Es­pe­ci­a­li­za­ção com ins­cri­ções aber­tas

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

Es­tá aber­ta a tem­po­ra­da de ma­trí­cu­las pa­ra cur­sos de pós-gra­du­a­ção em Ma­rin­gá. São pe­lo me­nos 200 cur­sos de es­pe­ci­a­li­za­ção em no­ve ins­ti­tui­ções com ins­cri­ções aber­tas nes­te mês. Pa­ra a mai­o­ria, as tur­mas ini­ci­am as au­las em mar­ço.

As opor­tu­ni­da­des são pa­ra as áre­as de Saú­de, Exa­tas e Hu­ma­nas, com cur­sos que vão de MBA em Ad­mi­nis­tra­ção e Mar­ke­ting, co­nhe­ci­men­to so­bre mí­di­as di­gi­tais e até de vi­nhos.

An­tes de as­si­nar a ma­trí­cu­la, o alu­no de­ve pes­qui­sar o his­tó­ri­co da ins­ti­tui­ção, a re­cep­ti­vi­da­de do mer­ca­do e bus­car se in­for­mar com qu­em já fez o cur­so. “Ver se as pes­so­as con­se­gui­ram co­lo­ca­ção no mer­ca­do, se va­leu a pe­na e se o que foi ofer­ta­do foi cum­pri­do”, re­co­men­da o pro­fes­sor de Ad­mi­nis­tra­ção e Ges­tão de Pes­so­as do Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio de Ma­rin­gá (Ce­su­mar), Lu­ci­a­no Pe­rei­ra. Ou­tra di­ca é che­car o his­tó­ri­co dos do­cen­tes que mi­nis­tra­rão o cur­so, já que po­de ha­ver in­fluên- cia na for­ma co­mo as dis­ci­pli­nas se­rão con­du­zi­das.

Agre­gar um cur­so de es­pe­ci­a­li­za­ção no cur­rí­cu­lo sem­pre con­tri­bui pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to pes­so­al e pro­fis­si­o­nal, au­men­tan­do as chan­ces de cres­ci­men­to na em­pre­sa. Mas Pe­rei­ra res­sal­va de que na­da adi­an­ta acu­mu­lar cer­ti­fi­ca­dos, sem que os co­nhe­ci­men­tos ad­qui­ri­dos em sa­la de au­la se­jam apli­ca­dos no dia a dia. “Es­ta­mos vi­ven­do a épo­ca da me­ri­to­cra­cia, e não mais o tem­po em que as em­pre­sas pro­mo­vi­am que era mais an­ti­go no car­go. Ho­je, é por mé­ri­to”, pon­tu­a­o­es­pe­ci­a­lis­ta.

O sa­lá­rio de um pro­fis­si­o­nal com pós-gra­du­a­ção é, em mé­dia, 30% mai­or que o de um tra­ba­lha­dor sem a es­pe­ci­a­li­za­ção.

Pe­rei­ra su­ge­re que o pro­fis­si­o­nal saia direto da gra­du­a­ção pa­ra a pós. “Por mais des­gas­tan­te que se­ja ela de­ve emen­dar o cur­so por­que o or­ga­nis­mo es­tá no rit­mo do apren­di­za­do e da ab­sor­ção de in­for­ma­ção.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.