Tra­ba­lha­do­res de­pre­dam can­tei­ro de obras de usi­na em Co­lí­der

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com Ope­rá­ri­os que tra­ba­lham na cons­tru­ção da usi­na hi­dre­lé­tri­ca de Co­lí­der, no nor­te de Ma­to Gros­so, de­pre­da­ram veí­cu­los e ins­ta­la­ções do can­tei­ro de obras na noi­te de se­gun­da-fei­ra.

Os tra­ba­lha­do­res ate­a­ram fo­go em 16 ôni­bus, em um alo­ja­men­to e em um re­fei­tó­rio. Eles tam­bém ex­plo­di­ram um cai­xa ele­trô­ni­co con­ten­do cer­ca de R$ 500 mil.

Du­ran­te a ação, os ope­rá­ri­os ren­de­ram vi­gi­lan­tes e che­ga­ram a usar di­na­mi­te do can­tei­ro de obras pa­ra ex­plo­dir o cai­xa ele­trô­ni­co. Não há re­gis­tro de fe­ri­dos.

A Po­lí­cia Ci­vil de No­va Ca­naã do Nor­te abriu inqué­ri­to pa­ra ave­ri­guar qu­em par­ti­ci­pou da de­pre­da­ção.

Três pes­so­as fo­ram pre­sas em fla­gran­te sob sus­pei­ta de en­vol­vi­men­to no rou­bo ao cai­xa ele­trô­ni­co. Du­as de­las es­ta­vam com R$ 40 mil em di­nhei­ro e o ter­cei­ro di­ri­gia um ca­mi­nhão da em­pre­sa em que os três se des­lo­ca­vam.

A usi­na hi­dre­lé­tri­ca de Co­lí­der es­tá lo­ca­li­za­da no lei­to do rio Te­les Pires, a cer­ca de 700 km de Cui­a­bá. O em­pre­en­di­men­to abran­ge qua­tro mu­ni­cí­pi­os da re­gião (No­va Ca­naã do Nor­te, Itaú­ba, Co­lí­der e Cláu­dia).

Em ba­lan­ço di­vul­ga­do no fi­nal de 2012, a Co­pel (res­pon­sá­vel pe­la obra) di­vul­gou que 2,6 mil ope­rá­ri­os tra­ba­lha­vam no can­tei­ro e que me­ta­de das obras es­ta­va con­cluí­da.

Se­gun­do a po­lí­cia, os tra­ba­lha­do­res re­la­ta­ram que se re­be­la­ram por­que a em­pre­sa não pa­ga­ria in­te­gral­men­te o tra­ba­lho re­a­li­za­do du­ran­te o fe­ri­a­do de car­na­val.

Na ter­ça-fei­ra, após ne­go­ci­a­ção com a Po­lí­cia Mi­li­tar (PM), os tra­ba­lha­do­res acei­ta­ram dei­xar o ter­re­no da usi­na.

De acor­do com a Po­lí­cia Ci­vil, a Co­pel ce­deu os ôni­bus pa­ra o trans­por­te dos fun­ci­o­ná­ri­os, mas não for­ne­ceu ali­men­ta­ção ou alo­ja­men­tos.

Os tra­ba­lha­do­res fo­ram le­va­dos pa­ra es­pa­ços ce­di­dos pe­la pre­fei­tu­ra de Co­lí­der.

Ain­da se­gun­do a Po­lí­cia Ci­vil, re­pre­sen­tan­tes do sin­di­ca­to da ca­te­go­ria em Cui­a­bá es­tão a ca­mi­nho de Co­lí­der pa­ra aju­dar nas ne­go­ci­a­ções en­tre os tra­ba­lha­do­res e a em­pre­sa.

Em no­ta ofi­ci­al, a Co­pel la­men­tou o epi­só­dio e afir­mou que to­ma­rá me­di­das ad­mi­nis­tra­ti­vas e le­gais. Afir­mou ain­da que es­tá “ri­go­ro­sa­men­te em dia com os for­ne­ce­do­res da cons­tru­ção da usi­na”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.