi­nal da ma­nhã de on­tem ain­da aguar­da­va a au­to­ri­za­ção da fa­mí­lia.

De acor­do com a se­cre­ta­ria, 49 fe­ri­dos no in­cên­dio con­ti­nu­am in­ter­na­dos em hos­pi­tais em qua­tro ci­da­des gaú­chas.

As­so­ci­a­ção

Pa­ren­tes de ví­ti­mas reu­ni­ram­se pa­ra dis­cu­tir a cri­a­ção de uma as­so­ci­a­ção que os re­pre­sen­te. O gru­po es­tá sen­do apoi­a­do pe­la De­fen­so­ria Pú­bli­ca do Rio Gran­de do Sul.

Se­gun­do Adher­bal Al­ves Fer­rei­ra, um dos pais que li­de­ram o mo­vi­men­to, o ob­je­ti­vo é ga­ran­tir apoio psi­co­ló­gi­co e ju­rí­di­co às fa­mí­li­as. Fer­rei­ra per­deu a fi­lha Jen­ne­fer Men­des Fer­rei­ra, 22, es­tu­dan­te de Psi­co­lo­gia.

“Fi­ze­mos um ca­das­tro pre­li­mi­nar com 199 pa­ren­tes. Ain­da não es­ta­mos na fa­se de apon­tar cul­pa­dos, ain­da é ce­do pa­ra is­so, mas qu­e­re­mos pro­por­ci­o­nar o am­pa­ro psi­co­ló­gi­co e ju­rí­di­co às nos­sas fa­mí­li­as”, dis­se ele após o en­con­tro, acres­cen­tan­do que a ideia foi bem re­ce­bi­da pe­la mai­o­ria dos pa­ren­tes, em­bo­ra “a si­tu­a­ção ain­da es­te­ja mui­to à flor da pe­le.”

Uma no­va reu­nião es­tá mar­ca­da pa­ra o pró­xi­mo dia 23.

Pa­ra o de­fen­sor pú­bli­co do Rio Gran­de do Sul An­drey Regis de Me­lo, que tam­bém par­ti­ci­pou do en­con­tro, a or­ga­ni­za­ção for­mal das fa­mí­li­as po­de tor­nar mais efe­ti­va a ga­ran­tia de di­rei­tos, co­mo no ca­so de ação in­de­ni­za­tó­ria.

Se­gun­do ele, o gru­po vai ana­li­sar a ex­pe­ri­ên­cia de as­so­ci­a­ções cons­ti­tuí­das por pa­ren­tes de ví­ti­mas de tra­gé­di­as aé­re­as no Bra­sil, que ne­go­ci­am na Jus­ti­ça a res­pon­sa­bi­li­da­de pe­las mor­tes, o va­lor e a for­ma de pa­ga­men­to das in­de­ni­za­ções.

“Ain­da é mui­to pre­co­ce fa­lar­mos nis­so, por­que o inqué­ri­to po­li­ci­al es­tá em an­da­men­to, mas acre­di­ta­mos que a cri­a­ção da as­so­ci­a­ção tam­bém po­de ser­vir co­mo um mar­co pa­ra a fis­ca­li­za­ção e a pre­ven­ção de tra­gé­di­as”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.