Au­las re­co­me­çam com gre­ve já con­fir­ma­da

Pro­fes­so­res co­bram ne­go­ci­a­ção pa­ra re­po­si­ção sa­la­ri­al e es­ta­be­le­ci­men­to da ho­ra-ati­vi­da­de; pa­ra­li­sa­ção es­tá agen­da­da pa­ra o dia 13 de mar­ço Ati­vi­da­des

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Leonardo Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com As au­las na re­de es­ta­du­al de en­si­no re­co­me­çam ho­je - e já com uma gre­ve mar­ca­da. O anún­cio foi fei­to pe­lo Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res em Edu­ca­ção Pú­bli­ca do Pa­ra­ná (APPSin­di­ca­to) e ca­so não ha­ja acor­do com o go­ver­no, os pro­fes­so­res e de­mais ser­vi­do­res do seg­men­to no Es­ta­do pa­ram no dia 13 de mar­ço.

De acor­do com a en­ti­da­de, os tra­ba­lha­do­res en­fren­tam vá­ri­os pro­ble­mas, en­tre eles a de­fa­sa­gem sa­la­ri­al. “O nos­so sa­lá­rio es­tá mais bai­xo que o pi­so na­ci­o­nal, e até ago­ra não hou­ve acor­do. A gen­te não tem re­tor­no por par­te dos re­pre­sen­tan­tes. Per­cor­re­mos vá­ri­as es­co­las e a ade­são ao mo­vi­men­to se­rá gran­de”, dis­se a pre­si­den­te da APP-Sin­di­ca­to da re­gião de Ma­rin­gá, Vil­ma Garcia.

As vi­si­tas ocor­re­ram na se­ma­na pas­sa­da, du­ran­te as ati­vi­da­des pe­da­gó­gi­cas pro­mo­vi­das pe­la Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção. “Exis­tem tam­bém ou­tros pro­ble­mas, co­mo a fal­ta de um pla­no de car­rei­ra e da ho­ra-ati­vi­da­de. Ou­tra dis­cus­são que ti­ve­mos com os pro­fes­so­res foi da par­te estrutural, que em al­gu­mas es­co­las dei­xa a de­se­jar”, co­men­tou o di­re­tor do sin­di­ca­to, Luiz Car­los dos Santos.

A as­ses­so­ria de im­pren­sa da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção foi pro­cu­ra­da pe­la re­por­ta­gem pa­ra co­men­tar o in­di­ca­ti­vo de gre­ve, mas não re­tor­nou até as 17h30, pra­zo com­bi­na­do pa­ra a res­pos­ta. De acor­do com a che­fe do Nú­cleo de Re­gi­o­nal de Edu­ca­ção (NRE) de Ma­rin­gá, pro­fes­so­ra Maria Inês Tei­xei­ra Bar­bo­sa, uma ex­pec­ta­ti­va pa­ra es­te ano é de que os pais par­ti­ci­pem mais das ati­vi­da­des es­co­la­res.

“É mui­to im­por­tan­te ter­mos o apoio dos pais. A par­ti­ci­pa­ção de­les na vi­da es­co­lar dos fi­lhos traz be­ne­fí­ci­os pa­ra to­dos. É co­mum ou­vir­mos re­la­tos de reu­niões que con­tam com uma par­ti­ci­pa­ção bai­xa por par­te de­les”, co­men­tou.

Se­gun­do ela, os pro­fes­so­res re­ce­be­ram as úl­ti­mas ori­en­ta­ções du­ran­te a Se­ma­na Pe­da­gó­gi­ca - pro­mo­vi­da no iní­cio des­te mês. “Par­ti­ci­pa­mos de vá­ri­as reu­niões em to­das as es­co­las da re­de e apre­sen­ta­mos al­gu­mas no­vi­da­des e re­co­men­da­ções”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.