Ve­re­a­dor cri­ti­ca leis so­bre al­va­rás

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com O ve­re­a­dor te­nen­te Ed­son Luiz (PMN), re­la­tor da Co­mis­são de Es­tu­dos so­bre Se­gu­ran­ça - ins­ta­la­da ofi­ci­al­men­te na tar­de de on­tem na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal - afir­mou que exis­tem “ab­sur­dos” nas qua­tro leis com­ple­men­ta­res que re­gu­la­men­tam a con­ces­são de al­va­rás em Ma­rin­gá.

“O que mais me pre­o­cu­pa é a ques­tão dos al­va­rás pro­vi­só­ri­os. Te­mos que es­ta­be­le­cer cri­té­ri­os pa­ra que o pro­vi­só­rio não se tor­ne per­ma­nen­te ”, dis­se. A lei pre­vê que o al­va­rá pro­vi­só­rio po­de ser con­ce­di­do por até 120 di­as. No en­tan­to, o ve­re­a­dor que­si­to­na o fa­to de não ha­ver uma es­pe­ci­fi­ca­ção do que tem que ser fei­to após es­te pra­zo.

“Não se de­ter­mi­na, por exem­plo, se o es­ta­be­le­ci­men­to de­ve ser em­bar­ga­do após o pra­zo ex­pi­ra­do, se as con­di­ções es­ta­be­le­ci­das não fo­rem cum­pri­das.” O ve­re­a­dor dis­se ter re­ce­bi­do de­nún­ci­as de que há es­ta­be­le­ci­men­tos em Ma­rin­gá que fun­ci­o­nam com o al­va­rá pro­vi­só­rio há mais de 120 di­as e que es­tas si­tu­a­ções de­vem ser ve­ri­fi­ca­das pe­la co­mis­são.

Du­ran­te reu­nião on­tem, os ve­re­a­do­res tam­bém afir­ma­ram que vão ve­ri­fi­car as con­di­ções in­ter­nas da se­de do Le­gis­la­ti­vo. “Pre­ci­sa­mos de uma ava­li­a­ção téc­ni­ca, mas se­gun­do re­la­tos dos fun­ci­o­ná­ri­os a Câ­ma­ra não tem saí­das de emer­gên­cia e apre­sen­ta pro­ble­mas de aces­si­bi­li­da­de”, dis­se o pre­si­den­te, Ulis­ses Maia (PP).

Du­ran­te a reu­nião, o pre­si­den­te da no­va co­mis­são, Lu­ci­a­no Bri­to (PSB), abriu pra­zo até 1º de mar­ço pa­ra os ve­re­a­do­res e pa­ra a co­mu­ni­da­de apre­sen­ta­rem su­ges­tões pa­ra me­lho­rar a le­gis­la­ção mu­ni­ci­pal so­bre o te­ma. Ain­da on­tem, o pre­si­den­te do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça de Ma­rin­gá, Antônio Ta­deu Rodrigues, su­ge­riu que os ve­re­a­do­res se aten­tem a lo­cais pro­ble­má­ti­cos. “Exis­te um pos­to com mais de 300 re­gis­tros de pro­ble­mas que con­ti­nua fun­ci­o­nan­do”, cri­ti­cou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.