Sam­ba na Pra­ça e de­bai­xo de chu­va

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ariá­diny Ri­nal­di

ari­a­diny@odi­a­rio.com A fes­ta não aca­bou pa­ra os fo­liões que pu­la­ram, can­ta­ram e co­me­mo­ra­ram o car­na­val mes­mo com o o tem­po ins­tá­vel na ci­da­de. Es­te ano, o Sam­ba na Pra­ça, pro­je­to re­a­li­za­do pe­la Se­cre­ta­ria de Cul­tu­ra, que se tor­nou uma das pou­cas op­ções de car­na­val de Ma­rin­gá, su­pe­rou as ex­pec­ta­ti­vas – do se­cre­tá­rio Jo­vi Bar­bo­za. “Não can­ce­la­mos ne­nhum dos oi­to bai­les. Mes­mo com chu­va, a par­ti­ci­pa­ção do po­vo foi um su­ces­so”, dis­se com um sor­ri­so na voz. Bar­bo­za diz que a Se­cre­ta­ria ain­da não tem, ofi­ci­al­men­te, os nú­me- ros do Car­na­val, mas ele con­si­de­ra que o Jar­dim Uni­ver­so e o dis­tri­to de Igua­te­mi fo­ram os lo­cais em que a po­pu­la­ção mais com­pa­re­ceu à fes­ta mu­ni­ci­pal.

Lo­go no pri­mei­ro dia da pro­gra­ma­ção, no sá­ba­do, o tem­po­ral fez com que a fes­ta no Borba Ga­to ter­mi­nas­se mais ce­do do que o pla­ne­ja­do. Na ter­ça-fei­ra, a chu­va que caiu no iní­cio da noi­te, no Con­jun­to Ma­drid e no Herm­man Mo­ra­es de Bar­ros, fez com que os shows fi­cas­sem sus­pen­sos por mais de uma ho­ra. “As ban­das ti­ve­ram de es­pe­rar por­que a água co­me­çou a mo­lhar os ins­tru­men­tos e eles cor­ri­am ris­co de le­var cho­que. Re­co­me­ça­ram por vol­ta das 21h”, con­ta o se­cre­tá­rio, que tam­bém acom­pa­nhou de per­to a fo­lia no Con­jun­to Ney Bra­ga.

Mui­tas cri­an­ças fo­ram pa­ra o baile fan­ta­si­a­das. “As mães en­fei­ta­ram os fi­lhos, prin­ci­pal­men­te de Su­per-ho­mem e de bai­la­ri­na. Vá­ri­as pes­so­as en­tra­ram no cli­ma e usa­ram ade­re­ços co­mo más­ca­ras e ar­qui­nhos”, de­ta­lhou.

A pro­gra­ma­ção do Sam­ba na Pra­ça tam­bém le­vou a ani­ma­ção das ban­das ma­rin­ga­en­ses Lo­bex e Fat­to Ra­ro pa­ra o Con­jun­to Cham­pag­nat e dis­tri­to de Flo­ri­a­no. Se não fos­se a chu­va, acre­di­ta Bar­bo­za, o car­na­val de rua po­de­ria ter ul­tra­pas­sa­do a ex­pec­ta­ti­va de pú­bli­co. “Tal­vez, ti­vés­se­mos su­per­lo­ta­ção. Fo­ra es­se in­for­tú­nio, as pes­so­as se di­ver­ti­ram mui­to e a ani­ma­ção não ces­sou.”

Pas­sa­do o Car­na­val, o as­sun­to que en­tra em pau­ta na Se­cre­ta­ria de Cul­tu­ra, ago­ra, é o even­to de co­me­mo­ra­ção dos 66 anos de Ma­rin­gá. “Va­mos es­co­lher o te­ma e or­ga­ni­zar uma fes­ta bem bo­ni­ta”, pro­me­teu o se­cre­tá­rio.

(

André Renato/se­com

Jo­vi Bar­bo­sa, no pal­co da fes­ta: “Mes­mo com chu­va, foi um su­ces­so”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.