Chu­vas do mês su­pe­ram mé­dia

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ivy Val­sec­chi

ivy­val­sec­chi@odi­a­rio.com Os 182 mm de chu­va que caí­ram em Ma­rin­gá des­de o co­me­ço do mês até a tar­de de on­tem já su­pe­ram a mé­dia his­tó­ri­ca pa­ra fe­ve­rei­ro, se­gun­do o Instituto Tec­no­ló­gi­co Si­me­par. De acor­do com a me­te­o­ro­lo­gis­ta Shei­la Rad­mann da Paz Ri­vas, o fe­ve­rei­ro mais chu­vo­so foi o de 2009, com 215 mm.

Ain­da se­gun­do Shei­la, nes­ta épo­ca do ano há um gran­de flu­xo de umi­da­de e ca­lor vin­dos da re­gião da Amazô­nia pa­ra o Sul e Su­des­te do País, o que in­flu­en­cia a for­ma­ção de chu­vas no Pa­ra­ná. “Além dis­so, is­so es­tá ocor­ren­do de for­ma cons­tan­te. Nor­mal­men­te já é ca­lor, mas a umi­da­de cos­tu­ma ser mai­or à tar­de, sen­do que ago­ra es­tá ele­va­da em to­dos os pe­río­dos.” De acor­do com o Si­me­par, as chu­vas de­vem pros­se­guir até a pró­xi­ma se­gun­da-fei­ra.

De acor­do com o di­re­tor mu­ni­ci­pal de Ser­vi­ços Pú­bli­cos, Gil­son da Sil­va, 16 ár­vo­res caí­ram es­te mês. Na ter­ça-fei­ra hou­ve uma ocor­rên­cia no Jar­dim Itai­pu e ou­tra na Pra­ça Ro­cha Pom­bo. On­tem uma ár­vo­re caiu na Rua Vi­cen­te Ce­les­ti­no, no Con­jun­to Ci­da­de Al­ta, e ou­tra no pas­seio do Par­que do In­gá. Ain­da on­tem, um ca­mi­nhão foi atin­gi­do por uma ár­vo­re na Rua Ca­tu­lo Ce­a­ren­se, na Zo­na 5. Se­gun­do Sil­va, a si­tu­a­ção já foi nor­ma­li­za­da.

So­ja

A co­lhei­ta de so­ja, que co­me­çou no fi­nal de ja­nei­ro nas re­giões nor­te e no­ro­es­te, ain­da não de­ve ser pre­ju­di­ca­da. Se­gun­do o ge­ren­te de pro­du­ção agrí­co­la da Co­ca­mar, Le­an­dro Ce­zar Tei­xei­ra, mui­tos di­as se­gui­dos de chu­va po­dem di­fi­cul­tar o ma­ne­jo, prin­ci­pal­men­te no con­tro­le de pra­gas. Por ou­tro la­do, o tem­po per­mi­te que em áre­as em fa­se de en­chi­men­to de grãos a pro­du­ti­vi­da­de atin­ja po­ten­ci­al má­xi­mo. “Ain­da po­de­mos afir­mar que es­tas chu­vas são po­si­ti­vas. Além dis­so, a água man­tém a re­ser­va hí­dri­ca do so­lo ele­va­da, o que se­rá fa­vo­rá­vel pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do mi­lho se­gun­da sa­fra e tri­go. Na re­gião de Ma­rin­gá, na fa­se atu­al, vá­ri­os di­as se­gui­dos de chu­va aca­bam atra­pa­lhan­do o rit­mo da co­lhei­ta. O que va­mos ver, quan­do o tem­po per­mi­tir, se­rá um gran­de vo­lu­me de co­lhei­ta ao mes­mo tem­po”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.