Pas­so a pas­so do des­fi­le

Bei­ja-flor fi­ca com a se­gun­da po­si­ção, en­quan­to a Uni­dos da Ti­ju­ca fe­cha em ter­cei­ro; a Ino­cen­tes de Bel­ford Ro­xo foi re­bai­xa­da pa­ra a Sé­rie A

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

A cam­peã do des­fi­le das es­co­las de sam­ba ca­ri­o­ca de 2013 é a Vi­la Isa­bel. A agre­mi­a­ção ter­mi­nou o apu­ra­ção com 299,7 pon­tos, aci­ma da Bei­ja-Flor, que te­ve 299,4, e fi­cou em se­gun­do lu­gar. Na ter­cei­ra po­si­ção fi­cou a Uni­dos da Ti­ju­ca, com 299,2 pon­tos. Fo­ram ava­li­a­dos dez que­si­tos: har­mo­nia, con­jun­to, mes­tre-sa­la e por­ta-ban­dei­ra, en­re­do, co­mis­são de fren­te, ale­go­ria e ade­re­ços, ba­te­ria, sam­ba-en­re­do, fan­ta­sia e evo­lu­ção, sen­do que o úl­ti­mo era o prin­ci­pal cri­té­rio de de­sem­pa­te em ca­so de du­as es­co­las ter­mi­na­rem com a mes­ma pon­tu­a­ção.

Com o te­ma en­re­do “A Vi­la can­ta o Bra­sil, ce­lei­ro do mun­do – água no fei­jão que che­gou mais um”, a agre­mi­a­ção bus­cou en­tre­ter os fo­liões com uma fes­ta no es­ti­lo ar­rai­al, mos­tran­do a vi­da du­ra das la­vou­ras e a prosa e po­e­sia das can­to­ri­as tí­pi­cas.

A es­co­la le­vou pa­ra a ave­ni­da 3.800 com­po­nen­tes e 7 car­ros ale­gó­ri­cos di­vi­di­dos em 33 alas. A rai­nha da ba­te­ria foi Sabrina Sa­to. O pu­xa­dor do sam­ba foi Tin­ga. A es­co­la é se­di­a­da no bair­ro de Vi­la Isa­bel. Em 2012, a es­co­la con­quis­tou o ter­cei­ro lu­gar com o sam­ba “Vo­cê Sam­ba Lá… Que Eu Sam­bo Cá. O Can­to Li­vre de An­go­la!”.

A vi­ce-cam­peã, Bei­ja-Flor, le­vou pa­ra a ave­ni­da o en­re­do “Ami­go Fi­el, do ca­va­lo do ama­nhe­cer ao Mangalarga Mar­cha­dor”.

A Ino­cen­tes de Bel­ford Ro­xo, com 291,1, fi­cou em úl­ti­mo lu­gar en­tre as es­co­las da sé­rie Es­pe­ci­al e foi re­bai­xa­da pa­ra a Sé­rie A. Vi­la Isa­bel, Bei­ja-Flor, Uni­dos da Ti­ju­ca, Im­pe­ra­triz, Sal­guei­ro e Gran­de Rio vol­tam no sá­ba­do, no Des­fi­le das Cam­peãs. A Uni­dos de Vi­la Isa­bel, úl­ti­ma es­co­la a des­fi­lar pe­lo Gru­po Es­pe­ci­al do car­na­val do Rio, na se­gun­da-fei­ra, fez um des­fi­le sim­ples e bo­ni­to, ao can­tar o Bra­sil, ce­lei­ro do mun­do – “Água no fei­jão que che­gou mais um”. Den­tre os des­ta­ques da Vi­la Isa­bel, o ter­cei­ro ca­sal de por­ta­ban­dei­ra era for­ma­do por Jack­son e Dan­da­ra, ne­ta de Mar­ti­nho da Vi­la, um dos com­po­si­to­res da Vi­la e que tam­bém es­te­ve pre­sen­te. Qu­em tam­bém atraiu a aten­ção do pú­bli­co foi a apre­sen­ta­do­ra Sabrina Sa­to, da Band, rai­nha de ba­te­ria. O des­fi­le da es­co­la du­rou 1h e 21 mi­nu­tos e os in­te­gran­tes dei­xa­ram a Sa­pu­caí sob gri­tos da pla­teia de “é cam­peã!”

Ve­ja os des­ta­ques do des­fi­le:

A co­mis­são de fren­te traz cai­xo­tes, sim­bo­li­zan­do aque­les usa­dos pa­ra trans­por­tar fru­tas e ver­du­ras do cam­po pa­ra os es­ta­be­le­ci­men­tos on­de são ven­di­dos, na­ci­da­de.

04h39:

O pri­mei­ro ca­sal de mes­tre-sa­la e por­ta-ban­dei­ra es­tá ca­rac­te­ri­za­do co­mo plan­ta­ção de mi­lho e es­pan­ta­lho, e a ala se­guin­te re­pre­sen­ta o ga­lo, que anun­cia o rai­ar­do­dia.

04h53:

“Ô muié, o cum­pa­di che­gou/ Pu­xa o ban­co e vem pro­se­ar/ Bo­ta água no fei­jão já tem le­nha no fo­gão/Fa­zum­bo­lo­de­fu­bá”.

05h12:

Or­ga­ni­za­da e ri­ca, a Vi­la é uma das pou­cas es­co­las ca­pa­zes de­ti­ra­ro­tí­tu­lo­daBei­ja-Flor.

05h25:

05h28:

Fan­ta­si­a­da de es­pan­ta­lho, a ba­te­ria dos mes­tres Pau­li­nho eWal­la­nen­tra­no­re­cuo.Arai­nhaéa apre­sen­ta­do­raSa­bri­naSa­to.

05h44:

A Vi­la faz um des­fi­le bo­ni­to, po­rém mui­to me­nos sun­tu­o­so e com ale­go­ri­as me­nos bem aca­ba­das do que as da Bei­ja-Flor. O sam­ba em­pol­ga e a es­co­la não co­me­teu er­ros até ago­ra, mas fi­ca atrás­da­es­co­la­deNi­ló­po­li­sem­fan­ta­si­a­se­a­le­go­ri­as.

A Vi­la Isa­bel con­cluiu seu des­fi­le e en­cer­rou as apre­sen­ta­ções das es­co­las de sam­ba da eli­te do Rio. A es­co­la não te­ve pro­ble­mas e foi aplau­di­da com gri­tos de “cam­peã” pe­la pla­teia, mas não apre­sen­tou­a­mes­ma­qua­li­da­de­da Bei­ja-Flo­re­ma­le­go­ri­a­se­fan­ta­si­as.

06h18:

Wil­ton Ju­ni­or/ae

Sabrina Sa­to à fren­te da ba­te­ria da Vi­la Isa­bel: fes­ta no es­ti­lo ar­rai­al, mos­tran­do a vi­da du­ra das la­vou­ras, en­can­tou o pú­bli­co e os ju­ra­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.